segunda-feira, 1 de março de 2010

SAUDÁVEL NO LIMITE: VIDA CONTROLADA SEM CHATICES



Ser saudável é bom e está na moda. Mas e para quem não gosta da idéia de ter que praticar exercícios físicos e de comer folhas e frutas no lugar da picanha e da batata-frita?
Muita gente por aí não gosta de academias, odeia salada e é bem chegado a uma gordurinha trans, porém, quem está interessado em ter uma boa qualidade de vida e gozar de boa saúde até na velhice, precisa mesmo mudar de hábitos. Não tem jeito.
Isso não quer dizer, então, que você precisa ser viver de verdes e ir até a lua só com a ponta dos pés para ficar com a saúde em dia. O negócio é um pouco mais simples. Na verdade, é como uma sugestão.
Você sabia que, para ser considerada uma pessoa minimamente saudável você precisa mudar apenas alguns hábitos e não vai precisar deixar a sua picanha de lado? Então, que tal preencher esses pré-requisitos básicos da saúde antes que você tenha alguma doença grave ou que seu físico despenque com o passar dos anos?
Que tal começar sendo o que chamamos de saudável no limite? É como muitos fazem na infância ou na adolescência: estudar o mínimo para passar raspando. E aí, topa?
Pergunta número 1: Por que e pra quê eu preciso ser saudável?
Primeiramente, para ter uma qualidade de vida mínima, é preciso ter boa saúde. Por acaso você já ouviu alguém lhe desejar: “Saúde. Porque com a saúde em dia, todas as outras coisas da vida você consegue”.
Pense um pouco nessa frase. Veja se ela é mesmo verdade. Um indivíduo que não goza de boa saúde consegue ser feliz? Consegue ter um amor e conseguir dedicar-se e passar momentos gostosos ao lado dele? Consegue ter uma velhice tranqüila, isto é, se pelo menos passar dos 60 anos? Consegue ser um bom profissional e ser aplicado no trabalho? Consegue cuidar da família e pôr tudo em ordem?
É. Provavelmente não. Por isso, pense: é realmente uma atitude responsável trocar sua vida pelos“alimentos do mau”, como gorduras trans, biscoitos, frituras e etc.
Se você chegou a um “não” como resposta, siga para a pergunta seguinte.
Pergunta número 2: É mesmo preciso reduzir o consumo desses “alimentos do mau” e, principalmente, as gorduras, frituras e os doces?
Infelizmente não há como escapar. Se você deseja emagrecer, controlar o seu colesterol, adotar hábitos saudáveis de alimentação e prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares, tem que diminuir o consumo de gordura.
E aí? Topa? Então siga para a etapa seguinte.
Pergunta número 3: Mas para isso eu vou ter que me privar de todos os alimentos que contenham o mínimo de gordurinha?
Claro que não., ninguém é de ferro e precisa se privar de tudo. “É óbvio que existe uma dieta específica para cada um, mas ninguém escapa a um evento, um casamento, uma festinha ou uma reunião lotadas de apetitivos gostosos. A pessoa pode, sim, comer esses petiscos, é só saber o seu limite”,
o gasto energético, tem que estar de acordo ou mais alto do que o ganho de energia adquirida com a ingestão de alimentos. “Ainda se a pessoa comer um bombom de 30g por dia, por exemplo, ela não vai estar cometendo nenhum pecado e não é isso que vai estragar a dieta dela”, .
Sobre o junk food, é necessário ter mais cuidado. “Essas lanchonetes de fast food são perigosas. Se a pessoa puder evitar para a vida toda, ótimo. Senão, uma vez por mês já é o limite”, palpita a nutricionista.
Além disso, a gordura também é essencial ao nosso organismo, mas em exagero, pode engordar e, dependendo da gordura, pode elevar os níveis de colesterol e de problemas cardíacos.
Entenda mais:
“As gorduras são macronutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Elas também devem fazer parte de uma dieta balanceada, sendo responsáveis por 25 a 30% das calorias ingeridas por dia”,

Segundo a médica, as gorduras desempenham várias funções importantes em nosso organismo. Dão estrutura às membranas celulares, são também a partir delas que se formam a maioria dos nossos hormônios e que se faz a circulação da maioria das nossas vitaminas. “E nos alimentos, as gorduras são os componentes de maior sabor, o que os tornam irresistíveis, tanto os salgados, como os doces”, diz.
Apesar de todo o receio quanto à gordura em si, há um tipo dela que é tida como gordura benéfica, uma vez que nosso organismo não é capaz de produzi-la e também não vive sem ela. Essa é a gordura denominada insaturada, que se mantém em estado líquido à temperatura ambiente. As gorduras insaturadas estão presentes nos óleos vegetais, nozes e castanhas e em alguns peixes: salmão, truta, cavala, arenque, bacalhau fresco, atum. “A maior importância desse tipo de gordura está no fato de terem ação protetora cardiovascular. Mas mesmo assim, as gorduras insaturadas são muito calóricas (1 grama = 9 calorias), e podem acrescentar alguns quilinhos a mais em qualquer um”,
Mas atenção. Há também tipos de gorduras altamente prejudiciais ao organismo, tais como as gorduras saturadas e as gorduras trans hidrogenas. Preste atenção e se livre de uma vez de alimentos que contenham essas gorduras, sobretudo a gordura trans. Acredite se quiser, mas em muitos países já esta sendo proibida a venda de alimentos que contenham gorduras trans, tal o valor do seu perigo.
E aí? Acha que sua saúde vale esse sacrifício? Então siga em frente.
Pergunta número 4: Eu não gosto de água e prefiro refrigerante e suco.
Segundo a personal dieter Cristiane Durante o ideal é que uma pessoa consuma aproximadamente de 30 a 35ml por quilo de peso. “Isso é o mínimo para manter o corpo hidratado e eu diria até que é o primeiro passo no quesito ser saudável. Para ter um corpo 100% legal, com bom desempenho e o peso e o funcionamento do organismo em ordem, é necessário beber bastante água”, .
Os compulsivos por refrigerantes, devem ter cuidado, pois essas são bebidas que podem conter muitas calorias (prefira sempre as opções light) e não possuem as vitaminas e os minerais que a água possui. “Para quem não bebe água em hipótese alguma, o jeito é fazer sucos de frutas naturais e de baixa caloria e beber água de coco”,
E então? Preparado para encarar a próxima (e última) pergunta?
Pergunta número 5: Afinal, então o que eu posso e preciso comer e, ao contrário, quais são os alimentos que eu preciso tomar distância?
Não é nada que vai fazer você arrancar os cabelos ou se coçar de estresse e de abstinência de docinhos e salgadinhos.
Mais tranqüila? Então anote aí as principais (e mínimas) dicas para a pessoa ser considerada saudável:
- Beber água (de 2 a 3 litros por dia). Se possível, fazer uma avaliação do peso para obter uma base de quantos litros de água por dia são necessários para deixar o corpo minimamente hidratado. Vá a um nutricionista ou endocrinologista.
- Saber controlar as emoções e mantê-las em equilíbrio. Não adianta querer ser saudável tendo altos níveis de estresse e ansiedade, por exemplo.
- Consultar médicos ao menos uma vez por mês. “Isso inclui ginecologista, nutricionista, endocrinologista, dentista, cardiologista, caso a pessoa apresente algum problema do coração ou esteja acima dos 35 anos, e outros”,
- Se a pessoa for obesa ou compulsiva, é necessário fazer um trabalho de reeducação alimentar sob orientação médica. “Isso é imprescindível e faz a pessoa criar consciência de que isso é algo fundamental e difícil, que deve ser batalhado aos poucos. Nada de dietas loucas e milagrosas. E também nada de camisa de força”,

- O almoço e o jantar devem conter alimentos variados para que se mantenha um balanço de vitaminas, proteínas, sais minerais e fibras. “Nessas duas refeições é necessário ter todos esses pré-requisitos. Não tem jeito”,
-Além do almoço, do jantar, do café da manhã e do lanche da tarde, é necessário comer com intervalos de três a quatro horas. “As melhores opções para esses intervalos são: frutas, iogurtes, fatia de queijo branco, frutas, sucos, bolachas mais saudáveis e sem gorduras trans ou colesterol e frutas desidratadas daquelas que vem em saquinho, elas são excelentes, com valor nutricional supercaprichado e com baixas calorias”,
- Não se deve seguir dietas loucas e sempre é importante consultar um nutricionista, uma nutróloga ou um endocrinologista antes de qualquer decisão drástica em se tratando de alimentação.
-A ingestão de energia por meio dos alimentos jamais deve ultrapassar o gasto calórico dessa pessoa.
- Não se prenda a uma camisa de força. Coma chocolates, hambúrgueres e, de vez em quando, até uma cervejinha. Ninguém esta numa prisão. É só não abusar!
- Não vá achar que é só porque foi numa festa ontem a noite e comeu demais é que vc não consegue ser uma pessoa saudável. “Isso é mais do que normal. É só a pessoa não abusar no outro dia e comer alimentos mais lights na semana. Mas também nada demais”,
- Frituras em imersão, pastel, coxinha, batata frita e hambúrgueres tipo junk food devem ser deixados mesmo de lado. “Eles devem ser comidos só em situações especificas, como festas e eventos. E também um churros de final de semana não vai matar ninguém. Só é importante prestar atenção, pois esses tipos de alimentos são mesmo prejudicais a saúde e isso só se agrava com o tempo” 
- Quer comer um docinho? Que tal banana com canela no forno? “Definitivamente essa é uma opção saudável. Mas se a vontade é de chocolate mesmo, não tem jeito. É melhor que a pessoa coma de uma vez, desde que não seja uma barra inteira”, 
- Para controlar o colesterol: caminhar de meia hora todo dia, esquecer as frituras e os doces mais calóricos, não abusar do álcool e investir nas fibras e nos verdes.
-Os cafezinhos devem ser deixados um pouco de lado. “Três por dia já está mmais do que bom”,
-Enfim, não achou que ia escapar deles, né? Dos exercícios...”Não há pessoa considerada saudável que não malhe, não corra, não caminhe ou não rpatique nenhuma atividade física. Isso, além de beleza, é saúde”,

5 comentários:

  1. Adoro os artigos q vc coloca no blog, são sempre muito úteis. Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mone!!! Já estou seguindo sua dica de não almoçar com suco. Vou seguir direitinho para alcançar seu sucesso. Ahh... Te add no msn tb. Preciso de mais dicas suas. Bjs e obrigada por me seguir.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Amei seu espaço.
    Vim aqui exclusivamente pra te convidar pra visitar o meu blog
    diariosdeumafuturaexgordinha.blogspot.com/

    Bjs,te espero!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga hoje estou aqui para fazer um pedido, se puder tirar um tempinho para ler meu blog, vai entender.

    se puder ajudar ficarei imensamente grata.

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  5. Amiga, mais que beleza, vaidade, corpos perfeitos, o mais importante é a saúde o bem estar, a disposição, o sono tranquilo.
    ISSO VALE MAIS.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!