terça-feira, 26 de abril de 2011

Pressão Alta (Hipertensão)



A pressão alta do sangue (hipertensão) é uma condição muito perigosa, além de ser considerada uma assassina silenciosa. Isso porque a maioria das pessoas não sente nenhum sintoma até que as complicações de saúde apareçam.

Os efeitos da pressão alta nos tecidos podem ser devastadores. Além de acelerar a arteriosclerose, ela é a principal causa de derrames, doença nos rins e insuficiência cardíaca.

O que é exatamente?
Na hipertensão o sangue é bombeado pelo coração e vasos pelo corpo com uma força maior do que a necessária. Com o tempo isso causa problemas para o coração e vasos. Quando você mede sua pressão sangüínea você obtém duas medidas: a sistólica e a diastólica.

Pressão sangüínea sistólica representa o pico máximo da pressão exercida pelo coração quando ele está plenamente contraído durante a batida. Pressão sangüínea diastólica representa a pressão do coração quando ele está em descanso entre as batidas. Você pode ser diagnosticado com hipertensão se sua pressão sistólica estiver 140 ou acima e a diastólica estiver 90 ou acima. Uma pressão considerada normal é quando a sistólica está menor que 120 e a diastólica está menor que 80.

A hipertensão é diagnosticada quando as duas (sistólica e diastólica) estão altas ou também quando somente uma delas está alta.

Como normalizar a pressão sangüínea?
É importante ressaltar aqui que a hipertensão é uma desordem séria e, embora apresentemos boas sugestões a seguir para normalizá-la, é importante que você faça um acompanhamento com seu médico. Em muitos casos, somente o uso de medicamentos normalizará a pressão.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números. Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão.

Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia-a-dia.


Reduzir sal: Antigamente a sociedade consumia uma quantidade muito menor de sal na alimentação e a incidência de hipertensão era muito menor. Estudos já provaram a relação direta do alto consumo de sal (cloreto de sódio) com a hipertensão. Para a maioria das pessoas, a redução da presença de sal na dieta gera uma diminuição da pressão sangüínea,.Quanto maior
a restrição de sal, maior é o efeito de diminuição na pressão do sangue.

Emagrecer (Peso ideal): A maioria das pessoas com pressão alta está acima do peso. A perda de peso baixa a pressão sanguínea de forma significativa em pessoas que estão acima do peso e com hipertensão. Diminuir apenas alguns quilos já pode representar uma significativa redução da pressão sangüínea. A perda de peso parece ter um efeito ainda mais poderoso do que a restrição de sal na dieta quando o assunto é baixar a pressão sangüínea de hipertensos.

Parar de fumar: Fumar faz mal, especialmente para as pessoas que tem hipertensão. A combinação de hipertensão com o fumo aumenta muito o risco de doenças cardíacas e morte. Todas as pessoas com pressão alta devem parar de fumar.

Exercitar-se: Estudos mostram que exercícios físicos podem reduzir de forma significativa a pressão sangüínea. Um estudo de 12 semanas analisando o T’ai Chi Chinês (tipo de exercício) concluiu que ele é tão eficiente quanto os exercícios aeróbicos para baixar a pressão sangüínea. Fazer exercícios de resistência progressiva (com pesos – por exemplo, musculação) também parece ajudar a reduzir a pressão. Ao mesmo tempo, a pressão sangüínea aumenta significativamente durante a prática de exercício com pesos pesados (durante o ato). Por essa razão, pessoas com a pressão muito alta, especialmente as que tem doenças do coração, devem ter cuidado ao fazer exercícios de levantamento de pesos pesados.

Reduzir açúcar: Estudos demonstraram que o açúcar aumenta a pressão sanguínea tanto em animais quanto em seres humanos. Embora o mecanismo de ação ainda não esteja completamente claro, alguns médicos recomendam que pessoas com pressão alta diminuam o consumo de açúcares em sua alimentação.

Moderar o consumo de álcool: O consumo de mais de 3 doses de bebidas alcoólicas por dia mostrou aumentar a pressão sangüínea. Ainda não está certo se uma ou duas doses por dia tem um efeito negativo na pressão.

Aumentar o consumo de potássio: Você pode aumentar o consumo de potássio comendo de 6 a 8 porções de frutas e vegetais por dia. A alta ingestão de potássio está relacionada à redução da pressão sangüínea de pessoas com hipertensão.

Estresse: Ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

Exames médicos: Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

Medir a pressão: No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.



12 comentários:

  1. Oi Simone
    Quanto tempo.. Parece que faz um tempão!
    Bem..adoro teus assuntos. Indiquei a uam amiga de blog que faz RA teu blog.
    Acho mega interessante, sério e direcionado..ajuda muito a gente.
    Não tenho medido a minah pressão. Relaxei pós gastro. Anda mega normal. Mas, aproveitando vou medir hoje.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,minha pressão é baixa.
    Tem dias que fico numa sonolência só.
    Beijos e seu post é ótimo.
    Sempre bom nos informarmos mais sobre os assuntos da saúde.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo!!! Espero que esteja tudo ok ae, Semana perfeita pela frente! Vamos juntas. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Si!!

    Que saudades....minha pressão é baixa!
    MAs sempre é bom lembrar que é preciso atitude para ela continuar saudavel!
    otima terça!
    bjux e shalom

    ResponderExcluir
  5. oiii sitd bem
    como vc ta?
    sumida to com saudades de vc
    fica com Deus viu e ve se aparece mais veses
    xau

    ResponderExcluir
  6. oi amiga, quanto tempo! ótimo post como sempre! minha mãe tem pressão alta e sempre me preocupo com ela...esse post ajudou muito...bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. gostaria de receber esse relato sobre a preçao alta no meu email como faço

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu fico numa dúvida alguns sites fala que o sal nada tem haver com a pressão alta vi ate um site dizer que no chocolate meio amargo 75% cacau tem uma subistacia que reduz e até cura a pressão alta comendo um chocolate na janta e Piraí vai no fantástico passou uma reportagem que o café faz bem a saúde e tal ja em outros diz que ele altera a pressão assim ninguem chega num acordo eu sei de uma coisa que altera a pressão a falta de atividades físicas e a gordura so nao sei pq porco pq porco nao infarta e gente magra que tem pressão alta gordo e pocausa da gordura e magro e pq?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!