quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EFEITO SANFONA



O desejo de toda mulher é emagrecer e nunca mais engordar. Para isso, muitas recorrem às dietas radicais, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos e sopas, que levam ao eterno emagrece-engorda, mais conhecido como efeito sanfona. Por que isso acontece?
.
As células do nosso corpo se alimentam principalmente de glicose (principal fonte de energia). Quando os níveis de glicose no sangue diminuem, o corpo usa a proteína e a gordura como fonte para produção de glicose. Porém, a proteína e a gordura têm menos capacidade de fornecer energia do que a glicose, sendo necessária uma quantidade maior destes dois para fornecer a mesma quantidade de energia que um volume menor de glicose forneceria. Por isso, o emagrecimento ocorre de forma rápida, porém de forma pouco duradoura. Logo que a pessoa retoma os velhos hábitos, o corpo volta a ganhar peso, pois o que se perdeu foi praticamente líquidos e músculos.
.
Para evitar que o efeito sanfona aconteça, é importante reeducar o organismo com hábitos de vida saudáveis e seguir uma dieta gradual e progressiva, para o organismo se acostumar com as reduções de alimentos, aliada à prática de atividade física regular que auxilia no aumento do consumo de energia acelerando o metabolismo e favorecendo a manutenção do peso. Uma dieta saudável é composta por todos os grupos de alimentos, cada um em quantidade específica e adequada. É importante comer mais vezes ao dia, consumindo menor quantidade de alimentos, para controlar o apetite. Quanto mais colorido o prato, sobretudo por verduras e legumes, mais saudável ele será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua amizade!!