quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vença o tédio



Que TÉDIO!
Aprenda a lidar com o tédio, para especialistas ele pode levar à depressão



Suspirar pelos cantos, quem diria, não é privilégio só dos apaixonados e sonhadores. Na verdade, é um dos primeiros sinais de que o desânimo e o enfado estão nos dominando. É a típica reação de quem está entediado e não sente mais prazer no que faz, entrega Roberto Banaco, professor de psicologia da PUC de São Paulo.
É absolutamente normal a sensação detédio vir à tona durante atividades monótonas e repetitivas experimente encarar uma longa fila no banco ou passar uma pilha de roupa limpa e, em poucos minutos, você também estará suspirando, bocejando ou tamborilando os dedos enquanto a sua disposição se esvai. Mas, por sorte, a nuvem escura do tédio desaparece tão logo a tarefa desinteressante é concluída. Bom, pelo menos para algumas pessoas...
Para outras, o enfado se torna crônico a ponto de se confundir com umadepressão. A pessoa acaba ficando isolada, se sente nostálgica e vai perdendo as perspectivas que tinha em relação ao futuro, descreve o psiquiatra Marcos Ferraz, professor da Universidade Federal de São Paulo. Isso acontece com freqüência entre indivíduos mais maduros que não planejaram o que fazer depois da aposentadoria, observa o especialista. Não quer dizer que o tédio escolha idade. Aliás, pasme com a afirmação do psicólogo Stephen Vodanovich, da Universidade West Florida, nos Estados Unidos, em entrevista a SAÚDE!: "Por alguma razão incompreensível, os jovens sofrem mais com esse problema." E ainda: segundo ele, que há anos investiga com ânimo o tédio alheio, de modo geral os homens ficam mais enfadados do que as mulheres. Eles reagem com maior intensidade à falta de estímulos do ambiente e, assim, se sentem rapidamente entendiados quando não têm nada para fazer, explica.
Um estudo conduzido no ano passado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, trouxe ainda mais luz sobre o perfil dos entediados. Os pesquisadores descobriram que estudantes com dificuldade de concentraçãoe que se distraem facilmente nas aulas estão mais propensos a se enfadar no futuro, na vida adulta, do que aqueles que conseguem passar horas imersos na mesma atividade seja ouvir a explicação de um professor, seja ler livros, seja passar uma lição a limpo.
Outra pesquisa canadense, desta vez da Universidade York, concluiu que pessoas com alexitimia uma condição psicológica na qual o indivíduo não compreende os próprios sentimentos nem identifica o que o faz feliz são alvo fácil do problema. Isso parece mais lógico do que o seguinte: ser ansioso, impulsivo ou ter mania de deixar tudo para o dia seguinte são características que merecem atenção. Quem é assim também se entedia com muita facilidade, diz Vodanovich.
 

4 comentários:

  1. Ah, tu não tens ideia de como foi dificil tirar essas fotos ...até saí com cara de espanto numa delas shahsuhaushu
    a gente sempre sabe que não está bem, mas ver-se assim, parada, com todo esse tamanho ...
    é de partir o coração ...mas fazer o que? é enfrentar ou aceitar ...

    ResponderExcluir
  2. Me indentifiquei em vários perfis do texto acima. Eu me entedio com muita facilidade e preciso sempre estar fazendo alguma coisa. O meu problema é que quando faço, quero tudo ao mesmo tempo agora e acabo me atrapalhando. Estou numa fase assim agora, porém tenho procurado colocar as atividades aos poucos para fazer as coisas com mais calma dessa vez senão não aguento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. olá querida! tem selinho no meu blog para vc! :) beijoca*

    ResponderExcluir
  4. Tédio é um saco mesmo, as vezes só tenho vontade de dormir!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!