quinta-feira, 25 de março de 2010

Emagreça sem cardápio!

Dieta sem Cardapio

Todo mundo que já tentou emagrecer sabe dizer o quanto é difícil seguir um cardápio. O que eu mais ouço no consultório é falar que na semana que antecedeu à consulta, a pessoa aproveitou para se despedir das comidas que gosta. Credo! Pra que tanto sofrimento? Você leitor, sabe realmente o que precisa fazer para emagrecer? Pare agora e pense antes de continuar lendo o artigo.
Eu aposto que você pensou: “vou comer pão integral com queijo branco no café da manhã, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha pequena de feijão, um grelhado e salada no almoço/jantar e comer frutas nos intervalos…” Agora eu pergunto: Você conseguiu seguir esse seu cardápio? Você emagreceu com esse seu cardápio? Desde quando você sabe como deve ser a sua alimentação para emagrecer? Desde quando você tenta atingir esse objetivo? Quantos dias nessa semana você seguiu esse cardápio? Acho que agora estamos alinhando nossas idéias e pensamentos. Dá certo seguir apenas um cardápio?
Na minha opinião, o cardápio é apenas um esqueleto de combinações de alimentos. É uma maneira didática para tentar passar ao paciente como deve ser uma alimentação saudável. Mas o cardápio não é o principal fator para quem deseja perder peso. O cardápio é o início do tratamento. É somente o ponto de partida.  90% das chances do tratamento dar certo está em suas mãos. Tem pessoas que nem precisariam de cardápio e sim uma boa recomendação do que incluir e do que retirar da alimentação.
No consultório eu costumo sim passar um exemplo de cardápio na primeira consulta, com objetivo do paciente sentir-se aliviado e seguro. E também porque os próprios pacientes exigem um cardápio. Eu garanto que o cardápio não é necessário. O principal em uma consulta nutricional é você entender como combinar os alimentos. Entender como o seu corpo funciona. Entender o que fazer em um momento social. Entender o que fazer quando sentir aquela vontade de comer doces ou beliscos. Será que um cardápio responde isso para você?
Muitas pessoas agendam uma consulta nutricional só para ter o cardápio e nunca mais retornam porque acham que já sabem o que fazer. Param de fazer o acompanhamento antes mesmo de atingir o objetivo. Vou tentar explicar como funciona um tratamento para perder peso. Na verdade, como funciona o tratamento em que eu gosto de trabalhar. Em uma primeira consulta pouco se pode fazer. É o momento do paciente e o nutricionista se conhecerem melhor. Ver afinidades. Na primeira consulta é onde o Nutricionista tentará identificar onde é o foco do “problema” no tratamento. No primeiro retorno, o Nutricionista irá entender como o seu corpo responde ao tratamento. Cada pessoa é única. Cada pessoa responde de um jeito. Cada pessoa precisa de um tratamento nutricional diferente.
Vamos ao tema desse artigo: Emagrecer sem cardápio!
Para emagrecer você tem que fazer o caminho contrário ao de engordar. Se para engordar você beliscou bastante, comeu muitos doces, frituras e gorduras, para emagrecer será o momento de deixar de beliscar e comer mais frutas e verduras. Mas vamos entender a fundo o que acontece quando engordamos.
Analisem o esquema: Vida moderna = tecnologia + muito trabalho(estresse + pouco tempo disponível + alimentação industrializada).
Vamos analisar cada ponto:
- Tecnologia = facilidade. Menos gasto energético. Comodidade. Sedentarismo. Podemos relacionar a tecnologia com mais radiações ao nosso lado (celular, microondas, computador, modem wireless, Tv, DVD, etc). Quem garante que essa radiação não altera o funcionamento bioquímico do nosso organismo?
- Muito trabalho = muito estresse. Estresse é algo normal do nosso corpo. O estresse acaba sendo positivo para o equilíbrio hormonal. O problema é quando esse estresse atinge níveis elevados. Tudo que é exagerado desequilibra. Com a falta de regularidade na alimentação (comer de 3 em 3 horas), nervosismo, ansiedade e dormir pouco, liberamos um hormônio chamado Cortisol. Este é responsável por acumular mais gordura coporal e levar ao inchaço. Ou seja, estresse crônico engorda sim. E se você fica muito tempo sem comer, esse cortisol ajuda a manter a sua glicemia (açúcar no sangue) controlado por mecanismos bioquímicos. Ao longo do tempo esse mecanismo pode tornar-se resistente à insulina, que pode ter como consequência uma Diabetes tipo 2.
- Muito trabalho = pouco tempo disponível. Não ter tempo para dar uma risada, para curtir a família gera angústia e ansiedade. Se a pessoa não tem tempo ela procura algo prático para relaxar. A comida parece ser inevitável. O famoso assalto à geladeira, não por fome e sim por vontade. Vontade do que? Com certeza, vontade de sentir-se bem. Sentir-se relaxado. Sentir-se aliviado.
- Muito trabalho = comida industrializada. Inevitável. Quem vai lavar a salada, cozinhar os vegetais, fazer uma comida fresca e com tempero natural após um dia estressante, que não parou um minuto e chegou em casa morrendo de fome. Quem irá cozinhar a bela refeição e quem fará um macarrão rápido e prático que no máximo em 30 minutos todos já terão se alimentado e quase não terá louça suja para lavar. Pois é. Realmente a falta de tempo para se dedicar à cozinha engorda. Mas é preciso ficar claro o porque engorda.
O que engorda? Fácil responder. O que engorda é a falta de micronutrientes! Se eu não fornecer matéria-prima para o meu corpo trabalhar ele irá poupar energia. Se eu não forneço matéria-prima eu “mato” a minha fome de produtos semi-prontos e industrializados, que além de não terem nutrientes em quantidades ideais, ainda trazem mais corantes, aromatizantes, conservantes, pesticidas, etc. Meu corpo não conhece esses invasores. Ou seja, meu sistema de defesa é ativado para combater essas substâncias. Mas se eu não tenho nutrientes antioxidantes meu corpo não consegue eliminá-los. Meu sistema imunológico consegue apenas deixar essas substâncias “guardadas”. Isso gera uma inflamação. Um corpo inflamado responde menos a um tratamento para perder peso. E assim a cada dia que passa acumula-se mais, incha-se mais e elimina-se menos. Ao longo da vida, isso leva-se a um excesso de peso ou mesmo obesidade inflamatória e doenças crônicas. É óbvio que a pessoa precisa alimentar-se de maneira errada e ter um estilo de vida inadequado para chegar a esta situação. Mas quando o corpo está inflamado não adianta comer apenas o pão integral com queijo branco, tirar doces e frituras para emagrecer tudo o que deseja. Precisa tratar a inflamação. É nesse momento que eu falo: não adianta um cardápio daqueles que todo mundo conhece. O Nutricionista terá que identificar qual alimento e componete está deixando o seu corpo inflamado e fazer uma dieta anti-inflamatória.
Nesse momento é importante investigar sensibilidades alimentares. Ou seja, alimentos que parecem inofensivos, mas que ativam o sistema imunológico e deixam o corpo inflamado.
Pois é meus amigos. Emagrecer é muito mais que seguir um cardápio. É tratar o problema da raiz. É estar disposto a mudar o estilo de vida.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

8 comentários:

  1. Adorei o post! Muito legal é essa flexibilidade!
    Tem selinho pra vc no meu Blog, querida!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone nossa essa primeira frase do post é bem assim mesmo todas as vezes que tentava seguir um cardapio eu falava essa semana vou me despedir e nisso se passaram semanas,meses e anos mas dessa vez que comecei a fazer a R.A ta tudo diferente e bem melhor parabéns por ter emagrecido tanto acabei de abrir meu blog conto com vc lá bjsss
    (laryeuqueroeupossoeuvouconseguir.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Oi keridah... eh vdd msm... tds as vezes q tentei seguir um cardap0io soh, naum dava certo pq dps naum sabia oq podia tirar e oq podia colocar.. fikava confusa e mandava td pro espaço... agora jah to tentando me melhorar... bjaum

    Sara Vanessa
    www.shazinha.zip.net

    ResponderExcluir
  4. CAraaa
    eu to toda inflamada...tanto tempo comendo tanta porcaria..
    aiii será q eu emagreço fazendo R.A igual eu to fazendo..ixi fiquei confusa
    vou marcar um nutricionista urgenteee
    rsss
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. oi lindinha vim te agradecer pelo coment lá no meu blog... eu não sigo um cardápio..essas dietas prontas q a gente vê por ai... eu estou apenas adaptando as coisas q eu tenho em casa, q já faziam parte do meu dia a dia... só q estou comendo com moderação... colocando dentro do meu limites de pontos...e por enquanto está dando resultados... bjs e uma otima quinta!!!

    ResponderExcluir
  6. Que dificuldade que é emagrecer! Nossa! É preciso muita perseverança.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. é dificol mais a gente consegue

    liiiinddddoooo layoutttttt...adorei


    bjossssss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!