terça-feira, 27 de outubro de 2009

REEDUCANDO O PENSAMENTO ATRAVÉS DAS AÇÕES


Antes de pensar em ter fome, você já está com o alimento na boca. Quando percebe, já é tarde e se arrepende…




Autossabotagem? - Como reeducar sua mente para que isto não aconteça?



Primeiro de tudo: se você não tiver alimentos tidos como “proibidos” por perto, não terá como isso acontecer. (Devo fazer a observação que nenhum alimento é proibido, desde que haja equilíbrio, bom senso).



Por isso, quando for às compras, faça uma lista e não compre nenhum alimento que não esteja inclusa nela (a não ser que tenha esquecido de algum imprescindível que não seja “engordativo”) e jamais vá ao supermercado com fome.



Eu tenho uma filha… muitas de vocês têm filhos. ELES NÃO TÊM NADA A VER COM NOSSA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! (Claro que devemos dar uma educação alimentar, mas também devemos ensiná-los que é possível sim comer chocolate, salgadinho, biscoitos, desde que com moderação e nos horários corretos) - Mas, para que isto aconteça, você terá que comprar e manter em sua casa alimentos que para a reeducação alimentar e para todas nós são uma verdadeira ARMADILHA. O que fazer?



- Logo após voltar das compras, deixe estes alimentos separados, fora da sua visão e, se possível, de difícil acesso (por exemplo, em algum lugar alto, onde você precise utilizar um banquinho ou uma escadinha para pegar). “Longe dos olhos, longe do estômago” - esta é a máxima.



E mais uma coisa: as crianças são maravilhosas! A minha filha é muito generosa, sempre quer dividir o chocolate, o salgadinho, o bolinho com a mamãe dela… às vezes, pra deixá-la feliz, eu pego um pedacinho mínimo, quase imperceptível, ou pego um salgadinho. Mas, outras vezes, digo assim: “filha, a mamãe comprou especialmente para você” - ela se sente acarinhada e dificilmente come tudo de uma só vez, sempre guarda para outro dia.



Finalmente, quando souber de algum evento ou situação que possa colocar seu emagrecimento em risco, prepare-se com antecedência. Muitas vezes, você pode controlar a situação, como é, por exemplo, o caso de um jantar, onde poderá escolher os alimentos mais saudáveis. O único cuidado será a quantidade x tempo. Geralmente as pessoas comem muito porque têm muito tempo e querem conversar e se divertir.



1) Barzinhos: Fuja dos petiscos fritos, como batatinhas fritas, empanados, bolinhos. Ótimas opções são os espetinhos de carne, camarão ou legumes, pois geralmente são grelhados.



2) Restaurantes: Procure não comer os pãezinhos com patê servidos de entrada, nem qualquer outro petisco. Geralmente são calóricos e você não percebe o quanto comeu, nem a quantidade de calorias ingeridas. Beba uma água, respire, converse… e aguarde chegar os alimentos.



3) Rodízio: Por mais que você tenha tentado que fosse em outro lugar, foi no rodízio… pois é. E agora? Coloque na cabeça o quanto irá comer. E siga o plano.



4) Festas: Nunca se sente na mesa onde há doces e salgados ou muito próxima dela. Se você tiver que se levantar para pegar alimentos e bebidas, poderá refletir durante o trajeto se há realmente necessidade do que irá pegar. Além disso, vale a dica sobre rodízios.



E para todos os eventos, a dica mais importante é NUNCA VÁ A NENHUM EVENTO COM FOME. Esta história de “vale o quanto come” é “pensamento gordo” - por isso, sempre tenha em mente que, quando vai a uma festa, restaurante, jantar, reunião, coquetel, você vai para SE DIVERTIR e NÃO PARA COMER.



Dicas:

- compre alimentos que necessitem de preparo, caso faça as refeições em casa



- alimentos saudáveis à vista, alimentos engordativos - longe da visão e com difícil acesso



- mantenha seu diário alimentar, assim ficará mais fácil manter o controle



- evite trocar receitas, a não ser que sejam de pratos saudáveis que a ajudarão no emagrecimento



- prepare-se com antecedência quando houver alguma situação ou evento que possa colocar seu emagrecimento em risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!