quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inimigos da dieta: aprenda a combatê-los!

Viloes da dieta 1-792237Perder peso é o objetivo de muitas pessoas, porém a forma como isso é feito nem sempre é a mais correta e saudável. Hoje encontramos muitas dietas que prometem ser “milagrosas”, mas não passam de um grande risco a nossa saúde.
Vamos então conhecer os grandes “inimigos” da dieta e como e por que combatê-los:
Dietas muito restritivas: a ingestão muito restrita faz com que o metabolismo fique mais lento e o corpo estoca gordura mais facilmente.
Ficar muito tempo sem se alimentar: Um grande erro  pensar que o “jejum” é a melhor forma de perder peso. Faça refeições fracionadas (pequenas porções de 3 em 3 horas) para manter o metabolismo acelerado.
Dieta exclusivamente liquida: Por restringir a mastigação, os líquidos não geram a sensação de saciedade e a pessoa continua com fome.
Uso abusivo de alimentos dietéticos: Muitas pessoas acreditam que por determinado alimento ser dietético seu consumo é liberado, porém, precisamos lembrar que estes alimentos são feitos para grupos específicos e podem engordar ainda mais (exemplo: chocolate diet, em que retiram o açúcar mas acrescentam gordura) e ainda podem ser perigosos já que alguns produtos  substituem o açúcar por adoçantes, que normalmente são ricos em sódio e provocam o aumento de pressão sangüínea.
Cortar carboidratos da dieta: Uma técnica extremamente perigosa ao nosso organismo por ser uma fonte importante de energia ao sistema nervoso. Se o carboidrato é cortado da dieta, o organismo passa a utilizar a proteína, ou seja, perde-se a massa magra, o que não é nada vantajoso. Além disso, o carboidrato está ligado a sensação de saciedade e prazer.
Dieta baseada em um único grupo alimentar: por exemplo, dieta das frutas, dieta das proteínas, etc. Nosso organismo precisa de todos os grupos alimentares para que funcione corretamente, além de que a dieta focada em um só alimento, seja qual for, se torna muito monótona, fazendo com que a pessoa desista rapidamente e volte a comer compulsivamente.
Ingestão excessiva no fim de semana: Muita gente faz dieta de segunda a sexta corretamente, mas abusa no final de semana, recuperando tudo o que foi perdido com tanto sacrifício, portanto, quem quer emagrecer precisa ser exigente consigo mesmo e controlar os hábitos todos os dias.
Pensar que alimentos integrais não engordam: O fato de um alimento ser integral não significa que seu consumo possa ser exagerado. São alimentos com maior teor de fibras, menos processados e conseqüentemente mais saudáveis, porém, têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal.
Falta de tempo para se alimentar: Mesmo com a correria do dia a dia é possível optar por escolhas saudáveis. Fuja das comidas gordurosas, do excesso de sal e açúcar.
Excesso de ansiedade: A ansiedade diminui a produção de serotonina ( hormônio que dá a sensação de bem-estar),conseqüentemente a pessoa acaba ingerindo alimentos ricos em carboidratos (doces e massas) para recuperar a sensação de prazer.
Combata os inimigos de sua dieta e perca peso de uma forma mais tranqüila e saudável. Procure um nutricionista para ajudá-lo nos  primeiros passos.
Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450 -

8 comentários:

  1. OI, lindinha..
    Tó tentando melhorar em cada item de uma vez..
    O meu principal é nos fins de semana.
    tenho que dar um jeito rapido..
    Preciso me controlar mmmuuiiotttooo !!!
    Mas vou coneguir..
    Bjus no coração..
    Adorei a postagem.
    Imprimi e colokei na porta da geladeira e outra do lado daminha cama, assim posso ler e me lembrar sempre.
    Bjus no coração..

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post de hoje, me fez abrir os olhos para várias coisinhas, mas aos poucos estou lidando melhor com as coisinhas de dieta, vou aprendendo né, rs.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. ahhhh ... entaum naum estou tão mau comendo carboidrato ... naum como muito ... rs.. bjus

    ResponderExcluir
  4. Fim de semana pra mim ta dificil,MAIS EU VOU CONSEGUIR RSRSS

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post q a figura dos alimentos com mascara, é assim mesmo que devemos ve-los.
    bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Oi simone, passando para deixar um oisinho.
    E com certeza nutricionista sempre!!!
    Melhor que psicologa para perder peso...rsrsrs
    Pelo menos no meu caso foi, vou 10 x na nutri mais não volto na psico nunca mais!! heheheheheheh
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!