domingo, 1 de agosto de 2010

O segredo da dieta


Deixar de comer determinados alimentos é uma das grandes dificuldades quando é preciso perder peso. Nós, nutricionistas, aconselhamos que os alimentos sejam substituídos por outros menos calóricos, sem que se perca o prazer nas refeições. A substituição é uma grande aliada, já que cortar alimentos radicalmente da dieta só nos faz comê-los em maior quantidade quando não deixamos de resistir.

A água é essencial, mas sentimos necessidade de líquidos com sabor. Chás quentes variados de frutas, de ervas e de flores, com adoçante, hidratam e ajudam a esquentar a temperatura do corpo nos dias frios. Mas, lembre-se, a água, hidrata e melhora as funções digestivas. Procure beber no mínimo oito copos por dia, mas evite tomar líquido junto com as refeições.

O pão é um alimento também muito difícil de retirar do cardápio. Por isso, a dica é substituir o croissant com manteiga, que tem 305 Kcal, por queijo quente com pão integral e queijo branco (162 Kcal). Substitua também o misto de presunto e queijo prato (310 Kcal) por misto de peito de peru e queijo branco (95 Kcal).

O chocolate quente tradicional com açúcar, que tem 210 Kcal, deve ser substituído por chocolate quente feito a partir de leite desnatado e chocolate em pó light, que tem apenas 95 Kcal. Já os queijos amarelos, como gorgonzola (30 g tem 19 Kcal) podem dar a vez para os queijos brancos (30 g de queijo minas tem 63 Kcal).

Nas grandes refeições, ao invés de escolher lasanha de presunto e queijo (1 porção tem 315 Kcal), escolha uma lasanha de vegetais (1 porção – 145 Kcal). Já quanto ao molho, evite os brancos à base de creme de leite (1 colher de sopa – 47 Kcal) e consuma os simples de tomate (1 colher de sopa – 15 Kcal).

Outras dicas são:

Diminuia a quantidade de gordura na preparação dos pratos. Cada colher de sopa de óleo tem 90 Kcal. Substitua por ervas como salsicha, cebolinha, orégano, açafrão, tomilho e manjericão. Elas quase não têm calorias e realçam o sabor dos pratos.

Uma porção média de batata frita como acompanhamento de pratos tem 274 Kcal. Substitua por uma porção de batata ao forno gratinada (150 Kcal).

Seguindo essas e outras dicas, o programa de perda de peso pode até ser prazeroso.

17 comentários:

  1. Oie, depois de muito tempo estou de volta.
    Muito boa as dicas, obrigada
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Si, ótimas dicas, mas tenta convencer meu cérebro disso tudo, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Há tempo pra tudo!!!
    Neste momento dedico meu tempo a VOCÊ..
    Para lhe enviar meu carinho e pedir
    À Deus que te cubra de bênçãos sempre!!! TENHA UM EXCELENTE FIM DE DOMINGO BJOKAS

    ResponderExcluir
  4. Sou fã..do seu blog. Sempre Up to date.
    Estava falando nomeu cantinho que o meu maior ganho apesar das escorregadas, que ainda dou, foram justamente as trocas inteligentes que aprendi a fazer.

    Super legais as dicas.

    Bjus...


    www.eueranormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Migaaaa!
    Tem selinho pra você no meu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É verdade que deve se tomar spirulina com dois copos de água?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ótimo mesmo as dicas, assim parece mais fácil de melhorar a RA!Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Si, suas dicas são sempre sensacionais, muito obrigada! E vindas de uma pessoa que emagreceu tanto quanto você, sabemos que dão certo!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  9. otimas dicas!!parabens!!
    beijokas!
    força sempre!!

    ResponderExcluir
  10. oie!!
    como sempre, dicas valiosas! adorei!
    uma ótima semana pra vc!
    bjos.

    ResponderExcluir
  11. Tem um selinho pra vc. Carinhosamente!

    ResponderExcluir
  12. Oiiiiiii...Si,
    como sempre com ótimas dicas de nutrição para nós...vc realmente é D+
    Obrigado!
    Òtima semana pra ti!
    BjO

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. ótimas dicas, precisamos aprender a fazer as melhores escolhas, bjkas

    ResponderExcluir
  14. Oi Simone
    òtimas dicas como sempre.
    Procuro fazer isso diariamente..substituir.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. esse seu blog é maravilhoso,engordei muito depois da cirurgia de coração do meu filho, e não é fácil perder peso, até porque, sinceramente, penso gordo, rsrs, mas lendo o seu blog a nais ou menos um mes, estou nessa empreitada, entrei para yoga, para me ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade, coisa que nem os psiquiatras, nem psicólogos, não desmerecendo, conseguiram, já perdi 4 kg, e se Deus quiser, ainda perderei muito mais. Beijos e obrigadas por ajudar a tanta gente. Lindo isso!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!