quinta-feira, 4 de março de 2010

Alimentos inimigos dos intestinos!


Alimentar-se bem não é sinônimo de comer exageradamente. Para manter uma vida saudável é preciso seguir uma dieta balanceada rica em fibras. Muitas pessoas, entretanto, saem do controle, e as conseqüências podem ser vistas na reação do corpo, como obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias, doenças auto-imunes, entre outras.
Alguns alimentos, principalmente os que têm glúten, são inimigos daqueles que buscam manter-se em forma. Pão, bolo, biscoitos, macarrão, cerveja, enfim, alimentos que possuem essa substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada, podem provocar diversas complicações no aparelho digestivo.
De acordo com o fisioterapeuta e especialista em Colonterapia, César Souto, o glúten transforma-se em uma espécie de cola, grudando nas paredes intestinais. “Com o passar do tempo, essa substância provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas, depressão, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos”, enumera Souto.
Quando a pessoa extermina o glúten de sua dieta alimentar o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada rapidamente. “No começo a pessoa pode ter dificuldades de adaptação, mas para ter o sucesso esperado é importante ingerir constantemente frutas, que além de leves são nutritivas e de baixa caloria”, explica o especialista, informando que o intestino sem glúten produz serotonina, neurotransmissor que gera alegria, prazer, auto-estima, entre outros.
Há tratamentos que podem reabilitar o intestino, dando condições ao órgão de produzir a serotonina e prevenir uma série de enfermidades relacionadas ao intestino. É o caso Colonterapia, que previne o acúmulo de glúten na parede intestinal e proporciona um conforto digestivo. “Pessoas com a constipação intestinal podem ter o problema resolvido com esse tratamento, pois as toxinas do organismo são retiradas com o procedimento”, diz. Ele conta ainda que a Colonterapia ajuda prevenir doenças como câncer cólon retal, hemorróida, fissura anal, diverticulite, entre outras enfermidades.
Só para ser ter uma idéia, os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. “Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a disbiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos”, afirma Souto.
Souto explica que algumas pessoas não podem ingerir o glúten, pois a substância é tóxica para a mucosa intestinal. “Esses indivíduos têm uma predisposição genética, que prevê resistência a esse tipo de alimento. Essa má absorção intestinal de nutrientes é chamada de doença celíaca”, diz, informando que a Colonterapia pode minimizar os desconfortos, a agressão e as perturbações intestinais do indivíduo.
A doença celíaca é resultante do uso de glúten por pessoas susceptíveis geneticamente. Essa substância desencadeia na mucosa intestinal uma reação inflamatória. “A conseqüência pode ser uma desnutrição progressiva e severa, além de dores e distensão abdominal”, considera o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!