sábado, 9 de janeiro de 2010

Alimentos podem conter mais calorias do que o informado no rótulo



Você tem o costume de conferir as calorias dos alimentos, seja no balcão do restaurante fast food ou diante das prateleiras do supermercado? Pois saiba que você pode estar levando gato por lebre. Isso por que, segundo um estudo publicado no “Journal of the America Diabetic Association”, os alimentos podem conter até 8% a mais de calorias do que o indicado. E o pior é que, segundo o FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) isso é perfeitamente aceitável.
A responsável pelo estudo é a nutricionista Susan Roberts, autora de livros sobre dietas como o “The Instant Diet” e que sentiu na pele a necessidade de perder peso e, por isso, explorou tanto o assunto. Susan deu inicio à pesquisa quando percebeu que, ao comprar receitas prontas que deveriam ter as mesmas calorias que os pratos que fazia em casa, os quilos voltaram a aparecer.
No total, foram avaliados 29 restaurantes norte-americanos e 10 produtos congelados. Os itens escolhidos tinham 500 calorias ou menos e eram os mais light do menu. No laboratório, os resultados apontaram que a quantidade de calorias era bem superior aquelas que as pessoas em dieta esperavam consumir.
Nos restaurantes, as comidas tiveram até 18% a mais de calorias. No caso dos congelados, a diferença foi menor: oito por cento. Mas, segundo Susan, não menos preocupante. “Os 18% e 8% representam ao longo de um ano exatamente o que você precisa para não conseguir perder peso”.
Esses números referem-se, claro, a locais e produtos dos Estados Unidos. Mas isso não quer dizer que não precisemos ficar atentas aqui pelas terras brasileiras também. Portanto, olho aberto e ainda mais cautela durante suas escolhas alimentares

Um comentário:

  1. isso assim não vale... bolas se não dá para confiar no rótulo onde vamos confiar
    ? :\ é com cada uma...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!