quarta-feira, 28 de abril de 2010

Confira lista dos nove alimentos inimigos da saúde e do emagrecimento

Foto: Getty Images

Somos bombardeadas diariamente com dicas e regras de como se obter um corpo saudável e em forma. Contudo, essa quantidade de informação pode ser resumida em uma lista,  de nove alimentos que devem ser evitados, não apenas porque comprometem a perda de peso, como também porque são extremamente tóxicos ao organismo.  esses inimigos da saúde devem ser cortados do cardápio ou, ao menos, reduzidos. Veja quais são eles:
Carne processada - Grandes inimigos da saúde cardiovascular, os chamados embutidos possuem uma enorme quantidade de gordura saturada, sal, conservantes e corantes. Além disso, quando absorvidos, produzem substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas.
Pães e massas de farinha branca - Se, por um lado, elevam rapidamente o nível de glicose, por outro induzem a hipoglicemia após um curto intervalo. Para piorar, são pobres em fibras e nutrientes. Faça uma escolha inteligente e consuma alimentos integrais.
Refrigerantes - Além de pobre em nutrientes, a quantidade enorme de glicose dos refrigerantes prejudica a absorção de compostos essenciais como magnésio, zinco e cromo e ainda enfraquece o sistema imunológico, diminuindo, entre outras coisas, sua capacidade de combater o estresse. Para piorar, os refrigerantes são compostos de aditivos químicos que intoxicam o organismo.
Alimentos com pesticidas - A exposição traz sérias consequências à saúde, visto que os resíduos de agrotóxicos se acumulam no organismo. Os malefícios a longo prazo ainda não são muito conhecidos, porém estudos revelam danos ao sistema reprodutivo. Por isso, alimentos orgânicos são os mais recomendados.
Pratos ricos em gorduras ruins (saturadas e trans) - Além de aumentar o nível de colesterol ruim no corpo (LDL), esse tipo de alimento também diminui a concentração do bom, chamado de HDL. O resultado são artérias entupidas e maior possibilidade de enfartes e derrames.
Açúcar - No processo de transformação da cana em açúcar, todos os nutrientes da planta são perdidos. Assim, o produto que consumimos diariamente é rapidamente digerido, elevando o nível de glicose e o acumulo de gordura nas células.
Chocolate - O grande problema do chocolate é sua enorme quantidade de açúcar e gordura saturada. Se você não consegue viver sem um pedacinho, as opções com no mínimo 60% de cacau são as melhores, pois ele é um agente antioxidante.
Comida Fast-food - Elas oferecem uma combinação rica em açúcares e gorduras, inclusive a trans, que, conforme já foi constatado, prejudicam o organismo.
Sal - A dose diária recomendada de sal é de 6g, o consumo acima dessa quantidade pode gerar hipertensão e retenção hídrica. O brasileiro consume em média 12g ao dia.

10 comentários:

  1. Ai, quanta informação boa!!! E vc sabe, que eu amo sal... Mas já comece a me policiar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O açúcar consumo pouquinho por dia, ou quase nada, exceto o q já tá incluso nas frutos e outros alimnetos, a não ser na tpm quando baixa a loucura por doces...
    Mas da lista, difícil é o pãozinho...
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Si adorei o post ótimas dicas bjsss potima quarta

    ResponderExcluir
  4. amei o postt..mas ler (por mais que eu saiba) que o refri (coca minha paixão) e fast-food gente eu amooo inclusive hoje tem jogo..o que significa que a probabilidade de eu comer um lanche é muito grande...combinação perfeita..timão, futbol e lanche...

    mas eu prometo que hoje não...vou participar do desafia das guerreiras..eu vou reristirr


    bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista. É sempre bom lembrar.
    Alguns desses eu já diminuí bastante. Li outro dia sobre um dos chocolates mais saudáveis é feito na Venezuela. Em geral os mais baratos são os que têm mais gordura. Aiii era o que faltava! Pão branco eu praticamente já eliminei.

    ResponderExcluir
  6. Oi..Si, é, a dona M chegou aqui...rs....to passando pra agradecer toda a sua atençao sempre..vc é muito importante pra mim né..te adoro muitão lindona.OBRIGADA!.ótimo dia..bjinhus

    ResponderExcluir
  7. Oii andando por alguns blogs encontrei o seu e vim fazer uma visitinha,adorei e sou uma seguidora agora rsrs,dicas legais viu ,tenho que me policiar mais com as gorduras ruins ,mais eu chego la.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone!
    Adorei as informações e hoje fiz o pedido do Shake, assim que eu experimentar te conto o que achei, obrigada pela dica.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Justamente as coisas mais saborosas são as mais perigosas. Fazer o que né? O nome sacrifício já diz tudo.
    Beijos Si.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a reportagem... so fiquei triste em o chocolate estar no meio...
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!