terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dermatite seborrêica ou Caspa


O que é dermatite seborrêica?




Dermatite seborrêica é uma alteração de pele que causa descamação. A descamação ocorre mais frequentemente no couro cabeludo, na face, e atrás das orelhas. Algumas vezes, podem formar-se camadas espessas de escamas.



Como ocorre?



Não há uma causa específica. Pode ocorrer quando o corpo passa por modificações hormonais, ou quando há um aumento da quantidade de um determinado tipo de fungo na pele. As pessoas que são portadoras de doença de Parkinson ou epilepsia têm uma chance maior de apresentar caspa. Algumas pessoas com dermatite seborréica não possuem uma quantidade adequada de vitamina B em suas dietas.



Quais são os sintomas?



Os sintomas podem ser leves ou muito acentuados. A manifestação que corre com maior freqüência é descamação de couro cabeludo, ou acúmulo de escamas atrás das orelhas. Muitas vezes a pele do centro da testa, as sobrancelhas e pálpebras e a região lateral do nariz também são acometidas, tornando-se vermelha, podendo ocorrer descamação nestas áreas. Nas pálpebras, na base dos cílios, as escamas podem ser de difícil remoção.



Como é diagnosticada?



O seu médico, ao exame, irá procurar os sinais e sintomas característicos desta doença. Exames laboratoriais usualmente não são necessários.



Como é tratada?



O tratamento depende de onde a caspa se localiza, e qual a sua gravidade. Se a caspa é em seu couro cabeludo apenas, shampoo anti-caspa pode ser suficiente para seu tratamento. Deixe o shampoo por 5-10 minutos em seu cabelo antes de enxaguá-lo. Caso esteja presente descamação na face, aplique uma pequena quantidade da espuma do shampoo nesta região, também deixando agir alguns minutos. Pode ser necessário o uso diário do shampoo anticaspa. Cremes ou loções contendo corticóides podem ser usados em casos mais graves de caspa de couro cabeludo. O seu dermatologista poderá prescrever ainda um shampoo contendo antifúngico, se os outros shampoos não estiverem sendo suficientes.



O tratamento do couro cabeludo com shampoos pode ajudar a tratar a seborréia em outros locais do corpo, como na testa e nas sobrancelhas. Cremes com corticóides de baixa potência podem ser utilizados na face para tratar a vermelhidão e a descamação. A caspa ou seborréia é um problema que pode durar meses ou anos. O objetivo do tratamento é o controle dos sintomas, que podem não desaparecer completamente, ou apresentar períodos de piora e melhora. Normalmente, os meses de inverno a caspa tende a apresentar alguma piora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!