segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dicas para Acelerar seu Metabolismo e Perder Peso!

10 dicas para o emagrecimento saudável


O metabolismo ajuda a queimar caloriaspara nos oferecer enegia utilizada em todas as funções do nosso organismo, e assim auxilia, e muito, a manutenção de peso, mas como podemos ajudar o nosso metabolismo a trabalhar mais rápido e queimar mais calorias? Aqui vai algumas dicas:
1. Faça Exercícios:
Fazer exercícios físicos, principalmente musculação, faz com que ganhemos mais músculos, e quanto mais massa muscular ganharmos, mais energia vamos gastar para manter a musculatura. Porem sem uma alimentação equilibrada entre o consumo e o gasto energético, a musculação não oferece diferença na perda de peso.
Alem de ajudar na perda de peso, praticar exercícios físicos faz bem ao coração!
2. Não Pule Refeições:
Quando pulamos refeições nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois nosso organismo não sabe quando  iremos fazer nossa próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horário próximos, nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.
Nunca pule o café da manhã, pois essa é a refeição mais importante do dia. É pela manhã que o nosso metabolismo está mais acelerado e precisa de mais energia, portanto se não nos alimentarmos de manhã o metabolismo irá diminuir o consumo de energia durante todo o dia.
3. Durma Bem:
Quando não dormimos o suficiente para podermos realmente descansar, o metabolismo fica mais lento, pois ele irá economizar energia. Já se dormimos todos os dias, uma média de 8 horas, o nosso metabolismo sabe que pode gastar energia, pois iremos recuperar- lá durante o sono.
4. Beba muita Água:
Nosso organismo precisa de água para quase todas sua funções básicas, portanto com pouca água o motabolismo demora mais para gastar as calorias.
5. Produção Hormonal:
Em alguns casos, a dificuldade na perda de peso pode ser consequência da diminuição da produção de hormônios pela glândula tireóide, o chamado hipotireoidismo. Para conferir se sua produção hormonal está em dia consulte um endocrinologista.
6. Escolha os Alimentos Corretos:
Inclua em sua dieta alimentos que auxiliem o funcionamento da glândula tireóide. Portanto, escolha alimentos fonte de potássio, cálcio e mágnésio:
Fontes de Potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais;
Fontes de Cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol;
Fontes de Magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas
Consuma fibras: As fibras aumentam o tempo de digestão, o que ajuda a diminuir os picos de hiperglicemia, açúcar e excesso no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer doces.
De preferência a frutas cítricas, pois elas são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.
Consuma Alimentos Termogênicos. Eles aumentam a temperatura interna corporal e consequentemente acelera nosso metabolismo. Alguns alimentos termogênicos são:
Água gelada: Quando ingerimos água gelada, nosso organismo precisa gastar mais energia para regular a nossa temperatura corporal;
Ômega-3: Por ser antiinflamatório o ômega-3 aumenta o nosso metabolismo basal, queimando mais calorias;
Chá-Verde: Além de termogênico o chá-verde diminui a absorvição de açúcar no sangue;
Pimenta Vermelha: Acelera o metabolismo em 20% porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Mas Lembre-se:
As dicas acima são para a população adulta e saudável em geral.
Para um orientação específica procure um nutricionista próximo de você!
Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 -Nutricionista em Maringá.

11 comentários:

  1. Gostei muito das dicas amiga, bj grande!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!!! ainda nao consegui me acostumar a beber mta agua, eu sempre esqueço!!!!!

    beijao lindaaa

    ResponderExcluir
  3. Gengibre pra mim funciona que é uma maravilhaaaaaaa =D

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas... Só não gosto mesmo é do chá verde :( - opto pelo vermelho!

    ResponderExcluir
  5. oi amiga,estou de volta!!!passando para lhe desejar uma ótima semana.Adorei as dicas vou seguir.bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga linda e maravilhosa!
    Passei pra deixar um beijinho e ler essas dicas.
    Muito boas,obrigada por compartilhar.
    Boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Si li e copie tudinho pra não esquecer, vou por em pratica tudinho! Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone ótimas dicas , a do Gengibre não conhecia ... Preciso perder peso urgente !!!Se souber alguma dica para diminuir a vontade de comer doce pode postar q te agradeço de coração. Bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Oiii, ótimas essas dicas!!! Amiga, estou começando nesse "mundo" dos blogs de quem precisa emagrecer, então se puder dá uma forcinha... Passa lá no meu blog! ;)
    Estou te seguindo! Adorei o blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. oiiii!!!Parabens por suas conquista !!!Tbm estou na luta e sei que é uma guerra diária mas compensadora,pois as vitórias tbm são diarias.Valeu bjao

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!