quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Reeducação alimentar – Mude seus hábitos


reeducação alimentar

Se somos capazes de nos sacrificar enquanto fazemos dietas tão rigorosas para perder alguns quilos, por que não empenhar um pouco e viver sempre magra? A maioria das pessoas preferem tentar as dietas de emagrecimento rápido antes de tentar a mais básica das dietas, a reeducação alimentar. É uma dieta simples, mas como qualquer outra necessita de uma boa dose de força de vontade, pois não é fácil deixar velhos hábitos como comer um bom sanduíche do MacDonald´s com refrigerante. O mais importante é pensar magro com saúde. Tenha sempre em suas refeições a maior variedade possível de nutrientes. E tente lembrar do ditado “Café da manhã de Rei, almoço de príncipe e Jantar de mendigo.” Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis. Tente variar sempre e escolha sempre uma alimentação colorida.
- Nunca se esqueça que é muito importante não só para sua reeducação, mas também para o melhor funcionamento de seu metabolismo ter 5 a 6 refeições por dia, com pequenas quantidades de alimentos. Faça as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
- Prefira os alimentos frescos, naturais e integrais, alimentos industrializados, podem contar tantas outras coisas além dos nutrientes em si.
- Tente limitar as frituras no máximo 1 vez por semana, e mesmo assim use azeite ou óleos vegetais
- Evite os alimentos ricos em gordura saturada como manteiga, banha, creme de leite, queijos amarelos, carne gorda e com gordura aparente, como picanha, tender.
- Tenha sempre em seu cardápio alimentos integrais, como arroz, pães, frutas frescas, verduras e legumes.
- As fibras não podem faltar nunca, dão saciedade e ajudam a regular a absorção de glicose e colesterol, ajuda no bom funcionamento do intestino e na eliminação das toxinas.
- Escolha alimentos de baixas calorias. Como às opções light, desnatados, queijos e carnes magros, aNa pirâmide os alimentos que mais devem ser consumidos junto a base principal de execícios e muita água. . Cereais integrais são importantes por causa das fibras, para um melhor funcionamento intestinal. Os laticínios são necessários pela composição de cálcio e proteínas.
Os óleos vegetais que promovem o bom colesterol, combatendo o mal colesterol. Ovo se destaca nas carnes por ser um alimento anti-anêmico. No topo estão os alimentos que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes e responsáveis pelo ganho de peso e obesidade e que devem ser consumidos com muita moderação.
A maior mudança na nova pirâmide está nos alimentos integrais, que devem ser consumidos diariamente, substituindo principalmente os pães e arroz branco.
Verduras, legumes e frutas não sofreram maiores mudanças. Devem ser consumidos com entusiasmo.
Nessa nova versão o consumo de vinho e alguns suplemento estão adicionados, desde que com muita moderação e no caso dos suplemento sempre com orientação profissional. alimentos integrais, etc.
Tente mudar sua lista de compras.
* o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
* a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
* massas por verduras e legumes,
* refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
* alimentos fritos pelos cozidos.
* alimentos cozidos por crus quando possível.
* a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho.
* a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
* doces, bombons por frutas.
* o leite integral pelo desnatado.
Como deve ser uma boa vida alimentar
Observe a piramide(clique na imagem para vê-la maior)[
reeducacao-piramide-alimentar
Na nova piramide alimentar, tem-se como maior fundamento, os exercícios físicos e muita hidratação e controle de peso. Então MEXA-SE, faça algum tipo de exercício físico.


9 comentários:

  1. ADORO as suas dicas...
    BEIJOOOOO!

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  2. Ainda nao passei aqui esse ano!! Feliz 2011!!
    Adorei as dicas!!! Beijinhos

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  3. ANDO SEGUINDO TUDO ISSO
    TALVEZ EU PEQUE NAS FRUTAS E LEGUMES.
    COMO O ESPAÇO NO ESTÔMAGO É REDUZIDO..HAHAHA
    PRIORIZO A PROTEÍNA E O CARBOIDRATO..DEPOIS EU PENSO NA SALADA
    HAHAHAH
    ERRADO..POIS EU GOSTO DE SALADAS...
    VOU TENTAR VER ISSO COM A NUTRI
    BEIJO SIMONE
    ADORO TUAS DICAS!
    SEMPRE ÚTEIS..AFINAL RA É ETERNA..MESMO NAS OPERADAS!

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  4. SIMONE
    ME PERDOAAA
    EU COMO DOCE..MAS POUCO CLARO!
    NÃO QUERO ABOLIR COISAS QUE EU GOSTO..
    ACHO QUE TEMOS QUE MUDAR POSTURAS!
    E EU FIZ ISSO
    UMA ALPININHO ME SATISFAZ.
    BEIJOOO

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  5. Si gatona,tenho muito carinho por vc, um dia vc vai entender viu.
    Espero que breve breve.Quando eu chegar nos 80 kilos.
    Si sabe que fiz um trabalho sobre a nova piramide alimentar na minha aula de nutrição e vemos que a base ficou a água e muito exercicio fisico,depois vem logo acima da base tb considerada base os alimentos integrais olha que mudança.
    Adoro seu blog sempre aprendo, e to fazendo isso substituindo doce por frutas, sera que si se cozinhar 1 banana com casca na água fervente depois abrir e colocar canela em pó engorda demais,é que as vezes me da uma vontade de um docinho que só Deus viu.
    Obrigada pelo carinho amiga
    beijokas

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  6. VOLTEI AMIGA PARA DIZER QUE TEM SELINHO PARA VC NO MEU BLOG
    ADORO VC
    BEIJOKAS VC TA ME DANDO FORÇAS AMIGA,QUERO ME LIVRAR DESSA GORDURA HORROSA,ME SINTO DEFORMADA COM ESSA GORDURA AMIGA.
    BEIJOKAS

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  7. Adoreiiiiii! vou prestar atençao a piramide,bjs e obrigada amiga.

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  8. Oi, que bom que encontrei seu blog, pois estou tentando emagrecer os mais de 30 kg que engordei desde os 17 anos (estou c 23) sem precisar fazer cirurgia. Criei um blog p que eu me sentisse mais estimulada..e é bom ver exemplos como vc!
    Vc está convidada p visitar meu blog!

    bjo²

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Obrigada por sua amizade!!