quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Atenção, manutenção!


Emagrecer é difícil, sabemos disso. Mas de repente, a gente se vê com a roupa dançando no corpo, livre, leve e aí é que mora o perigo. Nesse ponto, a força de vontade deve se multiplicar. Veja algumas boas idéias





O DOBRO DO TEMPO
Se você demorou um ano para emagrecer, precisará de dois anos para o corpo se adaptar ao novo peso. Conclusão desta frase simples: se você simplesmente abandonar a dieta, engordará tudo de novo. Então, a manutenção deve durar o dobro do tempo utilizado para chegar lá.
Diminuindo a porção diária
Manutenção não quer dizer que você deve comer a mesma quantidade (aquele pouquinho) do tempo da dieta. E nem aquele montão de antes de começar o regime. É preciso ir aumentando as porções gradativamente, para o corpo se acostumar aos novos hábitos.
Frutas, legumes e cereais
Bem, você teve autorização para aumentar o número de calorias diárias. Mas não com frituras, doces em calda ou chantilly. Esse aporte calórico deve vir sob a forma de... frutas, legumes e cereais integrais. Pense: "Que bom, isso me fará viver mais alguns anos!"
Exercícios são para sempre
Manutenção também não quer dizer que você conquistou o peso ideal e, então, pode parar de malhar. Acostume-se com os exercícios, pois eles são como diamantes: para sempre! Nunca mais você será uma pessoa sedentária, combinado?
Malhação no escritório
Deu um intervalo de dez minutos? Ande até o fim do corredor e volte, dez vezes. Isso pode queimar cerca de 30 a 40 calorias. Em 25 dias de trabalho, faça a conta: de 750 a 1.000! Você estará descontando umas nove cocadas médias ou três quindins (nem por isso vai comê-los).
Bicicleta e boa leitura
Se você gosta de televisão, tudo bem, pode plantar sua bicicleta ou esteira em frente à ela e se distrair enquanto se exercita. Assim, o tempo passa bem mais depressa. Se não gosta, pegue uma revista ou livro de letras grandes e leve com você para a prática dos aeróbicos. O tempo, nesse caso, vai voar!
Amigos, namorada ou esposa
Esteira, por exemplo, feita em dupla, é uma delícia. Se você tem um montão de conversa para pôr em dia, convide sua esposa (ou marido), sua namorada (o) ou amigos para dividir o tempo da atividade com você. O exercício vira uma gostosa viagem: é como se vocês dois estivessem no carro, papeando...
Equilíbrio semanal
Olhe que boa idéia para evitar desespero e outras bobagens que envolvem regimes para emagrecer: some as calorias que você pode comer durante uma semana. E, se num dia exacerbar, passar dos limites, desconte nos dois seguintes, por exemplo. Sem dramas, nem nada.
Feriados, festas em geral
Antes de qualquer feriado - no qual você sabe que vai pisar num caminhão de tomates - trate de perder dois quilos. Para antes do carnaval, da Semana Santa ou do fim do ano (entre o Natal e o Reveillon dá para fazer um regime), esta é a sugestão. Se sair por um longo período de férias, vamos combinar: antes emagreça três quilos!
Atenção, macarrão!
Uma massa bem leve, com molho ao sugo (tomate, sem mais nada) e com apenas uma colher (de sobremesa) de queijo ralado. Um prato pequeno. E nada de repetições.
Não é favor nenhum
Não pense que está fazendo um favor para o companheiro, filhos, pais ou irmãos, quando cuida do seu corpo. A verdade é que o favor é para você mesmo! Gordos tem uma péssima qualidade de vida e, quando chegam na terceira idade, estão sujeitos à derrames, infartos... perdem movimentos... Cuide-se, para não encarar essa mais tarde.
Paladar mimadinho
"Detesto alimentos light, adoçantes, é tudo tão sem graça..." Está na hora de parar de agradar seu paladar, como se ele fosse uma criança teimosa: acostume-o, isso sim, aos novos sabores que você terá que ingerir o resto da vida. E trate de mimar bastante seu corpo no quesito saúde.
Lazer e diversão!
Enquanto está no cinema (sem bala de goma e nem pipoca), no teatro (comer nesse local não é de bom tom) ou em outro espaço de lazer, você esquece a gula. Então, vá muito a shows, cinemas e teatros. E, na balada, sempre opte pelo refrigerante light ou água mineral. Um drinque por semana? OK, no máximo. Sem direito a escorregões.
O que é manutenção?
Segundo o Dicionário Houaiss uma das acepções da palavra "manutenção" é: "Ato de fazer perdurar algo em determinado estado; preservação". Portanto, é tempo de preservar seu corpo contra a devastação da gordura que já o assolou tempos atrás. Mantenha-se!

7 comentários:

  1. Ai meu deus, parece que falta tanto, mas tanto tempo para chegar na manutenção! Força!!!
    Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  2. É para vida toda.

    RA E EXERCÍCIOS.


    (linda a música do Blog.)

    ResponderExcluir
  3. Olá Lindona
    Adoro o seu cantinho, sempre com belas dicas, aproveito tudinho...
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. com certeza utilizarei essas dicas qd chegar a minha meta!

    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Boa Amiga
    adorei essa dica q vc deve fazer para vc mesma
    e não para o companheiro
    pq realmente eu estou fazendo por ele
    mais a partir de hj vou começar
    por mim!
    BJO**

    ResponderExcluir
  6. Oi seu blog é 10, eu amo as dicas que vc dá. To doida pra chegar na fase de manuntenção, mas falta mto.
    Bjussssss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!