quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para fazer um supermercado saudável e magrinho

1 Na hora de fazer a lista anote apenas o que for essencial, sem incluir itens, muitas vezes, dispensáveis para o seu consumo e que podem comprometer uma refeição leve e nutritiva.




2 Evite fazer compras com fome! Assim você acaba colocando no carrinho guloseimas e outros petiscos nem sempre saudáveis.



3 Tem filhos pequenos? Procure não levá-los com você. Os supermercados geralmente colocam as iguarias, nada magras, próximas aos olhos dos pequenos e, se você mantém o hábito de dar tudo o que eles querem, será difícil não adquirir tais alimentos.



4 Opte sempre por sucos de fruta de caixinha na versão light e fuja dos refrigerantes, mesmo os sem açúcar, já que o consumo freqüente pode comprometer a saúde dos seus ossos a longo prazo, além de não nutrir.



5 Se é chocólatra, compre apenas pequenas porções (preferencialmente do chocolate meio amargo ou com castanhas). Quando bater aquela vontade de comer, você não terá à mão uma barra inteira para consumir. Um pedaço será suficiente para saciar a vontade de comer doce.



6 Fique longe das bolachas recheadas, especialmente as que contêm gordura trans (ela aumenta o colesterol "ruim" e diminui o "bom", além de contribuir para o crescimento dos famosos "pneuzinhos"). Dê preferência aos cookies integrais com castanhas e bolachas simples, sem recheio.



7 Compre alimentos em pequenas quantidades para que não seja induzida a comer mais do que o necessário, especialmente se faz a maioria das refeições fora de casa.



8 Setor de frutas e verduras: faça deste o seu espaço preferido e abuse das inúmeras opções que irão garantir uma dieta benéfica e balanceada. Se puder, escolha os orgânicos que, além de oferecerem mais nutrientes, são livres de agrotóxicos (agentes químicos).



9 Dispense molhos gordurosos e engordativos. O ideal é ficar no "básico": limão, azeite extravirgem, ervas desidratadas (orégano, manjericão, pimenta). Você poupa calorias e ganha saúde.



10 Para o café da manhã vá direto à prateleira dos integrais (pães, bolachas e cereais) e lembre-se dos queijos brancos, cottage ou coalhada light. Na versão leve, as geléias também são ótimas escolhas, assim como os iogurtes desnatados.
Observe e compare os rótulos das embalagens para saber o teor de gorduras e o valor calórico do alimento que irá consumir
                                                  
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!