terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CUIDADO!!! CELULITE A VISTA...



A "celulite", que atinge cerca de 95% das mulheres (e pouquíssimos homens), tende a nelas surgir, principalmente, nas fases sujeitas a alteraçoes hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais. Em termos estéticos, o aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfaçao com o próprio corpo, levando à procura de uma soluçao para o problema.

A celulite (hidrolipodistrofia ginóide) é uma disfunçao orgânica caracterizada pelo aparecimento de depressoes e elevaçoes (causadas pelo acúmulo de gorduras) em regioes como barriga (abdômen), pernas, coxas, quadris, nádegas, e parte superior dos braços.

A oscilaçao hormonal é uma das principais causas do aparecimento da celulite. A partir da puberdade, o estrogênio (hormônio feminino) passa a ser produzido em maior quantidade, e as meninas ganham mais volume nas nádegas e coxas. O estrogênio aumenta a retençao de líquido e provoca uma concentraçao de gordura nessas regioes.

Outros fatores que contribuem para o aparecimento da celulite sao: predisposiçao hereditária; sentarismo; obesidade; má alimentaçao; disfunçoes hormonais; pílulas anticoncepcionais; distúrbios circulatórios; cigarro; álcool; diabetes; estresse; ciclo menstrual irregular; bebida gasosa e gravidez.

Quem sofre com ela deve tratá-la o quanto antes. Caso contrário, corre o risco de ficar com a área afetada cheia de altos e baixos.
A primeira e mais eficaz arma no combate à celulite é a ginástica. Esticar, suar, tonificar os músculos é uma boa forma de lutar contra a força da gravidade, fatores genéticos e hormonais. E nem assim, estamos seguras, pois os hormônios femininos insistem em favorecer o depósito de gordura sob a derme, provocando a lipodistrofia.

Portanto, o melhor remédio é a prevençao através da adoçao de hábitos alimentares saudáveis a base de legumes, verduras, frutas e fibras, e a prática regular de exercícios físicos (o sedentarismo diminui o consumo de energia pelo corpo, facilitando a transformaçao das sobras alimentares em gordura).

Além disso: 

Beba bastante líquido, de preferência de dois a três litros por dia (além de hidratar o corpo, você estará auxiliando a eliminaçao de toxinas). 

* Evite ficar sentada ou em pé por muito tempo e, sempre que puder, descanse as pernas para cima.

* Use menos sapatos de salto alto.

* Controle o estresse, se preciso, utilizando-se de técnicas de relaxamento.

* Evite muito trabalho e excesso de compromissos. 



É fato que o Mercado promete inúmeros tratamentos fabulosos no combate à celulite. Muitos podem, realmente, surtir efeito, porém, outros nao vao além das promessas. Se você realmente deseja obter bons resultados, sempre peça a orientaçao de um profissional antes de começar qualquer tratamento. 


 Tratamentos 

Cremes
A maior novidade sao os cosmecêuticos: cremes que prometem atuar nas camadas mais profundas da pele, interferindo no funcionamento das células. Sao mais concentrados do que os cosméticos e nao possuem as restriçoes dos remédios.

Eletrolipoforese 
Utiliza um aparelho de corrente elétrica de baixa voltagem, ligada a finas agulhas que sao espetadas na derme profunda. Provocam uma contraçao muscular fazendo um trabalho localizado e queimando a gordura.

Drenagem Linfática 
É uma massagem com creme redutor que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) e faz com que ele seja eliminado na urina e na transpiraçao. Pode ser feita manualmente ou com a ajuda de aparelhos.

Ultra-Som 
Sao ondas que penetram na pele agitando as partículas de água da regiao. Estas se colidem com as células gordurosas, facilitando a eliminaçao da gordura.

Mesoterapia
Injeçoes intradérmicas de pequenas doses de medicamentos no local da celulite. A substância varia a cada caso, e costuma melhorar a circulaçao, a metabolizaçao das gorduras e a produçao de colágeno.

Endermologia
Uma espécie de levantamento da pele, que permite uma melhor circulaçao do sangue. Os tecidos comprometidos passam, também, a receber mais nutrientes.

Pílulas anticelulite
Criada nos Estados Unidos, prometiam eliminar o problema se fossem ingeridas três vezes ao dia e por oito semanas. Até hoje nao se chegou a um consenso sobre seus efeitos. O que se sabe, é que somente o conjunto de medidas de prevençao e tratamento é capaz de atenuar o problema.

4 comentários:

  1. uhhh
    essas celulites acabam com nos affffff
    mais deixa ela pra mim to no pé dela rsrsr
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  2. Aff, que coisa mais horrorosa mesmo...Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Meninas,estou fazendo drenagem linfática manual a 3 semanas com o gel da Ecologie. Os resultados me surpreenderam,estou com a pele mais firme e as celulites já estão dando adeus. Recomendo, mas tem que fazer todo dia após o banho e tomar muita água.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!