sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Exercícios matam a fome


Bote a fome pra correr 
Praticar atividade física aumenta a sensação de saciedade e ainda queima calorias. Esse é o jeito mais saudável de controlar o peso.



Esta é de encomenda para quem vive de restrições alimentares por causa dos quilos extras, esses teimosos: um estudo inglês acaba de descobrir que os exercícios físicos são capazes de alterar o apetite. As pesquisas mostraram que as pessoas que mantiveram o peso estável por mais de um ano fora maquelas que se engajaram num programa regular de atividade física, disse à SAÚDE! Alex Johnstone, da Unidade de Nutrição Humana doInstituto de Pesquisas Rowett, que fica na Escócia.
Nunca se duvidou de que o exercício, sobretudo o aeróbico, ajuda a controlar o peso, mas os estudiosos sempre se perguntaram até que ponto ele de fato interfere na queda-de-braço contra a obesidade. O argumento, aliás, é bem conhecido: se por um lado mexer o corpo promove o gasto de calorias, por outro a queima de energia levaria a uma fome de leão, pois o organismo buscaria repor o que foi consumido.
Segundo as novas evidências, não é o que acontece. Isso anularia qualquer possibilidade de a ginástica ter efeito na redução de peso, analisa Denise Robertson, especialista em fisiologia da nutrição da Universidade Surrey, na Inglaterra. A atividade física é um dos mais importantes coadjuvantes docontrole do peso no longo prazo porque, muito além de queimar energia, aumenta a saciedade, faz coro Marcelo Benedito da Silva Flores, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.
Seu estudo com roedores submetidos a exercícios segue uma outra linha, mas, no final das contas, reforça a tese inglesa. Ele percebeu que os exercícios liberam uma substância produzida pelos músculos, a interleucina-6, que é levada pelo sangue ao hipotálamo, o centro da saciedade no cérebro. Ali se une aos hormônios responsáveis pela redução da ingestão de alimentos e pelo aumento de gasto de energia. A interleucina-6 faz com que o cérebro fique mais esperto, mais sensível à ação desses hormônios, justifica. O resultado é que, com o tempo, a sensação de saciedade tende a aumentar, sobretudo em quem faz atividade física como rotina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!