Quando a intenção é emagrecer rapidinho, muita gente pensa logo em tomar shake. É comum também lançar mão da bebida quando a perda de peso desacelera ou a balança emperra de vez. Uma das fãs dessa estratégia é a nutróloga e médica ortomolecular Sylvana Braga, do Rio de Janeiro, autora do livro recém-lançado Dieta ortomolecular - o segredo de rejuvenescer em total harmonia (Editora Novo Século).
"Os shakes realmente ajudam a afinar, especialmente os elaborados com substâncias como garcínia camboja, glucomanan e goma guar". A saber: o primeiro reduz a vontade de comer doces e massas, o segundo inibe a fome e o terceiro prolonga a sensação de saciedade e dá uma forcinha ao intestino.
A melhor hora
Segundo Sylvana Braga, o jantar é o momento ideal para usar o shake. Afinal, à noite a refeição sempre deve ser mais leve e você não vai precisar de tanta energia, já que vai dormir. "Partindo desse raciocínio, o almoço não deve ser substituído pela vitamina. Nessa hora você deve investir em alimentos sólidos e com mais carboidratos para garantir a formação do bolo fecal, que é essencial para a eliminação das toxinas e o emagrecimento", completa a médica, que afirma que seguindo uma dieta equilibrada associada a shakes é possível perder até quatro quilos por mês.
E uma dica: para evitar que a barriga ronque depois do shake, antes, sirva-se de uma farta salada de folhas verdes variadas, champignon, palmito, rabanete, tomate e pepino temperada com limão e sal. E dá-lhe água, muita água, para que ela se junte às fibras das verduras ocupando um bom espaço no seu estômago. Só não vale comer a entrada, tomar um copão da bebida e ainda continuar comendo. Assim, são grandes as chances de você engordar, já que o shake não é tão magrinho assim.
Ao gosto do freguês
Se você acha que shake tem gosto de remédio ou de "comida de dieta", está enganada. Há alguns anos as empresas investiram em novos sabores e novas possibilidades de misturas, que vão além do leite de vaca e podem ser feitas com leite de soja, água e até suco de fruta .
Nessa repaginada, os produtos também ganharam no quesito equilíbrio nutricional. Ou seja, passaram a ser elaborados com quantidades balanceadas de carboidrato, proteína, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Alguns trazem benefícios adicionais, como colágeno, para dar uma forcinha no combate à flacidez; redução de carboidrato, para quem quer maneirar na ingestão do macronutriente, principalmente à noite; mais cremosidade; são livres de lactose; acréscimo de cálcio e fibras especiais para o intestino funcionar como um reloginho.
Pena que ainda não inventaram nada para driblar o desejo de mastigar, que está diretamente relacionado à satisfação e ao prazer sensorial de sentir a textura do alimento. Mas, do jeito que a tecnologia vai, isso pode ser só uma questão de tempo.
Pegue leve no consumo
Mesmo na ânsia de secar "pra ontem", jamais extrapole e substitua duas ou mais refeições diárias por shake, especialmente durante dois dias seguidos. Caso contrário, você pode ter deficiência de vitaminas e minerais e sentir-se apática e cansada, ficar com o raciocínio lento, os reflexos comprometidos e baixa imunidade, entre outros problemas. "Esse tipo de bebida deve ser usado como coadjuvante para momentos especiais. Por exemplo, quando a correria do escritório não permite que você pare para comer algo saudável ou para evitar o fast-food", diz o nutricionista André Parize, de São Paulo. Ele completa: "Quando o emagrecimento acontece de maneira brusca, normalmente a maior parte do peso perdido é de água e massa muscular. Além do risco de ficar flácida, você recupera tudo de novo quando retomar as refeições sólidas".
Mais do que afinar...
Os shakes trazem outros benefícios. Confira quais são eles nas receitas criadas pela nutróloga Sylvana Braga. Cada uma soma cerca de 250 calorias. Para isso você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar.
Para desintoxicar
Experimente depois de uma orgia gastronômica, como um churrasco, uma festa infantil ou almoço de domingo em família
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de leite desnatado
● 2 folhas de hortelã
● 1 maçã verde média
● 2 col. (chá) de farinha de aveia
Segura a TPM
Rica em selênio, a receita dá pique e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de leite de soja light
● 2 castanhas-do-pará
● 1 pêssego em calda light
● 1 col. (café) de mel
Pele jovem
A dupla cenoura e mamão ganha em vitamina A, uma das maiores aliadas da mulher no combate aos radicais livres, as tais moléculas que aceleram o envelhecimento.
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi
● 1/2 cenoura pequena
● 1 fatia de mamão formosa
Intestino bonzinho
Enquanto as frutas têm fibras, que controlam o apetite, o iogurte oferece lactobacilos, bons para a flora intestinal
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de suco de tomate
● 1 mexerica
● 1 col. (sopa) de iogurte desnatado
Abaixo o colesterol
A estrela é a aveia, cujas pesquisas comprovam que é capaz de reduzir até 5% do LDL (colesterol ruim). A uva também não fica atrás, com os polifenóis que aumentam a vitalidade
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de suco de laranja
● 1 col. (sopa) de farelo de aveia
● 5 uvas vermelhas
Prevenir a osteoporose
Fonte de cálcio, o leite não só permite que você sorria por muito tempo como também pedale, levante peso, suba escadas...
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de leite desnatado
● 2 avelãs
● 1 pera
Energia a mil
O segredo aqui é o gengibre, que é estimulante, e as substâncias ricas em vitamina C
Ingredientes
● 1 copo (200 ml) de suco de laranja
● 1 col. (café) de gengibre em pó
● 1 talo de erva-doce
● 1/2 manga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua amizade!!