quarta-feira, 12 de maio de 2010

Farinha de banana verde aumenta a sensação de saciedade

Foto: Mauro Holanda

Fonte de fibras, vitaminas C e do complexo B e minerais como o magnésio e potássio, a banana é um alimento indispensável para quem quer manter o corpo sábio – e esbelto. Essa fruta é excelente opção para quem malha, quem sofre com problemas digestivos, vítimas da tensão pré-menstrual, assim como aqueles que têm cãimbras.
Para obter esses ganhos todos é preciso consumir a fruta ainda no processo de maturação, ou seja, verde. É nessa etapa que ela está rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que possui comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, pois não sofre degradação no intestino delgado.
“O amido resistente consegue passar por todo processo de digestão sem sofrer hidrólise (quebra enzimática), isso proporciona benefícios para o organismo, como controle da glicemia e maior sensação de saciedade”, afirma Natália Dourado, nutricionista consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais.
Para que se chegasse à fórmula ideal de consumo da banana – solução interessantíssima para quem não se vê comendo uma fruta verde –, esse alimento passou por diversos testes no laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Os pesquisadores desenvolveram então a farinha de banana verde, que é comercializada a cerca de dois anos, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Natália esclarece que o amido resistente presente no alimento não sofre digestão nem absorção, comportando-se como se fosse uma fibra solúvel e por isso ele gera uma maior sensação de saciedade, além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando grandes picos de glicose e consequentemente, grande carga de insulina.
A farinha de banana verde é prática e como possui sabor neutro, pode ser utilizada em diversas preparações como substituta à farinha de trigo, e também adicionada diretamente em alimentos como sucos, saladas de frutas, iogurtes e até mesmo diretamente em um copo de água. A recomendação diária de consumo são 10 gramas, o que equivale a uma colher de sopa. A nutricionista Natália Dourado sugere uma receita de bolo preparado com o alimento:
Bolo de Farinha de Banana Verde
Ingredientes:
1 ovo grande caipira ou orgânico
¼ de xícara de açúcar mascavo light
1 xícara de farinha de banana verde
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de chá verde
¼ de xícara de óleo de canola ou soja
1 colher de sopa de levedo de cerveja
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Bananas cortadas em rodelas
Modo de Preparo:
Antes de iniciar esta receita, ligue o forno (180°C). Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o chá e as farinhas. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Após bater bem, acrescente o fermento em pó. Bata por mais 2 minutos. Coloque numa forma untada com óleo de canola ou soja, adicione a massa, acrescente por cima as rodelas de banana e asse até dourar.

4 comentários:

  1. ai eu olhei essa foto me bateu aquela vontade de devorar tudo..mas pera ai..pra que ne?
    isso seria bom no momento mas depois eu sei que iria ficar tri estressada pq comi..
    entao vamos la..uma fatiazinha chega..eu não preciso de tudooo..
    opa vamos mudar essa cabeça de gorda..
    adorei as dicas desse bolo..
    Mas não vou arriscar em fazer no findi..pq ainda estou na fase de compulsao..não posso ter nada em casa por enqnto..até eu não aprender e me controlar...

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Simone, oiiiiiiiiiiiii querida! Que pena que não consigo encontrar farinha de banana onde vivo :( Desde que começei a emagrecer gosto muito mais de cozinhar, por incrível que pareça. A qualidade vem antes da quantidade! Beijos e obrigada pela partilha de conselhos sempre sábios:) beijos

    ResponderExcluir
  3. Q bolo liiindo
    Olha o pensamento de gorda rsrs
    Já sabia sobre a farinha, mas soube mais agora ;D
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa receita e já favoritei! :D

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!