quarta-feira, 12 de maio de 2010

Onde encontrar as gorduras que fazem bem à saúde

Foto: Getty Images

Há muitas evidências de que a gordura monoinsaturada, presente no azeite, pode ter efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, principalmente o azeite não refinado ou virgem. “Além de gordura monoinsaturada, o azeite contém altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis”, afirma  a a médica Ellen Paiva, diretora do Citen. “Essa associação de compostos parece ser o fator responsável pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória. São estas características que colocam as fontes de gordura monoinsaturada no ranking de alimentos com grandes chances de atenderem às alegações de funcionalidade”.
Outras gorduras com esses benefícios são aquelas presentes nos óleos vegetais como os de canola, milho, girassol e soja; sementes oleaginosas como a linhaça e peixes de águas geladas e profundas como o salmão. “Trabalhos científicos comprovaram a capacidade dessas gorduras de proteger a saúde do coração ”, diz a especialista.
Entretanto, todos os trabalhos científicos que demonstraram o poder das gorduras insaturadas foram realizados em vigência de redução de gorduras saturadas, dificultando assim, a avaliação apropriada dos benefícios isolados das “gorduras do bem” em relação à proteção cardiovascular.
“Além disso, para atender às recomendações de consumo das gorduras insaturadas, basta a ingestão moderada de azeite e óleo de soja ou de canola. Não há nenhum benefício extra na suplementação destas substâncias em alimentos industrializados ou em cápsulas”, finaliza Ellen Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!