Madrugada chegando, nada para fazer, até que de repente surge aquele desejo árduo de consumir - compulsivamente - alimentos da sua geladeira. Então, você parte para o ataque e devora todos os doces e outras uloseimas que lá estavam até que, minutos depois, sente um remorso avassalador
Se você já passou por esta situação, aproveite o momento para se questionar: você sabe identificar a 'fome fisiológica' e a 'vontade de comer'? O significado de fome no dicionário é 'sensação causada pela necessidade de comer'. A alimentação é uma necessidade fisiológica do organismo e é através dela que conseguimos nos manter vivos.
É evidente que nos alimentamos também por prazer, procurando bem-estar físico, mental e psicológico para assim, ter disposição e bom humor. Além disso, a alimentação está envolvida em diversos eventos sociais com amigos e familiares: festas, restaurantes, churrascos e bares, dos quais, não podemos e não devemos escapar.
Muitas vezes, o desejo de consumir alimentos 'além da conta' surge quando a pessoa transfere algum sentimento ruim - decepção, dor, carência ou frustração - para o alimento e, desta forma, acredita que encontrará o bem-estar novamente através do prazer que o excesso do alimento proporciona. Porém, neste ponto há um grande equivoco. É necessário que se busque um equilíbrio em vários fatores da nossa vida, dentre eles, na nossa alimentação.
Acho que exagerei e agora?
Durante um programa de emagrecimento, é necessário que seja feito um controle do processo a cada etapa. Isto significa que, quando você perceber que comeu mais do que deveria, não adianta se sentir desestimulado e pensar que não faz mais sentido desejar perder peso. Neste momento você terá dois caminhos: ou deixa sua meta para trás, ou dá a volta por cima e decide, realmente, que precisa tomar uma atitude.
Se você optou por tomar uma atitude e está determinado a emagrecer e conseguir se controlar diante das guloseimas e petiscos calóricos da sua geladeira, atente-se às orientações abaixo:
Lembre-se que você tem uma necessidade calórica diária para atingir e, para que ela não seja ultrapassada (o que leva ao ganho de peso), temos uma grande dica: saia da mesa com a sensação de "estou satisfeito". Pare e pense, se você já comeu o suficiente para matar a fome está na hora de deixar o garfo de lado. Mesmo que ainda caiba um pouquinho, pois este é o excesso.
Oi Si!
ResponderExcluirAmei seu post!
Pq sumiu do meu blog?Eu falei algo que não gostou?
Bjos
Amiga linda
ResponderExcluirMuito obrigada pelo seu carinho e pelos elogios, vindo de vc me sinto lisonjeada!Vc é uma vencedora, te admiro muito pela sua postura e pela preocupação que tem com as outras pessoas!!!!
Hj postei uma foto minha de antes e depois, nunca tinha postado..hehehehe
Bjãoooooooooooo querida
Nossa!!!!!Confesso amiga que tenho me esforçado muito prá não pecar...mas é muito difícil,pois tudo ,tudo mesmo parece delicioso quando se está comendo só o necessário.Já cheguei ao ponto de colocar na boca e jogar fora,com uma culpa enorme.Tento emagrecer já +ou-3 anos e só agora estou tento atitudes de PENSAR MAGRO.Muito ,muito cansativo,pois RA,mexe mais com a cabeça que com o estômago...Mas lutar é assim mesmo né????Beijos e adorei suas dicas.
ResponderExcluirBom dia!!!
ResponderExcluirSimone estou sentindo uma vontade louca de comer carne vermelha, faz dias que não como e não paro de pensar nisso fico até com raiva de mim queria tanto deixar de comer carne, mas não sei o que fazer já tentei até a proteina de soja mas só de pensar agora pra escrever me revolta e sei que não é isso que quero comer.
Aih Simone não estou com fome de carne estou com vontade de comer carne estou em crise companheira, acho que vou acabar cedendo pra essa vontade maldita.
Estou tentando me acalmar e pensar um pouco sei que já mudei muito e não quero desanimar.
Ops!! desculpa tudo isso e que teu post caiu como uma luva
ótimo dia
beijinhossss
Oi amiga!
ResponderExcluirGostei muito das dicas! Estava olhando suas fotos (do mosaico) do post anterior. Nossa amiga, nem parece a mesma pessoa, n me canso de te dar meus parabéns e ter muita admiração por vc! VC VENCEU! Tem que sempre se orgulhar de vc mesma, do que conquistou! O que aquela foto com a blusinha branca, arrasou geral!!! Beijos, força sempre!!!
Oi Simoneeee!
ResponderExcluirEu sempre fico em dúvida se tô com fome mesmooo..
Agora preciso comer de 2 em duas horas. E nem sempre tô com vontade..droga!
hahahahaha
Amiga..faz um post sobre suplementos alimentares! Tô querendo saber sobre isso..tô tomando maltodextrina.. e tô apreensiva com isso.
beijo
Queria obrigada pelos incentivos sempre viu
ResponderExcluiruma boa semana pra ti também
Bjos
Oiiii,
ResponderExcluirBom dia!!!
Minha geladeira deveria ser igual a da foto, kkkkkkkkkkkkkkkk, cheia de frutas... Na minha as frutas se misturam com um montão de coisas q não devo comer kkkkkkkkkkkkkkkkk... Mas ta valendo.
Bjão querida!
nossa amiga vc post coisas que ajuda d++++ as vezes to desanimada ai vem vc e me anima !!!! graças a deus que te achei rsrsr bjkas fica com deus ♥♥♥
ResponderExcluirImportantíssimas essas dicas, as vezes comemos por causa de sentimentos, por frustrações... O blog me ajuda muito pois qdo a tarde vem a fome, vou para a net e qdo to ocupada, nem vejo o tempo passar...
ResponderExcluirAcho que esse meu desanimo, ou mesmo a dificuldade da RA esteja sendo pois a endocrinologista esteja marcada só para julho e eu tenha estado com medo de não conseguir ir em frente sozinha, mas vou colocar na minha cabeça que eu me basto, sei o que tenho q fazer e além do mais, o que ela vai fazer na proxima consulta? me pesar e talve mudar algo no cardápio... engraçado como criamos dependencia em tudo né! Vou me superar amiga e obriaga por seu apoio sempre é muito importante saber q não estou só!
Essa imagem da geladeira no início do post, é ótima, vc abre e só tem frutas e sucos nada engordaite, é da sua geladeira? É sempre melhor assim, pois aí não tem riscos de pegar ua torta, ou um sorvetinho sem quere querendo...
bjocas
Já não sinto compulsão por comida à noite, é difícil, mas hoje estou com raiva de mim, comprei no supermercado (dizia na caixinha = espetinho de peru) e quando comecei a grelhar era carne de porco. Por causa dessa m.... eu não vim caminhado para o trabalho porque o almoço atrasou e ainda comi 3 pedaços porque ja nao dava tempo de preparar nada. Amanhã vou reduzir as calorias que é para compensar. Hoje quando chegar do trabalho vou suar a camisa, senão não vou ficar bem, sinto-me aborrecida com o que aconteceu e por isso ter afetado a minha rotina da R.A. Desculpa o desabafo amiga! bjs, adoro tu.
ResponderExcluirPor aqui muita vontade de comer, a fome é bem pouquinho.
ResponderExcluirbjo :)
Sabe o que eu acho muito difícil? Só me concentrar na comida quando estou comendo. Eu me alimento regularmente sozinha e é muito difícil e incômodo ficarmos só eu e ela... Estranho, né? Vou pensar melhor sobre isso, levar pra terapia...
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, beijinhos
Esse post realmente foi muito bom!!
ResponderExcluirMuitas vezes comemos com os sentimentos. E tudo q há pela frente.
Mas se no esforçarmos a gente consegue sim pensar antes, basta ter disciplina, não é mesmo?
Bjinhus
Oi linda.. adorei as dicas de hoje.. preciso muito saber separar essa vontade de comer (compulsividade) que insiste em ficar na minha vida.. beijos
ResponderExcluirOi Simone,muito obrigada por me seguir,preciso muito de ajuda...Seu blog é muito interessante e eu estou precisando mudar meus hábitos alimentares e outros probleminhas mais...Parabens pela determinação quero ter pessoas assim como exemplo.Também tenho 3 filhos e o ultimo só te 2 meses...o problema é que estou numa neura...Sabe como é as roupas não servem,me acho feia...mas enfim,Se puder me ajudar serei muito grata.
ResponderExcluirBoa Semana...Beijos!!!
Oi, Simone
ResponderExcluirvocê sempre com seus post maravilhoso, amiga obrigada pela a companhia, beijos.
Olá amada,
ResponderExcluirque verdade vc disse aí...
chega final de semana é tao dificil,
quando se tem uma recaida é tao dificil prosseguir.
Final de semana eu sai da minha cota diaria,
e até agora nao consegui retomar a dieta.
Mas o teu blog tem me dado um grande incentivo.
Que Deus continue te abençoando!
Beijos!!!
oi linda!!!!
ResponderExcluirvc é uma pessoa muito iluminada , vc sempre da força pra aquelas que estão precisando. e pode ter certeza vc é minha musa inspiradora . gostaria muito de um dia conhece la pessoalmente. te adogooooo.
bjs!
Adorei seu post, suas mensagens são muito úteis viu...bjinho
ResponderExcluirai si, a fome oculta me mata
ResponderExcluirBjinhos e boa noitinha :*
hehehe o que dizer dest post??? ADOREI A GELADEIRA heheh pena q naum como nada disso hehehehe....
ResponderExcluirAh! mas tipo eu estou trocando tipo na minha geladeira smepre tme ADDEs, peito de peru, queijo branco e iorgute light coisas q eu gosto e não fazem tão mal...
Bjos
Aorei tdddd nesse post...
ResponderExcluire minha geladeira esta ficando ligth...rsrs
bjo gde e boa semana
Olá amiga saudades d t minha linda!!como smp palavras esclarecedoras,ótimo post!!uma linda e leve 4ª feira,bjinhos..
ResponderExcluirOlha ja tive muita compulsão alimentar , hj ja me controlo bem melhor, mas em dias de TPM o bicho pega ... sei bem como é terrivel , mas com o tempo a gente vai aprendendo a se controlar ..bjus
ResponderExcluirOlá, linda!
ResponderExcluirEstou aqui lendo o seu post e me lembrando da minha mãe, que sempre me diz que, ao sentar à mesa temos que fazer a pergunta para nós mesmos: estou com fome, ou com vontade de comer?
A compulsão alimentar é uma coisa terrível, só quem vive ou já viveu o drama sabe o quanto é difícil. Sabemos que transferir sentimentos para a comida é ruim, mas quando percebemos, já foi.
A reeducação alimentar é um caminho longo e árduo, hoje compreendo isso. Antigamente, eu achava que era fazer uma dieta bem restritiva e, depois de emagrecer, voltava-se a comer como antes, mas hoje vejo que não: mudar hábitos é necessário.
Bjus!
Minha querida amiga, eu não desapareci e muito menos me eskeci de kem me tanto ajudou, jaamais faria isso, eu te adoro muito .
ResponderExcluirMas infelismente o meu sobrinho foi operado a cabeça para retirar um engioma e foi uma semana deveras corrida e agitada, mas está tudo a voltar ao normal.
Espero ke esteija tudo bem por ai, com filhos e Marcelo.
Beijos amiga do meu coração
Olá, hoje entrei e vi sua postagem sobre ter fome ou vontade de comer...me sinto muito mal comigo mesma, pois não consigo ter a coragem de seguir em frente em me alimentar direito. Engordei quase 10 kilos em 1 ano e perdi todas as minhas roupas, me sinto super feia e toda vez que coloco na minha cabeça que vou começar uma dieta de verdade não consigo chegar no 2º dia....mas vou tentar...eu preciso....Muito legal esse blog, vou visitá-lo todos os dias.
ResponderExcluirGrande beijo e até a próxima postagem