terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

7 atitudes para emagrecer


Emagreça. Perca gordura e ganhe uma vida saudável!
1 Prefira o consumo de alimentos o menos refinados e industrializados possível, já que estes processos retiram a fibra dos alimentos, contribuindo para o aumento do teor glicémico (o nível de açúcar).

2 Quando consumir hidratos de carbono procure fazê-lo com a adição de quantidades moderadas de gorduras (particularmente as monoinsaturadas como o azeite) ou proteínas e fibras, já que a existência conjunta destes nutrientes inibe a absorção rápida do açúcar neles contido.

3 Prefira o consumo de verduras e frutos ao natural, já que estes alimentos têm quantidades elevadas de fibras e vitaminas que podem ser destruídas por processos culinários. Quanto aos alimentos, para serem cozinhados, prefira os cozidos e grelhados (atenção à carbonização dos alimentos, que tem efeitos cancerígenos), aos fritos e guisados.
Atente-se por exemplo no consumo da batata que tem um índice glicémico (teor de açúcar no organismo) de 65 se for cozida em água com a pele, 70 se for descascada e cozida, 90 se for transformada em puré, enquanto se for assada ou frita o seu teor glicémico aumentará para 95.

4 Mantenha hábitos culinários tradicionais como a confecção de sopas. A sopa merece um lugar de destaque na alimentação por vários motivos: é de fácil digestão, sacia, regula o apetite, disponibiliza uma grande riqueza de vitaminas e minerais, é rica em fibras, fornece muitas substâncias antioxidantes e protectoras, não contém substâncias carcinogénicas, geralmente apresenta um baixo valor calórico, é importante para um bom funcionamento intestinal, é reguladora dos níveis de colesterol e contribui para equilibrar dietas desequilibradas.

Evite o consumo de álcool (exceptuando o consumo moderado de vinho tinto), especialmente a cerveja e bebidas «brancas», de refrigerantes e mesmo sumos naturais, já que estes promovem um aumento rápido do teor glicémico, desencadeando a libertação de grandes quantidades de insulina, com as consequências que daí advêm.

6 Modere o consumo de sal, dado que é o principal factor de risco para a hipertensão arterial e tromboses cerebrais (morrem por dia 54 pessoas devido a esta situação!) e cancro.
Não esqueça que em Portugal a adição de sal em excesso na preparação culinária é um hábito comum, pelo que, quando fizer refeições fora de casa, opte por pedir pratos com pouco sal, se possível.

7 Ande a pé, mesmo que não tenha tempo para mais nenhum exercício físico.
Um bom indicador do tempo que deve andar prende-se com o início da sudação, que varia de pessoa para pessoa. Ora, a sudação é por si só um óptimo sinal para transmitir que o corpo começou a perder calor e por isso a consumir calorias mais activamente, sem esforçar) coração.
Verificará igualmente que, se seguir este princípio, começará por conseguir andar, até começar a suar, no início apenas um determinado tempo, mas facilmente evoluirá para juntar mais uns metros e minutos à caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!