Antes de festas ou eventos, procure fazer um lanchinho saudável, pois como nestas ocasiões se come sempre a mais, e geralmente são alimentos com mais gordura, você terá chance de comer menos se tiver menos faminto. Uma fatia de pão torrada com azeite e orégano por cima ou com uma fatia de queijo ou um caldinho de carne bem quentinho podem ser estratégias para forrar o estômago antes de sair de casa. Evite ir a restaurantes do estilo buffet, mas caso vá, procure antes ver tudo o que está disposto, e então escolha aqueles itens que preferir. Em restaurantes, tente trocar o couvert por um antepasto de vegetais ou salada verde ou mesmo um simples e leve carpaccio. Boa alternativa é pedir peixe quando vai à restaurantes! Controle o tamanho das porções de carboidrato e a quantidade de gordura adicionada à ele: cremes, manteiga, molhos, etc.
Limite a quantidade de álcool..... As bebidas alcoólicas também contém calorias, e muitas.....e geralmente vazias, sem nutrientes, com exceção do vinho tinto e da cerveja, que tem lá seu valor nutritivo...... Use-os com moderação para não levar a um excesso de peso.
Þ Ao contrário dos alimentos que passam do estômago para o intestino antes de serem absorvidos, 20% do álcool vai direto do estômago para o sangue. Uma vez que o intestino só consegue absorver 7g de álcool por hora, o álcool começa a se acumular no sangue e afetar o cérebro e outros órgãos, se for consumido em um tempo muito curto. Sabe-se que um homem de tamanho médio leva cerca de 2 horas para queimar as 14 g de álcool presentes em um drinque. Portanto, beba lenta e moderadamente!
Þ O que seria uma quantidade moderada de bebida alcóolica?
Para começar, o efeito do álcool é altamente individual; sua influência depende do tamanho da pessoa, do metabolismo, do que e de quando você come, ou ainda da medicação que está tomando. Se tiver ingerido algum alimento, um ou dois drinques normalmente não devem causar grandes problemas. Veja abaixo o quanto de álcool há, em média, em cada drinque.
Þ Quantas gramas de Álcool têm em média:
* 1 taça de vinho 12g
* 1 lata de cerveja 15g
* 1 dose de uísque 10g
Þ O Álcool contém também bastante calorias, e elas são calorias “vazias”, uma vez que não fornecem nenhum nutriente. Anote as calorias de alguns drinques:
1 lata de cerveja | 150 calorias |
1 dose de uísque | 70 calorias |
1 taça de espumante | 80 calorias |
1 taça de vinho | 70 calorias |
Þ Alguns estudos demonstram que um consumo mais freqüente de bebidas alcóolicas na dieta leva a uma deficiência de proteína, cálcio, fero, vitamina C, A e do complexo B, principalmente B12, B1 e B2.
Þ Jamais beba com o estômago vazio, pois o alimento serve como uma barreira entre o álcool e a parede do estômago, diminuindo a absorção. O alimento também ajuda na passagem do álcool do estômago para o intestino, onde ele será absorvido. E o alimento parece também estimular a liberação de enzimas que ajudam na quebra do álcool antes deste alcançar a corrente sangüínea.
Þ Diluir ou intercalar os drinques com água ou suco de frutas pode ajudar. Alternar seus drinques com sucos e água pode colaborar para a diminuição da velocidade de absorção do álcool.
Qual bebida é melhor?
Certamente o vinho tinto, devido à presença de substâncias funcionais, como a quercetina, que tem um componente imunomodulador; Resveratrol, que diminui a agregação plaquetária, além de antocianinas, catequinas, e taninos.
A quantidade de resveratrol depende do tipo e procedência do vinho. Os franceses costumam trazer mais resveratrol no tipo beaujoulais e o espanhóis nos tipos pinot noir e merlot.
A quantidade de resveratrol depende do tipo e procedência do vinho. Os franceses costumam trazer mais resveratrol no tipo beaujoulais e o espanhóis nos tipos pinot noir e merlot.
Por que é importante comer quando se está bebendo?
É importante comer algum petisco junto com a bebida, para acelerar o metabolismo do álcool, amenizando seus efeitos prejudiciais. Além disso, o álcool é diurético, isto é, aumenta a perda de água pela urina, contribuindo para desidratação. Portanto, não esqueça de incluir bebidas não alcóolicas para hidratar entre seus drinks! Vale água com gás, sucos, club soda, tônica light ou refrigerante light.
Além disso, álcool consome glicose, altera o sistema nervoso central e sobrecarrega o fígado. Quando o estômago está vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente, faz os efeitos se manifestem mais rápido e intensamente. Tentar combatê-los com salgadinhos, patês, maioneses pode sobrecarregar ainda mais o fígado. O melhor que você tem a fazer é, antes de beber, comer frutas, pães com frios leves, saladas, para abastecer-se de glicose.
Durante a hora que estiver bebendo, prefira alimentos salgados, que estimulam a secreção gástrica, como azeitonas, castanhas e queijos.
Se exagerar na dose e ficar um pouco zonzo, nada de ficar tomando café, pois irrita ainda mais o estômago, ao invés disso, coma um sanduíche leve, sucos e frutas, sopa de legumes, ou cereais.
Jamais beba com o estômago vazio, pois o alimento serve como uma barreira entre o álcool e a parede do estômago, diminuindo a absorção. O alimento também ajuda na passagem do álcool do estômago para o intestino, onde ele será absorvido. E parece também estimular a liberação de enzimas que ajudam na quebra do álcool antes deste alcançar a corrente sanguínea.
O que é melhor?
Invista em petiscos saudáveis
q Palitos Sticksy da Elma Chips
q Camarão no bafo ou grelhado
q Palitos de Kani Kama com shoyu
q Mussarela de búfala temperada com pouquíssimo azeite e orégano
q Carpaccio com molho de alcaparra e mostarda
q Tomatinhos cereja com manjericão para petiscar
q Sushi e Sashimi
q Salmão defumado
q Palitos de cenoura, pepino crus e salsão para mergulhar no molho de iogurte batido com hortelã, limão e sal.
q Peito de peru fatiado e enrolado com tiras de melão no palito
q Fatias de berinjela grelhada e recheada enrolada com 1 tomate seco e pasta de ricota com cream cheese light (tipo um rolinho)
q Torradas de alho com pouco azeite e cobertas com um molho tipo vinagrete com bastante tomate (Bruschetas)
q Palmito Assado
q Fundos de Alcachofra
q Cogumelos
q Queijo minas em cubos temperados
q Tremoço
q Milho verde cozido sem manteiga
A alimentação equilibrada deve ser um hábito constante para aqueles que desejam se manter na linha. E a disciplina deve ser ainda maior para os que precisam perder alguns quilinhos. No entanto, a desistência da dieta antes de perder o peso desejado é fato comum. A dieta vive CICLOS – que começam geralmente na segunda-feira e terminam na primeira festa de aniversário, casamento, viagem ou situações divertidas, nas quais inevitavelmente terão delícias gastronômicas.
Qual seria, neste caso, a melhor solução? Não ir às festas? Não, certamente essa solução não é a melhor. Veja as dicas que deixo para você se divertir, sem comprometer sua dieta em diferentes situações:
Aniversários: Tem época que é uma festa atrás da outra, daí tudo cai por terra. Se a festa for tarde, procure não ir em jejum, mas também não vale consumir muitas calorias antes de sair de casa, pois de qualquer forma, irá comer na festa devido ao estímulo e impulso. Sopinhas instantâneas ou shakes de gelatina com frutas podem saciar momentaneamente pelo volume gástrico. Na festa, faça opções inteligentes: se for servido um jantar, procure não petiscar muito, escolha 2 itens para provar. O ideal seria escolher entre consumo extra de calorias ou do álcool ou da sobremesa. Está nas suas mãos.
Casamento: se for um buffet, apesar de mais opções, é bem mais fácil controlar. Neste caso, faça apenas um prato, incluindo vegetais. No serviço à francesa, uma opção é não consumir os pratos até o final, coma apenas50 a 60% de cada prato servido. Talvez a bebida alcoólica seja a parte mais difícil de controlar, mas uma dica é intercalar com bebidas diet ou água e preferir bebidas mais fortes como as destiladas tipo uísque e vodka que demoram mais para ser consumidas; cerveja e prosseco, bebe-se muito rápido. Na hora dos doces, vá com calma, escolha 3 docinhos mais apetitosos e se não gostar na primeira mordida, deixe de lado.
Viagens: é bem verdade que a gastronomia faz parte do roteiro da viagem. Por isso, a idéia não é restringir, mas compensar opções gordas com magras no mesmo dia. Por exemplo: se você vai aquele restaurante fantástico que e terá direito a menu completo, com entrada e sobremesa; neste dia, economize na outra refeição principal com uma salada e/ou sopa, enfatizando vegetais, ou com um sanduíche light. E nos intervalos prefira iogurte light e suco sem açúcar.
Coquetéis: os petiscos de eventos são geralmente tentadores no sabor e na forma que se apresentam: a vontade é de prová-los todos. Portanto, selecione alguns. Dê preferência àqueles que são assados, com massa de pão ao invés de massa de quiche. Recheios mais protéicos como carpaccio, salmão, queijo, camarão, peito de peru, e outros frios são sempre uma opção mais magra e que permite maior saciedade que os patês. Se consumir bebidas alcoólicas, prefira aquelas mais secas, e evite qualquer adição de açúcar.
Churrasco: tente evitar beliscar o tempo todo. Estabeleça um horário para começar e terminar de comer. O básico é fundamental: deixe de lado as gordurinhas aparentes da carne. Por mais que se controle, você consumirá uma quantidade maior de carne – que é fonte de proteínas e gordura. Neste caso, sugiro compensar este excesso diminuindo a quantidade de carboidratos. Sendo assim, passe longe do trio: farofa, arroz e salada de batata. No máximo, inclua 1 pão sem miolo com vinagrete. Por outro lado, tente investir nos vegetais, seja na forma de saladas variadas, ou com tomate e cebola assados na brasa.
A alimentação equilibrada deve ser um hábito constante para aqueles que desejam se manter na linha. E a disciplina deve ser ainda maior para os que precisam perder alguns quilinhos. No entanto, a desistência da dieta antes de perder o peso desejado é fato comum. A dieta vive CICLOS – que começam geralmente na segunda-feira e terminam na primeira festa de aniversário, casamento, viagem ou situações divertidas, nas quais inevitavelmente terão delícias gastronômicas.
Qual seria, neste caso, a melhor solução? Não ir às festas? Não, certamente essa solução não é a melhor. Veja as dicas que deixo para você se divertir, sem comprometer sua dieta em diferentes situações:
Aniversários: Tem época que é uma festa atrás da outra, daí tudo cai por terra. Se a festa for tarde, procure não ir em jejum, mas também não vale consumir muitas calorias antes de sair de casa, pois de qualquer forma, irá comer na festa devido ao estímulo e impulso. Sopinhas instantâneas ou shakes de gelatina com frutas podem saciar momentaneamente pelo volume gástrico. Na festa, faça opções inteligentes: se for servido um jantar, procure não petiscar muito, escolha 2 itens para provar. O ideal seria escolher entre consumo extra de calorias ou do álcool ou da sobremesa. Está nas suas mãos.
Casamento: se for um buffet, apesar de mais opções, é bem mais fácil controlar. Neste caso, faça apenas um prato, incluindo vegetais. No serviço à francesa, uma opção é não consumir os pratos até o final, coma apenas
Viagens: é bem verdade que a gastronomia faz parte do roteiro da viagem. Por isso, a idéia não é restringir, mas compensar opções gordas com magras no mesmo dia. Por exemplo: se você vai aquele restaurante fantástico que e terá direito a menu completo, com entrada e sobremesa; neste dia, economize na outra refeição principal com uma salada e/ou sopa, enfatizando vegetais, ou com um sanduíche light. E nos intervalos prefira iogurte light e suco sem açúcar.
Coquetéis: os petiscos de eventos são geralmente tentadores no sabor e na forma que se apresentam: a vontade é de prová-los todos. Portanto, selecione alguns. Dê preferência àqueles que são assados, com massa de pão ao invés de massa de quiche. Recheios mais protéicos como carpaccio, salmão, queijo, camarão, peito de peru, e outros frios são sempre uma opção mais magra e que permite maior saciedade que os patês. Se consumir bebidas alcoólicas, prefira aquelas mais secas, e evite qualquer adição de açúcar.
Churrasco: tente evitar beliscar o tempo todo. Estabeleça um horário para começar e terminar de comer. O básico é fundamental: deixe de lado as gordurinhas aparentes da carne. Por mais que se controle, você consumirá uma quantidade maior de carne – que é fonte de proteínas e gordura. Neste caso, sugiro compensar este excesso diminuindo a quantidade de carboidratos. Sendo assim, passe longe do trio: farofa, arroz e salada de batata. No máximo, inclua 1 pão sem miolo com vinagrete. Por outro lado, tente investir nos vegetais, seja na forma de saladas variadas, ou com tomate e cebola assados na brasa.
Festas sempre são muito tentadoras msm, procurarei não evitá-las, mas curti-las de forma diferente e saudável.
ResponderExcluirtem selinho pra vc..
bjus
Nossa, esse post foi pra mim...hehehe
ResponderExcluirNão consigo me livrar da bendita cervejinha do fim de semana, gosto tanto...rs
Mas agora escolho apenas 1 dia para beber e sem exageiros. rsrs
Um bjo, amei o seu post de hoje.
Amanhã tenho despedida de solteiro, com o alcool não me preocupo pois não bebo, mas me preocupa o jantar...
ResponderExcluirUFA como é dificil.
Beijo amiga, já te adicionei no msn mas ainda não te «apanhei»...
Putz.. esse post foi programado pra mim é??? kkk
ResponderExcluirTenho um super casamento para ir amanha.. e já sei que vou ficar cercada de gostosuras.. vai ser difícil me controlar...
Si Querida , dá uma passadinha lá no blog para me ajudar a resolver um probleminha de moda... rsrsrsrsrs Preciso de consultoria.. rsrsrsr
Beijos amiga e bom fim de semana!!!
Lola
ADOREI!!!!!!!!!
ResponderExcluirmenina vou te falar uma coisa...qdo saio p tomar uma cervejinha sempre me impolgo e ai que me arrebenta!
tô no zero de bebidas alcoolicas pq assim evito colocar minha semana toda a perder...rsrs
beijos!
ótima sexta!
Adoro seu blog. Adoro todos os post, tem sempre umas dicas legais, ainda mais pra mim que preciso eliminar + de 70kg, pra chegar no meu peso ideal, qualquer dica é mais que bem vinda. Bjs!!!
ResponderExcluirsimoneeee...amanhã tenho festa do meu sobrinho.....ai meu DEUS
ResponderExcluirhahahahaha
bjinhossss e ótimo fim de semana para ti :*
Oi Simone, como é bom conhecer uma colega de caminhada. Tb sou nutricionista e tenho um blog. Vou adicionar vc pra gente trocar idéias.
ResponderExcluirBoas informações vc posta no seu blog. Parabéns! E aí, qdo vc se gradua nutricionista? Eu já tenho 26 anos de estrada e adoro a nossa profissão.Tb tenho 3 filhos (homens)mas ainda não sou avó. rsrsr
Mais uma vez parabéns pelos 48 quilos eliminados. Isto mostra o quanto a RA é determinante na vida das pessoas que querem emagrecer de verdade.
Um gde abraço
Simone, realmente o apelo da comida socialmente é muito complicado.
ResponderExcluirNa minha família qualquer comemoração é festejado com o quê? COMIDA!!!!
E quando falta motivo pra juntar o pessoal o que se faz? AH, uma lasanha aqui, uma feijoada alí, ou o bom e velho churrasco...
Não é fácil não, só persistindo mesmo...
Adoro o clima q fica com essa musica de fundo!!!!!
Bjocas!
oi Si muito boa essas dicas viu, sabe meu medico me disse tudo isso hoje.
ResponderExcluirDepois passa no meu blog para vc ver os detalhes la da cosnulta.
Coisas que vc ja tinha me ensinado né Si, mas foi otimo porque estou com mais garra viu.
beijos linda bom final de semana.
Nossa... perfeitas e super úteis as dicas viu amiga??? Inclusive amanhã tenho um casamento... o buffet nem me chama tanto, mas os docinhossssssssss... minha tentação rsrsrsrsrs.
ResponderExcluirVOu me controlar ;)
Bom final de semana!!!
Bjossssss
Vim agradecer a visitinha no meu blog! Um ótimo final-de-semana para vc tb. Prometo que volto aqui, assim que tiver um tempinho, pra conhecer melhor teu espaço virtual, rs.
ResponderExcluirAbraços.
AI AI AI,O QUE SERIA DE NÓS SEM SUAS DICAS EM SIMONE ????
ResponderExcluirTE ADOROOOOOOO
BOM FDS DE R.A
BJÃOOOOOZÃOOOOO DA PRIK@
inchalla amiga....quando for a hora do meu bebe chegar, Deus providenciara neh
ResponderExcluirbjokas e um lindo dia
Amiga como assim: uma lata de cerveja tem 150kcal?!
ResponderExcluirO.o
Tô perdida!..rs
Amei o post, vc sempre trazendo informações novas, bom demais! =D
Beijoos no ♥!!!
Oi Simone!
ResponderExcluirMuito legal as dicas!
Um lindo FDS pra vc tb!
Oi Simone é uma vergonha dizer mas também bebo quase todo fim de semana,mas quero mudar isso antes não bebia de jeito nenhum foi meu marido que ensinou a beber, este fim de semna vou tentar ficar só no suquinho ou água mesmo.
ResponderExcluirbeijinhos
adoooo voçes parabes
ResponderExcluir