domingo, 1 de novembro de 2009

Porque tenho tanta fome à noite?


Identifique o que sente: fome ou vontade de comer?




Se for fome, é simples, planeje melhor o dia, faça um lanche à tarde ou ao chegar casa prepare uma vitamina de leite e fruta, iogurte com cereal, salada, sopa de legumes. Nesta hora é preferível preparar um sanduíche acompanhado de suco ou café, sentar e comer. Evite comer bolachinhas ou belisquetes de qualquer tipo, pois neste momento é bem difícil controlar a compulsão Outro ponto importante é evitar comer em pé no canto da pia, ou em frente à geladeira, este hábito é inimigo da saciedade.



Se for vontade de comer, procure identificar o motivo:



- Cansaço: tome um banho antes de comer qualquer coisa e pense no que pode comer com o menor esforço. Após comer, levante-se da mesa e vá descansar na sala ou no quarto. Chega de ficar na cozinha!



- Mais tempo para comer: procure uma distração longe da geladeira, fazendo algo bem interessante, vai esquecer a comida!



- Compensar frustrações: pense no que está incomodando e procure maneiras de solucionar, tente colocar seu sentimento para fora: soque o travesseiro, escreva tudo o que sente, chore. Faça um chá de camomila, tome um banho prolongado e vá dormir que amanhã é um novo dia.



- Solidão: este item é bem difícil, não é mesmo? Será que esta solidão não é escolha sua? Ligue para alguém, participe de grupos, desta forma encontrará companhia.

- Falta do que fazer: será que comer é a única coisa que dá para fazer? Desligue a televisão (ela nos estimula a comer) e vá ler, arrumar uma gaveta, prepare um cardápio para sua semana, faça a lista de compras, vá ao cinema, procure um amigo...



- Diminuição da serotonina, levando a uma certa depressão noturna: sendo um neurotransmissor, responsável pelo prazer e pela saciedade, à noite sua produção cai bastante gerando fome ou causando o “efeito cratera” em nosso estômago, nada do que se come é suficiente. Para que nossa produção de serotonina não caia muito neste horário é preciso comer bem ao longo do dia, respeitando intervalos de 3 horas entre as refeições. Ainda é preciso lembrar de evitar o consumo de muitos cafezinhos, pois o café estimula o sistema nervoso central provocando euforia instantânea e desaparecendo rapidamente, deixando um rastro de melancolia. Para manter sua produção em dia é preciso também ingerir vitaminas do complexo B, encontradas nos grãos integrais, folhas escuras, nozes. Outro nutriente fundamental para sua produção é o triptofano, aminoácido encontrado no leite e derivados, carnes e cereais integrais. Enfim, é preciso comer bem durante o dia para não colocar tudo a perder à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!