sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Conheça as Leis da Alimentação!


Você sabia que a alimentação é regida por 4 leis?




As Leis da Alimentação foram definidas por Pedro Escudeiro em 1937, e ainda hoje, são consideradas como a base de uma alimentação saudável para qualquer indivíduo. Entenda o porquê.



1. Lei da Quantidade – A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições na alimentação, pois podem prejudicar o seu organismo. Cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.



2. Lei da Qualidade – O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo que é uma unidade indivisível todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. Quanto mais coloridas forem as suas refeições, mais diversidade de nutrientes você estará ingerindo.



3. Lei da Harmonia – A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo aproveita corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim, é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto. Por exemplo: A relação entre a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras.







4. Lei da Adequação – A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. O estado fisiológico (gestação, lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições sócio-econômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que ele se encontra.



Portanto a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e a quem se destina.



O nutricionista é o profissional apto a aplicar estas leis em sua vida, respeitando a sua realidade!

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!