quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fracionar as refeições ajuda no emagrecimento


A correria do dia-a-dia faz com que muitas pessoas se acostumem a ficar várias horas sem se alimentar. Dificuldades, para isso, estão longe de existir, pois, “felizmente ou infelizmente”, o nosso corpo se adapta facilmente a essa inadequada situação.

Pessoas que prolongam exageradamente o tempo entre uma refeição e outra, submetem o corpo, ainda que inconscientemente, a economizar energia. O metabolismo passa a ficar mais lento, pois o corpo “não sabe” quando será a sua próxima refeição. Com isso, a dificuldade de controlar o apetite fica inevitável.

Um baixo número de refeições feitas no decorrer do dia, reflete-se em refeições sobrecarregadas, tanto em quantidade quanto em calorias, o que proporciona um desequilíbrio para a saúde e, muitas vezes, um ganho de peso desnecessário. A mastigação, a função digestiva e o equilíbrio do peso passam a estar prejudicados nesta situação.
 
Aquela falsa idéia de que “quanto mais tempo ficar sem comer mais rápido emagrecerá” é uma agressão para o corpo. Cientificamente, se tem comprovado que refeições fracionadas de três em três horas estimulam o metabolismo a gastar energia com o processo de digestão e absorção, evitando o consumo excessivo de alimentos nas próximas refeições e não sobrecarregando a função digestiva - o que exigiria maior produção dos sucos digestivos. O bom hábito ainda facilita a mastigação, que, se feita da forma correta, é um fator a mais para o aumento da saciedade.
 
Comer mais vezes no decorrer do dia não significa comer mais do que o necessário. O fracionamento das refeições deve buscar a presença de produtos saudáveis e diversificar o consumo, controlando as quantidades. Frutas, iogurtes, barrinhas de cereais, barrinhas de frutas, cereais integrais são excelentes escolhas para intercalar-se entre as refeições principais.

As refeições no decorrer do dia devem garantir todo o equilíbrio nutritivo que se prega no Guia Alimentar da Pirâmide dos alimentos. As opções são inúmeras, o que falta para as pessoas é organizarem-se para este costume tão simples e necessário para a saúde.

Não espere ter fome para comer. Se programe. No começo pode parecer difícil, mas, como já foi comentado, o nosso corpo se adapta a incontáveis situações que oferecemos a ele. Portanto, dar o primeiro passo - e ver o resultado disso - depende da atitude e paciência de cada um.
 

20 comentários:

  1. Isso é verdade. Adorei a matéria.
    O segredo é sempre andar com lanchinho e frutas.
    Senãos as guloseimas serão inevitáveis.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Simone!
    Hoje como de 3 em 3 horas religiosamente. e se não consigo fico estressada.
    hahahahaha
    Não funciona, e pena que muita gente faz isso, de não comer para emagrecer.
    Horrível.
    Uma cultura da dieta totalmente errada!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo. Temos que aprender a planejar e organizar nossa alimentação do dia seguinte, fica bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. Ainda existem pessoas q acreditam q se ficarem sem comer vão emagrecer mais rápido. O q elas não sabem é q o nosso organismo está de olho bem aberto e assim q ela voltar a comer normalmente ela irá sofrer.

    Boas dicas.

    bjbj

    ResponderExcluir
  5. já estou tão habituada a comer de 3 em 3 horas que meu estômago avisa que é hora de se alimentar!!! rs

    bjusss

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria Simone. Mandei pro meu namorado que é um teimoso!

    Obrigada pelos posts tão interessantes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. adoro seus posts, me ajudam muito obrigada mesmo.
    bjoss

    ResponderExcluir
  8. amiga tudo joia?
    eu ap5rendi isso na reeducação alimentar
    achava que presisava ficarsem comer se acha kkkkk vivendo e aprendendo
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  9. Só depois que resolvi não só emagrecer, mais sim me reeducar é que enfiei na minha cabeça isso. Que não adianta ficar sem lanchar pq eu vou chegar no almoço ou na jantar com muito mais fome, então é muito melhor comer um pouquinho, um lanchinho, para na hora do almoço ou do jantar eu não querer comer tudo que estiver a mesa...
    São pequenos ensinamentos que ao longo do tempo a gente vai vendo que faz sentido, e o melhor, da resultado.
    BOA QUARTA!
    BEIJOS, LARA.

    ResponderExcluir
  10. Si conhecer vc "sua história" valeu muito, esterei sempre por aqui pra aprender, dividir... Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Oi. Quando digo para algumas pessoas que me alimento de 3 em 3 horas, logo me dizem que assim não vou conseguir emagrecer, mas depois que eu descobri que é melhor fazer assim, comecei a fazer e vi que realmente da melhores resultados. Bj

    ResponderExcluir
  12. Olá Simone
    Essa dica de programar a alimentação é fundamental. Eu a sigo a bastante tempo. Colei um cardápio no armário da cozinha e sigo todas as quantidades programadas com fome ou sem fome, estou ali firme na batalha. Quero agradecer pela visita ao meu blog e por desejar segui-lo. Também sigo o seu. Ah, eu tenho a sua revista em casa, comprei quando a vi na capa, pois pela foto achei sua vitória maravilhosa. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. aai, ngm merece ficar mto tempo sem comer. um saco viiu,quando vai comer parece que tava dentro do balaio, como diz minha avó, aii cai comendo tudo de uma vez, sem pensar nas consequencias, nas calorias, um terror neh!
    aaai credo..
    adorei, as always :)
    beeijos

    ResponderExcluir
  14. Pura vdd,ameii a matéria,bj linda

    ResponderExcluir
  15. adorei as dicas!
    adoooro seus comentários encorajadores e carinhosos!
    muito obrigada!
    bjão!

    ResponderExcluir
  16. olá, estou visitando pra ler seus post encorajadores e pra dizer que tem um selinho pra voçe la no blog, boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a matéria !

    isso tudo é verdade estou fazendo minha R.A á menos de uma semana mas já senti a diferença em meu corpo agora que como de três em três horas me sinto muito mais disposta que antes.
    Meu nome é Karine estou começando minha mudanças de hábitos agora estou te seguindo e gostaria que vc me seguisse tbm pra me dá forças !

    Parabens vc é uma guerreira !

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!! passando pra dar o "AR DA GRAÇA".
    Essa dica é bem legal, já tinha assistido num dos GLOBO REPORTES, muito legal mesmo.
    Um beijo querida e inté.

    marcia gullo
    www.pecadosdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!