quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Amigos, amigos...dietas à parte!


Quando estamos de regime, nem sempre é tarefa fácil acompanhar quem gostamos em todas as ocasiões. Falamos de namorados, colegas, sobrinhos... isola!

Sua melhor amiga - magricela! - está louca de saudade, querendo ver você e sugere um encontro no meio da semana. O local? Um barzinho. Conversa vai, conversa vem e, em pouco tempo, entre uma porção e outra, lá se foram as calorias economizadas nos últimos três dias. Você volta para casa com um peso danado na consciência e um maior ainda no estômago.
Mal tira os sapatos e o telefone toca. É o namorado. Do outro lado da linha vem o convite irrecusável para um encontro sábado à noite. O coração aperta: o restaurante que ele escolheu tem comidas deliciosas... e gordas. Você faz o juramento dos três pés: pára, pensa e promete que só terá olhos para a seção light do cardápio. Mera ilusão.
Domingo cedo toca o alarme do celular avisando que é dia de passear com o sobrinho. Você bem que tenta, mas o baixinho faz questão de ir a uma dessas lanchonetes repleta de lanches que passam longe das comidas permitidas.
Se tudo isso lhe parece familiar, nada de desespero. Você vai encontrar, adiante, maneiras efi cientes para driblar cada uma dessas situações. Afi nal, comemos não só para saciar a fome, mas também para compartilhar instantes de prazer.
Divirta-se sem abusar
Para ser uma supermãe ou a tia preferida não é preciso fazer tudo o que as crianças pedem. Embora, em geral, elas não precisem de regime, nada mal propor uma alimentação saudável. São os adultos que escolhem o menu de uma casa e isso é questão de valores. É possível ensinar os pequenos a comer certo desde cedo.
 Em vez de lanchonetes, prefi ra padarias, que têm sanduíches com saladas, peito de peru e queijo-de-minas. Exclua a batata frita do pedido. O problema das lanchonetonas são as combinações já prontas, que as crianças acabam pedindo e comendo tudinho. E você também.
 No supermercado, invente novas maneiras de agradar os meninos. Procure cereais e outros itens saudáveis que tragam joguinhos na embalagem. E também benefi ciem seu cardápio.
Quando fi zer programas culturais, como circo e cinema, não estimule a criança a se encher de pipoca salgada (um sacão tem quase 1.000 calorias, acredite) e refrigerantes tradicionais. Assim, você também fi ca fora dessa.

Quando dizer não
Você não precisa se trancar em casa para resistir às tentações de uma balada, por exemplo. A dica é apenas não ceder a todas elas. É preciso ter autocontrole, saber dizer não quando necessário.
 Evite as justifi cativas do tipo: "Tenho que sair e comer porque estou infeliz, frustrada, triste, angustiada, precisando conversar". Assim você sempre terá motivos. Saia quando estiver com vontade, querendo se divertir e ver as pessoas queridas. E não para comer!
 Uma boa alternativa para não faltar a uma noite de aperitivos com a turma é criar recursos de disfarces, como: pedir um chope e uma água e fi car alternando os dois até o fi m da noite. Assim você não exagera e, sem dúvida alguma, volta para casa feliz.
 Não fale que está de dieta. Caso contrário, seus amigos vão passar a noite toda incentivando que "experimente isso", "prove aquilo", aumentando a possibilidade de você escorregar no regime.
Namoro light
Talvez o dito popular "pegar o homem pelo estômago" seja pertinente ainda nos dias atuais. Mas ele se aplicava mesmo àquelas nossas avós, que fi cavam cozinhando maravilhas para os noivos ou maridos, enquanto esses iam para o trabalho. Hoje eles querem companhia para comer fora de casa. E, frustrá-los uma, duas, três vezes, não é gostoso nem para você. Embora não seja fácil, é possível manter o equilíbrio. A primeira dica: a mulher se permite comer à vontade, com o seu acompanhante à mesa, ciente de que provavelmente ganhará uns quilinhos extras. No dia seguinte, compensa malhando em dobro e fechando a boca. Mas existem outras alternativas:
 Proponha fazer para ele um jantar com prato temático, como peixe assado, massa magra, salada de frutas vermelhas e creme de leite light. Além de saboroso e sofi sticado, o cenário será favorável para você não engordar. Sua dieta agradece!
 Quando saírem para jantar, dispense o couvert e a sobremesa. Fuja dos restaurantes italianos e das churrascarias. Prefi ra os japoneses e naturais. Elimine o suco ou a cerveja em favor de um refrigerante zero.
 Tente encontrar lugares que ofereçam comidas leves, mas bem preparadas, que tenham sabor, sejam temperadas na medida certa, sem ser insossas só porque são magras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!