terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Macarrão que não engorda

macarrão


Aprenda a preparar o macarrão que não engorda

Saiba como comer macarrão sem correr o risco de engordar

Primeira atitude para combater os quilinhos extras: tirar o macarrão de cena, certo? Nem sempre! Se você combiná-lo a uma porção de proteína magra (peito de peru, peixe, queijo cottage) e outra de gordura boa (azeite de oliva), essa delícia perde o poder de alargar a cintura. Isso acontece porque esses nutrientes são capazes de reduzir o índice glicêmico (IG) do carboidrato. Ou seja, a massa vira açúcar no sangue mais devagar, evitando picos glicêmicos e, consequentemente, a produção excessiva de insulina – hormônio que estoca gordura. Se a massa for acompanhada de hortaliças, melhor! “As fibras das verduras e legumes ajudam a prolongar a saciedade, acabando de vez com aquela história de você sentir fome meia hora depois de comer um prato farto de macarrão”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. O tamanho da porção conta muito na dieta. Então diminua a quantidade da massa e, claro, esqueça a molho quatro queijos.. Mas, antes de colocar a mão na massa, siga outras sugestões para “emagrecer” o macarrão.

• Prefira massa integral. Por ser rica em fibras, tem um IG mais baixo que a massa refinada. Há várias opções no mercado.

• Outra boa opção é a massa de grano duro (grão duro, em português). Leva a sêmola do trigo, um tipo de amido mais resistente e, por isso, com um IG moderado. Leia o rótulo: as massas italianas são tradicionais em grano duro, mas há versões nacionais.

• Cozinhe o macarrão al dente. Para isso, retire-o do fogo ainda firminho. Quanto mais mole a massa, menos resistente fica o amido, que passa a ser transformado em açúcar no sangue num piscar de olhos.

2 comentários:

  1. AMO MACARRÃO
    E COMO!
    ADOROOO!
    CHEGA DO POVO ACHAR QUE MASSA ENGORDA
    O QUE ENGORDA É O MOLHO QUE COLOCAM.
    HAHAHAHA
    BEIJO

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!