terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como nos sentimos quando saímos fora da dieta!


Desmoralizar




Definição retirada do dicionário Michaelis: tornar-se imoral; corromper-se, perverter-se. Fazer perder a coragem ou a confiança, desanimar. Tirar o bom nome de, desmerecer. Fazer perder a força moral, desautorizar, descreditar. Perder a reputação, aviltar-se.



A definição acima descreve bem um estado que conhecemos relacionado a nossa dieta ou à qualquer proposta de mudar hábitos.



Nossa principal exigência quando traçamos metas e objetivos é a obtenção do sucesso e que costuma ser proporcional a nosso grau de sacrifício. Quanto mais esforço melhor deve ser a recompensa. No que diz respeito à dietas e deixar de comer alguma coisa, isso mexe com nosso instinto de preservação e também com nossa relação carinho-comida.



Já sentiu-se desmoralizado por si mesmo?



Nosso processo de desmoralização começa mais ou menos assim:



- Vou fazer tudo direitinho, não sairei da dieta, não comerei nenhum doce ...



Na segunda-feira fez tudo ótimo, na terça-feira pela manhã também: frutas, pão integral, leite desnatado, geleia diet. No almoço : salada, vegetais refogados, um pedaço de carne, arroz, feijão, tudo bem equilibrado.



Mas... no domingo nossa tia havia nos dado um pedaço de pudim que ficou esquecido na geladeira, mas foi bem lembrado na terça após o almoço... comerei apenas um pedacinho...



À tarde na hora do lanche alguém te oferece um bombom que gentilmente aceita e para não fazer feio come!



Ao chegar em casa sente um cheirinho de pão de queijo maravilhoso e como não consegue resistir - come dois. No jantar serve-se normalmente de tudo um pouco, bebe suco de laranja à vontade.



Esta noite ao deitar qual o sentimento que fica? Como está se sentindo a respeito do seu projeto?



Nesse caso temos 3 escolhas para o dia seguinte:



1. Fazer uma super dieta deixando para trás todo o carboidrato e comendo apenas sopinha de legumes e frutas achando que apenas com muito sacrifício é que conseguirá recuperar o tempo perdido.



2. Esquecer que havia começado algum dia alguma dieta e ficar livre para comer e livre para não ficar contente com seu corpo;



3. Recomeçar no dia seguinte desde o café da manhã como no primeiro dia da dieta; sabendo que apesar de ter saído fora, lembrar-se que este não foi o único deslize e que tem direito de continuar buscando o que deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!