domingo, 23 de maio de 2010

Aprenda a receita de cinco caldos de legumes cheios de sabor e benefícios


Foto: Getty Images
As noites frias do inverno são o momento ideal para consumir os saborosos caldos à base de legumes. O preparo é prático, rápido e os benefícios à saúde são diversos.  Você já provou, por exemplo, um caldo de cenoura? O alimento é fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce, aumenta a imunidade e ainda combate infecções.
Fãs de couve encontrarão no caldo verde uma ótima opção. A hortaliça é rica em vitamina C e cálcio, que ajuda a evitar a osteoporose. Já a mandioquinha, também muito utilizada em caldos, contém minerais como fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B. O caldo de tomate é rico em licopeno, substância que reduz o risco de câncer de próstata e também contém vitamina C, que contribui para aumentar a resistência às infecções e ajuda na cicatrização.
Para temperar os caldos, a nutricionista Laisa Alves, do Oba Hortifruti, recomenda a cebola. “Ela é rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio e é um excelente diurético, que ajuda na eliminação das substâncias tóxicas”, diz.  De acordo com Laisa, o preparo dos caldos pode ser feito na panela de pressão, sendo que os alimentos devem ser colocados na água fria para melhor extração das vitaminas e minerais.
Caldo de cenoura
Ingredientes: 300g de cenouras; 400g de batatas; 1 tablete de caldo de legumes; 1 peito de frango; 2 colheres (sopa) de molho de tomate; 2 colheres (sopa) de margarina. Tempere a gosto.
Modo de preparo: cozinhe as cenouras e as batatas, bata no liquidificador e reserve. Cozinhe o frango, desfie e reserve. Coloque numa panela 2 colheres de margarina com um pouco de tempero, o caldo de legumes e adicione o frango desfiado. Em seguida, acrescente o caldo de cenoura com batata e adicione 2 colheres (sopa) de molho de tomate. Deixe ferver e sirva com pão francês.
Caldo de batata
Ingredientes: 1kg de batata inglesa; 2 cebolas; 2 tabletes de caldo de frango; 1 peito de frango.
Modo de preparo: coloque a batata descascada com a cebola para cozinhar. Após cozida, bata no liquidificador. Cozinhe o peito de frango e o desfie. Leve a batata batida no liquidificador à panela. Coloque o caldo de frango e acrescente sal, se necessário.
Caldo de mandioquinha
Ingredientes: 1kg de mandioquinha; 2 litros de água; 400g de bacon em cubinhos; 1 cebola grande; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de queijo ralado.
Modo de preparo: ferva a mandioquinha em 2 litros de água. Depois, bata tudo no liquidificador e reserve. Frite a cebola no azeite, junte o bacon, o caldo da mandioquinha e o queijo ralado. Apague o fogo e coloque o creme de leite.
Caldo de couve
Ingredientes: 1 maço de couve; 2 gomos de linguiça calabresa picados; 1 colher (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de coentro; 800g de batatas; 1 cebola; 2 dentes de alho; sal a gosto.
Modo de preparo: lave e corte a couve em pedaços. Cozinhe a couve com a cebola, as batas e o alho. Tempere com sal, espere esfriar e bata no liquidificador. Frite a calabresa no azeite e misture com o caldo da couve. Acrescente o coentro e sirva.
Caldo de tomate
Ingredientes: 1 colher (sobremesa) de azeite; ½ cebola picada; 1 dente de alho picado; 300g de tomate picado, sem pele e sem semente; 1 copo (200ml) de água fervente; 1 colher (sobremesa) de purê de tomate; ½ copo de iogurte natural desnatado; uma pitada de açúcar; sal a gosto.
Modo de preparo: aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte os outros ingredientes, exceto o iogurte, e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Acrescente o iogurte e sirva.


18 comentários:

  1. Oi Simone!Obrigada por escrever para mim... quando você esteve em blog de poesias, não estava aparecendo meu blog novo. www.inimigodesejo.blogspot.com Simone, preciso MUITO de ajuda! Onde posso ler como você começou, o que fez, quais atitudes adotou para essa vitória...me ajuda!

    ResponderExcluir
  2. nossa Simone, quanta diferença! Parabéns pelos resultados

    ResponderExcluir
  3. Amo ver estas fotinhas de transformações...borboletinhas que sairam do casulo......linda!!! Nos mostra que realmente tudo se pode qdo acreditamos. PARABÊNS SEMPRE!!! Um delicioso domingo de PAZ pra ti, menina. BACC

    ResponderExcluir
  4. as fotos registram a guerra vencida....



    bjooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Si!

    Nossa que delicia essa receita hein!Eu por esses dias to tomando caldo de legumes,é parecido com o caldo de cenoura,mas não coloco batatas!
    Olha deixei um selinho no meu blog pra você!Passa lá e dá um olhada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga saudades d passar por aqui,ms ando mt ocupada e só posso fzr visitinhas aos fins d semana,minha linda adoro sopas,caldos,cremes,etc..boas dicas!! Si um domingo e uma semaninha linda e leve,fica com Deus,bjinhos..

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiiii...Si!
    Obrigado pela dica...adorei!
    Tenha uma ótima semana...
    BjO

    ResponderExcluir
  9. Oi Lindona
    Esta melhor?
    Adorei as receitas, vou aproveitar pq aqui no sul é frio demais , tudo q é quentinho é bem vindo...tenha uma bela semana.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. eita coisa boa esses caldos viu??? Uma semana super light! bjus!

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga, que delícia.
    Agora que tá chegando o friozinho né?
    BEIJOS E BOA SEMANA.

    ResponderExcluir
  12. Otima essas receitas , parecem deliciosas , hummm amo mandioquinha ..rs

    Beijossssss otima semana !!

    Nanda
    http://vaidosapontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nesse frio bendito tem coisa melhor do que um caldinho???? Amei as receitas e se ja naum tivesse feito o meu de palmito hj ia experimentar um desses! Boa semana si. Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Simone, aqui na minha cidade agora nessa época aparece diversos tipos de caldo, mas nenhum desses que você falou aí. Mas eu conheço um maravilhoso que é de aimpim. Será muito calórico? Ele é bem parecido com o de mandioquinha e fica extremamente maravilhoso.
    Uma ótima semana pra você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada amiga pela motivação amiga :), ainda durante o fim de semana andei as escorregadelas mas, cá me casa já nem a doces por isso foram pequenas :), agora vou voltar a luta :). Adorei as fotos do antes e depois, vc esta linda
    bjs clau

    ResponderExcluir
  16. oi Si! Amei essa receita de caldo de couve! ja deixei todas anotadinhas aqui pra fazer uma chantagem pra mami fazer pra mim essa semana (aproveitar o friozinho de sampa) haha beijos lindona

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Si minha amiga lindona que saudades essa nossa correria né amiga, mas você sempre em meus pensamentos e no meu coração.
    Adorei essa materia com a modelo mais cheinha.
    E você viu que engraçado para ela isso não é problema e nunca houve cobranças da familia e ainda de quebra ela tem varios livros de receitas e adora cozinhar com marido.
    E não tem paciência de contar calorias, pelo visto vemos que p vale é ser feliz mesmo.
    Mas ca entre nós amiga, ficar em forma não tem preço te adoluuuuu um beijão no seu coração.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!