segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

De tudo, um pouco... para emagrecer





São 10 notícias sérias, mas também curiosas que vão ajudar você a manter sua dieta e ainda ganhar uma vida mais saudável. Aproveite cada uma delas, no momento propício, na hora exata...

Postura, um problema de (quase) todos
Todo mundo, depois de uma certa idade, reclama da danada da dor nas costas. Parece que ela começou quando o homem (ou a raça humana) levantou as duas "patinhas" dianteiras e passou a andar de pé. Resultado: sobrecarregou a coluna vertebral que, como a dos outros "bichos", deveria sustentar apenas metade do peso que suporta hoje. Principalmente no caso das pessoas que estão com excesso de peso. Apesar de tudo isto, como o homem é um ser inteligente, ao criar o problema ele produziu também a solução. Se você está com uma dor nas costas insistente, claro, procure um médico. Mas pergunte a ele se não seria o caso de encarar um tratamento alternativo. Se ele der ordem, escolha entre:
pilates
ioga
alongamento
prana-balls ou ainda
RPG (Reeducação Postural Global) Sempre com um especialista de confiança, é claro.
Saúde!
Para brindar leve, escolha entre os três aperitivos abaixo: O primeiro é meio trash, está na moda há uns 40 anos, mas com restrições...
Cuba libre = 116 calorias (1 dose de rum de 50 ml + 1 Coca light) O segundo é tradicional e pronto:
Uma taça de 100 ml de vinho branco seco = 85 calorias O terceiro está na última moda. Até champanhes rosê de alta qualidade estão sendo relançados:
Uma taça de 100 ml de vinho rose = 104 calorias.
O que é glúten?
É uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio, na aveia, no triticale, no malte e no painço e em todos os seus derivados, como a farinha, os farelos, o germe, etc. O glúten é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para compor a massa. Conforme a mistura é trabalhada, o glúten confere elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e boa textura. De acordo com a Lei nº 8.543, de 23 de dezembro de 1992, há a obrigatoriedade de informar no rótulo a presença de glúten nos alimentos. Isso porque os portadores da chamada Doença Celíaca, caracterizada principalmente por vômitos e distensão abdominal, não toleram glúten. Assim, quem tem intolerância ao glúten, deve estar atento ao rótulo dos alimentos que consumir.
RESPOSTA DAS NUTRICIONISTAS: MICHELE CRISTIANE DA SILVA VOTRE E ÚRSULA PINTO DE MACEDO VIANA, DO RIO DE JANEIRO, RJ.
Atenção às calorias
Fique esperta: os alimentos frescos têm, sempre, menos calorias do que os desidratados, aqueles chamados secos. Confira as calorias em cada 100 g


FRUTACAL. POR 100 G
Figo natural69
Figo seco233
Banana natural72
Banana passa178
Damasco natural54
Damasco seco131
Uva natural76
Uva passa298
Sabe por que isso acontece? Porque no alimento desidratado, como o próprio nome diz, a água é retirada. Portanto, ele fica mais pesado e o açúcar se concentra. A vantagem? Ele tem um tempo de validade mais longo que o da fruta e alimenta com menos.



  De tudo, um pouco... para emagrecer
São 10 notícias sérias, mas também curiosas que vão ajudar você a manter sua dieta e ainda ganhar uma vida mais saudável. Aproveite cada uma delas, no momento propício, na hora exata...

Teste dos pulmões sadios
Faça o seguinte: suba, rapidamente, dois lances de escada. Se você não perder o fôlego, provavelmente seus pulmões estão em excelente forma. E o que isso tem a ver com emagrecimento? Bem: bons pulmões permitem que você faça exercícios aeróbicos para queimar calorias. Claro: antes de começar qualquer programa de exercícios, consulte seu médico.
O jogo do bicho light
Qual é a carne mais leve entre as citadas abaixo?
A do javali
A do coelho
A do avestruz 

Resposta rápida: a do javali, que tem apenas 80 calorias em cada 100 g; a do coelho tem 160. A do avestruz não é a melhor opção por ser a mais calórica. Cada 100 g de sua carne tem 176 calorias.
"Não temas o progresso lento, receie apenas ficar parado"
(QUE TAL EMPREGAR ESSA SABEDORIA CHINESA AO SEU REGIME?)
"Poucos alimentos trazem benefícios diretos ao aparelho locomotor: cálcio, vitamina D, magnésio e ômega 3. Integre-os à sua alimentação diária e você recompensará seu corpo com uma vida mais longa"

Um comentário:

  1. q pena q esta última parte está cortada... se puder retifique! :) beijocas*

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!