sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estratégias para diminuir a retenção de líquidos


A retenção de líquidos é o acumulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Freqüentemente as mulheres reclamam de inchaço nas extremidades (pés e mãos) e barriga sendo este o principal sintoma da retenção hídrica.

Alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de sal nas refeições, beber pouca água, falta de exercícios físicos, sapato alto, alterações hormonais (TPM) e calor são as causas mais comuns que levam ao corpo acumular água e conseqüentemente  alterações no peso, que pode representar em média um aumento de um a três quilos.
A retenção hídrica atinge mais as mulheres do que os homens e torna-se mais preocupante quando associada a fatores como pressão alta, processo inflamatório, insuficiência renal ou problemas cardíacos do que  a fatores hormonais (que ocorre na maioria das mulheres).
Ao contrário do que muitos pensam, é fundamental aumentar o consumo de água para melhorar a circulação sanguínea e favorecer a eliminação de substâncias tóxicas através da urina.
A hidratação adequada associada com outros hábitos podem diminuir o inchaço e contribuir para o controle de peso:

  • Hidrate seu corpo: beba 8 a 10 copos de água por dia e abuse nos  chás e sucos naturais sem adição de açúcares.
  • Evite produtos industrializados ricos em sódio como embutidos (salsicha, lingüiça, etc.), frios (presunto, salame, queijos com sal, etc.), temperos industrializados (caldos, temperos em pó, etc.), enlatados (atum, milho, ervilha etc.), alimentos em conserva (azeitona, aspargo etc.), carnes salgadas (bacalhau, carne seca etc.) e condimentos (ketchup,mostarda, shoyo etc.).
  • Fracione em 5 a 6  refeições por dia. Comer mais vezes ao dia e em pequenas porções é fundamental.
  • Diminua o consumo de gorduras animais (carnes com gorduras, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, etc.) e evite frituras e gorduras trans (presente em alguns salgadinhos, pratos congelados, massa folhada, chocolates e frituras).
  • Consuma com freqüência frutas, verduras e legumes. São alimentos considerados diuréticos devido a grande concentração de água.
  • Tome chás diuréticos: chá verde, chá de cavalinha, chá carqueja e chás de ervas claras (cidreira, camomila, erva doce etc.)
  • Troque os refrigerantes e bebidas gaseificadas por sucos cítricos como limão, maracujá, laranja e acerola. Eles são ricos em potássio e ótimos diuréticos. 
  • Reduza o consumo de açúcares e doces.
  • Praticar uma atividade física ajuda a eliminar líquidos e queimar gorduras.

7 comentários:

  1. Eu sofro d+ com retenção de líquido, mas ja estou atenta para esses cuidados. Um bjão. Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. Tenho serios problemas com retencao de liquidos..pelo menos uma vez na semana tomo diuretico...essas dicas acima sao valiosissimas

    bjokas flor

    ResponderExcluir
  3. EU SÓ TENHO UM RIM, ENTÃO JÁ VIU NÉ...VIVO COM RETENÇÃO HIDRICA.. OTIMA MATÉRIA.

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  4. COMPREI A DIETA JÁ E LÁ ESTAVA VC...PARABENS!
    AMIGA EU SOU VITIM DA RETENÇÃ LIKIDA

    ResponderExcluir
  5. Na TPM chego a inchar até 2 kg por causa da retenção e outros fatores.
    Dose né!
    bjocas

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita e um otimo fim de semana. Um fim de semana sem jacadas e com muitas felicidades...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!