segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

QUEDA DE CABELOS


Problemas nos cabelos são muito comuns: caspa, calvície, cabelos frágeis, grisalhos, etc. Embora a maioria seja sinal de envelhecimento natural, ou causada por outros fatores, várias medidas podem contribuir para obter cabelos mais saudáveis.


O cabelo apresenta características tais como densidade, textura, padrão e cor, que resultam da hereditariedade. Mas o estado em que se encontra depende, normalmente, de fatores variáveis, tais como o estado geral de saúde, a higiene capilar, o tipo de xampu e outros produtos de tratamento que se aplicam e a utilização de pentes, escovas, rolos, secadores etc.
Via de regra, os adultos saudáveis perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia e o número médio de fios de cabelo na cabeça oscila entre 90 e 100 mil.
Em se tratando de queda de cabelo, até certo ponto, a queda é absolutamente normal: um cabelo cai porque por baixo dele nasceu um novo cabelo; no entanto, alguns distúrbios podem desencadear uma queda anormal de cabelo tanto em homens quanto em mulheres.
As causas de queda capilar mais comuns, principalmente nas mulheres são:
* Alterações hormonais após o parto, ou após terem deixado de tomar a pílula anticoncepcional, ou após a menopausa;
* Uso de medicamentos do tipo ministrado a doentes com câncer;
* Penteados que deixem os cabelos muito apertados(rabo-de-cavalo; rolos muito apertados e aplicados com demasiada frequência) e massagens e escovações repetidas e muito vigorosas;
* Estresse emocional, que pode gerar cabelos fracos e sem vida, além de uma perda súbita, temporária e desigual dos mesmos;
* Alimentação inadequada, falta de vitaminas e desequilíbrios nutricionais (de vitaminas e de minerais) . Por exemplo, uma ausência de vitamina A pode resultar em descamação do couro cabeludo; mas, o excesso dessa vitamina (mais de 100.000 UI por dia) durante um longo período, pode causar queda de cabelo;

* Hipoatividade da tireóide;

* Circunstâncias ambientais;

* Problemas imunológicos;

* Fatores genéticos;

* Anemia;

* Descolorações sucessivas com preparados à base de água oxigenada, podem tornar os cabelos finos, ásperos, secos, com pontas duplas no meio do fio, o que faz que se tornem quebradiços e caiam.

O Que Fazer

* Evite dietas da moda que possam privá-la dos nutrientes essenciais;

* Lave os cabelos com um xampu suave (principalmente se você tem o hábito de lavá-los diariamente);

* Evite os pentes afiados ou escovas de plástico que só quebram o cabelo;

* Não escove ou penteie o cabelo com muita força enquanto estiverem molhados;

* Após lavá-los, deixe que os cabelos sequem naturalmente; porém, se precisar utilizar o secador, nunca o segure muito próximo da cabeça (uma distância de uns quinze centímetros é o ideal) e regule o calor para o mínimo e o médio;

* Evite substâncias químicas agressivas como o cloro das piscinas;

* Use chapéus para protejer seus cabelos e couro cabeludo da ação do sol;

* Faça, semanalmente, uma massagem no couro cabeludo.


Tratamentos

Muitas vezes, os médicos receitam uma solução de minoxidil, que, quando esfregada diariamente no couro cabeludo, durante um mínimo de quatro meses, produz uma melhora temporária na calvície masculina. Mas ela volta a progredir quando se interrompe o tratamento. O minoxidil é menos apropriado para o tratamento da calvície feminina.
Medicina Alternativa
Plantas Medicinais
Para estimular os folículos pilosos e favorecer o crescimento dos cabelos, experimente massagear o couro cabeludo com algumas gotas de óleo essencial de alecrim e, a seguir, lavá-lo com água corrente. Você pode também utilizar uma infusão forte de urtigas para retirar o xampu que você normalmente usa.
Do ponto de vista fitoterápico, os problemas capilares refletem, geralmente, perturbações internas. Por isso, pode-se aconselhar a utilização de um relaxante, como a camomila ou a escutelária, para combater o estresse.
Aromaterapia
Os aromaterapeutas também acreditam que uma perturbação interna pode ser a responsável por problemas que possam vir a ocorrer com os cabelos. Dessa forma, recomendam que se faça não apenas um tratamento superficial, externo, mas algo mais direcionado ao ser interior.
Para o cabelo que tende a enfraquecer, uma receita eficiente é colocar em uma colher de chá de vodca (ou de outra bebida alcoólica forte), 3 gotas de óleo de alecrim e 3 de óleo de ilangue-ilangue. A essa mistura acrescente 1 colher de sopa bem cheia de água de flor de laranjeira e aplique algumas gotas, diariamente, no couro cabeludo, massageando com firmeza durante 2 ou 3 minutos.
Medicina Popular
Para a queda de cabelos, à noite massageie o couro cabeludo com óleo de ricino e lave com xampu na manhã seguinte. Repita este processo uma ou duas vezes por semana. Do mesmo modo, também podem ser usados óleo de açafroa (carrapeta) ou óleo de germen de trigo.


9 comentários:

  1. Cuidar dos cabelos é sempre bom ,e uma boa alimentaçao ajuda muito né.
    Bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. CABELOS FRAGILIZADOS OU MUITO FRAGILIZADOS - LUXO E EFICACIA

    Experimente a linha ECRINAL DA FRANÇA, EXTREMAMENTE SOFISTICADA e especializada exclusivamente na nutrição dos cabelos fragilizados e deteriorados de HOMENS E MULHERES através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.

    VC VAI ADORAR...........................

    Essa ação pode ser descrita cientificamente da seguinte forma:

    Em resumo, o ativo PATENTEADO E EXCLUSIVO da linha ecrinal, o A.N.P.® age sobre a papila dérmica, ativando a produção de grupamentos S-H, proporcionando um metabolismo ativo, indispensável à síntese de metionina e cisteína, aminoácidos que constituem essencialmente os fâneros (cabelos, cílios, sobrancelhas e unhas).

    As pesquisas mostram entre outros um aumento da fase anagena ( de juventude ) dos cabelos.

    SÃO PRESCRITOS TAMBÉM PÓR DERMATOLOGISTAS

    O resultado e glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    A LINHA ECRINAL OFERECE TAMBÉM UM LEAVING ( XAMPU A SECO ) PARA AS MULHERES QUE FAZEM BRUSHING / ESCOVA E NÃO PODEM LAVAR OS CABELOS DIARIAMENTE.

    Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:

    ecrinal.com ( francês e Inglês )
    asepta.com ( da França )
    ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  3. Oi, Si! Nunca mais tinha visitado seu cantinho. Passei para dá um cheiro e saber como andam as coisas.

    Boa semana! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Amo cuidar dos meus cabelos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Si, aparece pra gente. saudades. bj
    Tatiane

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    adorei as dicas, e vou colocar em pratica.
    valeu...

    ResponderExcluir
  7. gostei muito, é sempre bom saber como cuidar dos cabelos ....valeu.....

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!