segunda-feira, 21 de junho de 2010

Síndrome do Comer Compulsivo

 FOTO: SÍMBOLO IMAGENS

Considerada como o mal do século, a ansiedade interfere tanto na saúde, que pode levar a um distúrbio alimentar difícil de controlar
Os nomes vão se multiplicando. As síndromes vão surgindo. Esta, com a sigla SCC, tem, na sua base, o mal do século: a ansiedade. “São pacientes, em sua maioria, com baixa autoestima, preocupados com o peso corporal, mas incapazes de mantê-lo na faixa normal, que manifestam grande instabilidade emocional frente ao alimento e com antecedentes de vários tratamentos para emagrecer, quase sempre sem sucesso”, afirma a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva (SP). Ela revela tudo sobre a SCC. Confira:
O que significa essa síndrome?
É o transtorno alimentar mais freqüente na prática clínica e a característica comum a todos os pacientes é a ansiedade. À medida em que procuramos entender a relação entre a obesidade e uma série de transtornos psiquiátricos, podemos constatar que um número muito grande de obesos preenche os critérios de diagnóstico de algum dos distúrbios alimentares. E, entre eles a compulsividade no ato comer, ou seja, o comer independente da fome.
O que acontece com um comedor compulsivo?
Os episódios compulsivos não são simplesmente comer muito em pequeno espaço de tempo. Há algo muito próprio nesses casos: a impossibilidade de se conter e a perda do controle sobre a alimentação. Muitas vezes o paciente ingere tudo aquilo que encontra na geladeira ou na despensa. Devora a fruta, o iogurte, a bolacha, um resto de suco, arroz frio, leite, chocolate, etc, gostando ou não do que ele encontra. Muitos pacientes atingem até a exaustão e a dor física.
Depois, surge a culpa e o vômito, como os bulímicos?
O que distingue estes pacientes dos que apresentam bulimia é que estes param neste ponto. Os bulímicos realizam uma série de atitudes compensatórias como o vômito autoinduzido, o uso de drogas laxantes, diuréticos, hormônios tireoideanos, anfetaminas; praticam exercícios físicos excessivos ou fazem dietas drásticas que chegam ao jejum.
Para eles, o alimento funciona como recompensa?
As relações entre alimentação e afeto são abordadas pela maioria dos psicanalistas, que procuram relacionar o ato de alimentar uma criança com o desencadeamento de sensações de prazer, conforto, proteção e aconchego. Fortalecendo-se o elo entre comida e sentimento. Os bebês não choram apenas por fome e se forem atendidos sempre com a oferta de alimentos para acalmar o seu desconforto emocional poderão construir relações negativas ou equivocadas entre alimentação e afeto. Esse padrão tende a se perpetuar na infância e na vida adulta, gerando adultos que costumam se presentear e se acalmar somente com alimentos. E o fazem de maneira compulsiva.
Qual seria a forma de tratamento desses pacientes?
A terapia e a psicanálise são grandes aliadas. Além delas, uma formulação dietética realista e individualizada, com a atuação de uma equipe de nutrição familiarizada no tratamento desses pacientes faz toda a diferença. Finalmente, a associação de medicamentos sacietógenos, antidepressivos e ansiolíticos completam uma das linhas mais bem-sucedidas de recuperação.



13 comentários:

  1. aiii..estou me tratando num psiquiatra..mas nao fez efeito nenhum nesses 20 dias que estou me tratando..precios mesmo eh de uma terapia..pq nao vou conseguir sozinha vencer a compulsaõ..que vicio esse meu ne..pq compulsao eh um vicio..
    pena que essas terapias sao mto caras..devia ser tudo com planos de saude..mas os planos nao cobrem esse tipo de terapia..
    obriogada pela informação..
    tenho compulsao..as vezes compenso em laxantes..sei que estou errada..mas tenho que sair dessa logo..
    bjos querida bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  2. ai a compulsão é complicado mesmo,

    o dificil é se controlar,

    mas a gente tenta né,


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não era assim.
    Comia, mas não era assim desesperador.
    Não assaltava geladeira.
    Nem comia porcaria.
    Era uma ótima comilona noa lmoço e e na janta!
    hahahahaha
    Adoro teus posts que trazem cultura e comportamento prá gente!!!
    beijo Simone

    ResponderExcluir
  4. Já me tratei com um psiquiatra e faço terapia a 2 anos .Isso mudou muito a minha vida e minha compulsão...

    ResponderExcluir
  5. oi flor passando para deixar um beijo
    otima semana

    ResponderExcluir
  6. Muito complicado a compulsaõ né?e tem gente que sofre muito com isso.
    Não pode deixar de lado qdo a coisa é mais seria,e a gente vai tentanto nos controlar né
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu vou começar a tomar um remédio controlado contra ansiedade e ver se funciona... pq a minha compulsão é mais por ansiedade mesmo! Heheh!

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. passando pra deixar um oi...e dizer ke suas matérias são ótimas... boa semana.bjoks

    ResponderExcluir
  9. Oi si...sabe, eu sou compulsiva, não tenho como fazer terapia agora, mas preciso muittoooo, sabe, vou fazendo a dieta, vou controlando, mas de repente....caio no buraco da perdição e como até passar mal...é terrível, além da sensação de auto-destruição...o espelho reflete a atitude...mas sabe é uma doença e precisa ser tratada como tal, eu me considero viciada em comer e preciso de reabilitar...como se fosse grogas mesmo...é difícil, mas vou vencer...ver vc assim magrinha nas fotos me inspira...
    bjinhos
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. A ansiedade... O meu problema... Mas estou a tentar melhorar... E sozinha... Vamos ver se consigo... Bjinhos e parabens pelos assuntos e posts ;)

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga! tenho certeza que toda a gente que dá uma jacada ou não consegue manter a alimentação leve é pq sofre do mal da ansiedade, esta maldita, acaba por nos fazer entender que embora nós tenhamos falhado em algo podemos nos recompensar com comida, que é algo que sempre temos em casa e nos sacia qualquer coisa e não resolve o nosso problema. Eu sofro desse mal, acho que toda mulher mesmo que na tpm sofre com isso. O negócio é tentar controlar mesmo, fechar a boca e dizer Não, manter o controle...é difícil mas, é um exercício cotidiano que um dia acabamos por aprender direitinho e aí depois não há nada exerça mais controle sobre nós do que nós mesmos. Beijo amiga! muito legal o post.

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu tenho esta síndrome. A terapia psicológica associada ao exercício e a nutricionista é o que está funcionando pra mim. Como não quero usar medicação, controlo minha ansiedade com acupuntura, florais e terapias afins. Devagar estou conseguindo mais controle! Muito bom este post.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. nossa que legal seu post bem educativo!!! nao tenho compulçao mais tenho gula e isso tb é ruim!! nao devoro tudo q tem na geladeira mas as vezes como sem sentir fome como apenas por ser gostoso
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!