segunda-feira, 15 de março de 2010

Tá comendo direito, menina?


1. Comer carboidrato à noite engorda?Não, apesar de o ideal ser limitar a quantidade deste grupo alimentar no jantar, escolher os carboidratos integrais e priorizar vegetais e frutas.
2. Tudo bem substituir frutas naturais por secas?Sim, desde que a quantidade seja equivalente em calorias. Por exemplo: uma banana in natura oferece o mesmo valor energético da versão desidratada. No entanto, facilmente as frutas secas são consumidas em maior quantidade devido ao pouco volume que tem uma porção pela perda do líquido.
3. Há problema em trocar o carboidrato do almoço por um chocolate com calorias equivalentes?Nem só de calorias vive o corpo. Por mais que a troca funcione em algumas ocasiões – para dar estímulo à dieta, por exemplo – esta prática não é indicada por desequilibrar os nutrientes necessários. Carboidratos inteligentes na hora do almoço, como arroz integral com feijão, pão e cereais integrais, trazem nutrientes indispensáveis como vitaminas e minerais e fibras.
4. Passar o dia comendo abacaxi e melancia desintoxica o corpo e dá um start na dieta?Ninguém sobrevive à base de dois únicos alimentos. Por mais que as frutas sejam altamente nutritivas e diuréticas, elas não suprem as necessidades de proteína, fundamentais para saciedade, ativação do metabolismo e manutenção dos tecidos. Com o tempo a pessoa não resiste e acaba comendo tudo errado.
5. Comer só diet e light é o primeiro passo para o emagrecimento?Não. Esses alimentos podem ser bons aliados na perda de peso, mas se consumidos em quantidades abusivas não trazem o resultado esperado. Ajustar a quantidade das porções e a distribuição da comida ao longo do dia pode ser um bom começo.
6. Carboidratos integrais são os melhores amigos do regime?Sim. Eles diminuem a ansiedade e são moduladores da serotonina – o neurotransmissor responsável pelo bom humor –, além de permitir, com a presença de fibras em sua composição, um ritmo de absorção mais lento do açúcar. Com isso, a insulina, que em excesso favorece o acúmulo de gordura abdominal, fica controlada.
7. Para secar rapidinho, a melhor saída é parar de comer pão e macarrão? Eliminar não é uma palavra bem-vinda. A diminuição e o controle, sim. Os itens ricos em carboidrato podem ser mais difíceis de controlar por serem mais acessíveis, práticos e saborosos. No entanto, é a partir do aprendizado desse consumo diminuído que o emagrecimento se dá de forma mais rápida e duradoura.
8. É melhor trocar a carne e o frango por peixe?O peixe tem valor calórico mais baixo. No entanto, para que ele se mantenha desta forma, é necessário que o preparo seja light, ou seja, cozido, no vapor ou assado. Alguns cortes da carne de boi, como a alcatra e a fraldinha, assim como o peito do frango, têm valor calórico baixo e também podem fazer parte de uma dieta equilibrada.
9. Há algum mal em pular uma refeição para comer uma sobremesa caprichada?Uma sobremesa jamais terá o mesmo efeito que uma refeição. Depois de consumi-la, logo você terá fome e certamente irá beliscar algo, aumentando ainda mais o número de calorias ingeridas. Cuidado!
10. Tomar café da manhã é o segredo para se iniciar a reeducação alimentar?Pesquisas indicam que ao fazer um bom desjejum há uma maior predisposição a uma escolha alimentar correta ao longo do dia, além de diminuir os hormônios que trazem a sensação de fome e ativar o metabolismo. Para uma refeição mais do que completa, aposte no consumo de fruta, pão integral ou cereal, queijo ou iogurte e café ou chá.
11. Jantar uma fruta ou um pote de iogurte ajuda a afinar mais rápido?Dificilmente uma pessoa agüenta isso por muito tempo. Daí, acaba desistindo da dieta. Você até pode fazer isso num dia preguiçoso, quando já comeu bem ou um pouco mais do que o normal no almoço ou no lanche da tarde. Porém, nesses casos a melhor pedida é uma salada com legumes, caldos quentes e frios ou ovos cozidos.
12. A regra é sempre comer salada antes do prato principal?É isso mesmo. Dessa forma você diminui a ansiedade e as chances de consumir além da conta e se arrepender depois...
13. Tomar café ou chá depois das refeições melhora a digestão e emagrece?Chás como hortelã e verde têm efeito digestivo, sim. No caso do café, ele pode ser uma boa pedida para suprir a vontade de comer sobremesa.
14. Sal engorda?Ele pode aumentar o peso na balança, mas não engorda. Na verdade, o sal faz com que a pessoa retenha mais líquidos no corpo, o que gera um peso maior e inchaço.
15. O certo é comer várias vezes ao dia? A vantagem do fracionamento é que você naturalmente come menos nas refeições e fica sem vontade de 16. É preferível ir de abacate, que é supergordo, a abusar dos doces?
Qualquer alimento natural é melhor do que as opções ricas em farinha e açúcar. Afinal, os antioxidantes presentes nas frutas protegem as células, evitando possíveis fatores de inflamação que possam prejudicar a perda de peso.
17. Apesar de calórico, o cereal é uma boa pedida?Se porcionado adequadamente, o cereal não contém muitas calorias – uma xícara (chá) tem o mesmo valor energético de 2 fatias de pão light. Mas lembre-se: calorias todos os alimentos contêm, basta adequar a porção para aprender a comer de tudo.
18. Para quem não tem tempo de cozinhar, alimentos semi-prontos ou em pó são legais?Eles são bacanas desde que utilizados de vez em quando. Dica: para ficarem mais nutritivos, acrescente legumes picados na hora do preparo.
19. Vegetarianas têm mais facilidade para manter a forma?Não necessariamente, pois alguns pratos vegetarianos contêm excesso de gordura e de farináceos. A dica, portanto, é ficar atenta à forma de preparo para escolher certo.
20. Para não engordar, é preciso separar o carboidrato da proteína?Pelo contrário! Junto aos vegetais, eles são o triângulo de uma refeição equilibrada.
21. Não há mal algum em seguir o regime à risca durante a semana e tirar férias dele no sábado e domingo?O fim de semana pode, sim, ter uma ou duas refeições com alimentos mais engordativos. Mas tenha bom senso: quando comer a pizza, abra mão da macarronada. E no dia do doce evite o álcool. Só dessa forma o controle durante a semana não vai por água abaixo.
22. Beber água em jejum emagrece?Esse é um mito que ainda não foi comprovado pela ciência.
23. Para atingir o peso saudável é essencial parar com o brigadeiro, paçoca, sorvete?O problema é exagerar no açúcar. Para andar na linha é interessante consumir essas delícias mais ou menos uma vez por semana.
24. Se abusar da comida num dia, posso compensar no outro?Outro dia é outro dia, por isso o ideal é que a compensação seja feita o quanto antes.
25. Para afinar é mais fácil seguir horários fixos para fazer as refeições?A rotina pode auxiliar o emagrecimento e é uma forma de você prestar mais atenção ao que consome.
26. A culinária japonesa é magrinha mesmo?Este é um engano que muita gente comete. Nem todos os pratos são leves devido ao excesso de arroz e frituras.
27. Tomar refrigerante diet é uma boa alternativa para substituir a vontade de açúcar?Usar esse truque de vez em quando vale a pena. Só não vale fazer dele uma rotina para não prejudicar sua saúde nem dilatar seu estômago.
28. Fruta é a melhor pedida para os lanches da manhã e da tarde?Além de fornecer vitaminas e vários nutrientes, maçã, pêra e cia. têm baixo valor calórico e mantêm a saciedade sob controle. Quando quiser variar, vá de barra de cereais.
29. Dieta é um período difícil e restritivo, porém válido em função dos resultados no corpinho?Para um emagrecimento duradouro, o certo é enxergar o regime como o início de uma mudança de hábitos, que deve ser incorporada para sempre. Caso contrário, a dieta pode ser o início do efeito sanfona.
30. Para se ver livre da tentação de repetir, a dica é comer rapidinho e já levantar da mesa?A melhor alternativa para não sofrer e saborear os alimentos como se deve é fazer uma combinação equilibrada e mastigar devagar. Dessa maneira, você se sente satisfeita sem precisar repetir. Mesmo na hora do docinho, por exemplo, não existe razão para comer rapidamente – esteja certa de que o corpo notará as calorias de qualquer maneira. Então, para que o momento seja eterno enquanto dure, aproveite em velocidade lenta cada mordida.
  ao longo do dia. De quebra, acelera o metabolismo e controla a ansiedade.

10 comentários:

  1. o meu maior desafio ai é a questão numero 30,rs e relaxarrrr eu preciso disso.!

    Beijos guria. ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  2. Nossa que beleza... qto dica legal... menina vou imprimir... beijos

    ResponderExcluir
  3. bem que eu poderia esta assim indo tudo certinho, mas tenho que me educar novamente.... um beijoooo linda!

    ResponderExcluir
  4. nossa amei de verdade as dicas...tive que aprender a mastigar os alimentos..antes só engolia..não saboreava,além de comer super rápido..isso me deixava com fome + rapido...em relãção as frutas elas saõ minhas companheiras.+ sem exagerar..rrs

    bjão ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Vc é um incentivo pra mim!!!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ai flor!
    Que bom que vc me respondeu!! Fico muito feliz por poder contar com vc! Estarei sempre por aqui... vc está nos meus favoritos ;)

    Um beijo enorme, e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Se ando a comer direitinho??? Pelo que a balança me confessou hoje, NÃO!!!

    BUAH!!! Boa semana!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Vou saber hoje se ando comendo direitinho, hoje é dia de balança, mais estou preparadíssima.Gostei da dica do carboidrato a noite!!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei do seu blog, tem assuntos bem interessantes, parabéns!

    Temos promoções no [Dicas de Nutrição], participe!

    Aproveite e faça uma visita aos blogs:

    www.bemcomvoce.com
    www.livredaobesidade.blogspot.com

    Aguardo vocÊ!

    ResponderExcluir
  10. Simone,
    Uma pessoa que é muito magra porque tem uma tendência à perda de apetite em razão de estresse e é preguiçosa para comer pode comer produtos lights? Os produtos lights sempre serão mais saudáveis que os comuns por menor quantidade de gordura? Sou magra, mas tenho a perna cheia de celulites (bebo pouca água, não faço exercícios regulares e vivo sob estresse), meu cuidado com a alimentação é medo de engordar, tendência de família.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!