sábado, 20 de fevereiro de 2010

Stress pode engordar

Ficar contando calorias, pensar no jantar em pleno almoço e ficar no supermercado a verificar os rótulos de cada produto stressa e pode engordar.
Resolveu começar uma dieta e está toda empolgada a contar as calorias que consome. Tudo bem, enquanto isso não for algo que a comece a aborrecer. Ou seja, enquanto for um hábito saudável e não deixar de participar em programas sociais por causa disso, pode considerar-se uma mulher normal. Mas se começar a ficar neurótica com a balança, esqueça. O seu antídoto contra os quilos a mais pode virar-se contra si, sem que perceba. Por isso, muitas pessoas que seguem rigorosamente a dieta, muitas vezes, não conseguem perder gramas.

Quando estamos com o nosso estado emocional muito alterado, a glândula supra renal liberta cortizol na corrente sanguínea. Essa substância faz com que a pessoa engorde sem comer em grande quantidade. Além do factor hormonal, há outro ponto muito importante quando falamos em ganhar peso ao preocupar-se demais com a dieta alimentar: o controle do impulso compulsivo. “Comer é um prazer e se a pessoa não está bem por algum motivo, ela utiliza essa sensação de bem-estar ao comer como uma substituição. Passa a comer de forma emocional e não fisiológica”, explica a nutricionista Claudete Rocha Luz. “A diferença é que uma pessoa em estado ‘normal’ come correctamente, em horários adequados e guiados pela necessidade do organismo. A compulsiva sente necessidade de comer o tempo todo, não importa o que e geralmente em grande quantidade”, diz a especialista.

Além disso, o stress pode engordar. “O stress pode alterar o peso, o sono e a pressão arterial, inclusive, causando diversas doenças recorrentes”, diz Ana Paula Ragonlia, endocrinologista da Clínica Cirúrgica Plástica e Beleza. Algumas pessoas quando estão muito ansiosas engordam e outras, emagrecem. “Há relação de ansiedade com algumas hormonas que podem alterar o peso, a pressão arterial e até manifestar doenças após um stress”, revela a médica.

Nem neurótica, nem compulsiva

Não adianta também desistir do regime e começar a comer tudo o que apanha pela frente e ficar feliz por isso! Claro que se começar a  comer sem parar, não praticar actividade física e exagerar nas quantidades, vai engordar. Aliás, comer por felicidade apenas, engorda de certeza.

Ser compulsivo atrapalha não só a vida social e o controle do peso na balança. Na verdade, esse estado faz com que qualquer dieta não dê certo. Por isso, algumas pessoas compulsivas não conseguem ver-se livre do efeito iô-iô. “O paciente compulsivo precisa de um tratamento multidisciplinar que conta com a ajuda de um nutricionista, um endocrinologista e um psicólogo”, explica Claudete.

Dicas práticas

Procure diagnosticar quando come por fome ou por vontade;
não passe a vontade, se está com desejo de comer um doce, coma, mas em pouca quantidade e use a lei do equilíbrio
Se exagerar no almoço, coma pouco ao jantar;
Para controlar a ansiedade, escolha actividades como ioga ou pilates, assim troca o prazer de comer pelo bem-estar do seu corpo;
Divirta-se, capriche no visual e seja feliz! O seu corpo vai agradecer!

3 comentários:

  1. Muito bom o artigo, a coisa também pode ir de 8 a 80, ora compulsiva para comer, ora peranóica em dietas.
    Tudo da vida é o equilíbrio.

    BOM FINDI AMIGA.

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo post..adorei!!!

    Ja sou sua seguidora..


    /(,")\\
    ./_\\. Mil beijos
    _| |_.......

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas viu....mais eu não consigo não contar as calorias mesmo....se eu não fizer isso eu desisto da dieta...hahahaha
    Mais não conto tudo...eu como depois vejo...
    mais ler rótulo eu leio, vegetariano é assim...pq tem comida que tem gelatina, cochonilha...aí temos que ler mesmo...^^

    Bjos e amei a matéria

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!