domingo, 21 de fevereiro de 2010

Erros na dieta.


Se aliar uma dieta equilibrada e principalmente adequada à sua rotina com estas dicas, com certeza chegará ao seu peso ideal com muito mais facilidade.
Jejum prolongado
Ficar muito tempo sem comer é um dos principais erros de quem faz regime.
Um longo período sem se alimentar gera uma ansiedade maior e, por conta disso, quando fizer a próxima refeição, a pessoa vai acabar por comer mais do que comeria normalmente.

Deixar de comer carboidrato ou proteína
Em hipótese alguma se deve deixar de comer qualquer substância por muito tempo. A proteína, por exemplo, fortalece as unhas e os cabelos, e sua falta os torna bastante quebradiços. O carboidrato, por sua vez, ajuda a aumentar a massa muscular. Se for retirado da alimentação, o organismo passa a buscar outras fontes de energia, atacando o músculo e a gordura.
Assim, perde-se massa muscular e causa flacidez. Portanto, a nutricionista aconselha uma alimentação balanceada, com as mais diversas substâncias, mas em quantidades reduzidas.

Trocar uma refeição por frutas
Muita gente acredita que comer apenas frutas durante uma refeição é muito mais saudável do que um prato de comida. É um erro grave, porque o almoço e o jantar devem ter um valor energético alto. Sendo assim, devem ser compostos por diversos alimentos, não se restringindo apenas às frutas.

Saltar refeições
Grande parte das pessoas costuma eliminar o pequeno-almoço sem saber a importância dessa refeição para o organismo. O pequeno-almoço é a base energética para o dia. Se não for realizado, o corpo deixa de fazer a liberação de glicose adequada e suficiente para o dia todo. Assim como a primeira refeição, quem pula o almoço também prejudica o organismo. O perigo vem à noite, quando compensa todas as refeições no jantar. É um período em que não há gasto de energia e, por isso, pode provocar um aumento de peso e ganho de gordura.

Petiscar
Comer um pacote de bolachas, tomar uma garrafa de sumo e petiscar outros aperitivos. Dificilmente alguém nunca petiscou antes de alguma refeição. Petiscar não é problema, mas torna-se ideal determinar o horário e a quantidade a ser ingerida. As pessoas devem comer de 3 em 3 horas. Então, é preciso estipular mais ou menos um horário e separar, por exemplo, quatro bolachas. Assim conseguimos controlar o que comemos e não ficamos muito tempo sem nos alimentar. O correcto é fazer as três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), intercalados com os lanches rápidos que podem ser um iogurte, três bolachas integrais ou frutas com iogurte, por exemplo.

Comer muito rápido
90% das pessoas comem muito depressa. Isso é mau porque não traz a sensação de satisfação assim que terminamos a refeição. Demoramos cerca de 20 minutos para o estômago envie uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito. Se uma refeição é feita em 10 minutos, não dá nem tempo de informar o cérebro sobre a satisfação alimentar e a pessoa já está com vontade de comer de novo. Por isso que muitos recorrem, nessas alturas, aos petiscos.

Não beber água
Água é essencial para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome. Não beber ou ficar muito tempo sem ingerir e depois tomar vários copos seguidos de uma só vez acaba sendo prejudicial ao organismo. É importante beber água constantemente e controlar pelo xixi se a quantidade do líquido no organismo está suficiente: a urina deve ser sempre clara e sem cheiro forte

8 comentários:

  1. Essa das frutas eu não sabia.

    Bom domingo gatinha!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal. Os pequenos lanches entre as refeições às vezes confundem a minha cabeça. 3 bolachas integrais não é muito pouco?

    ResponderExcluir
  3. Querida, lendo tudo isso vejo que estou no caminho certo!
    Obrigada..
    bjinhoss
    =D

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom reforçar esses assuntos. Peco em duas situações: comer rápido demais e não beber água, coisas que estou tentando mudar. Você tem razão sobre não me estressar. Afinal, eu já fiz muitas amigas aqui na blogsfera. Uma ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  5. Caramba e eu que estou tomando gosto pelas frutinhas! Mas informação é sempre bem vinda, muito interessante este seu post!
    Adorei Lady Gaga no blog, ela é uótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi queriida! Brigada pela dica =)
    Ja voltei a emagrecer!!
    hauhauahuahuahuha
    hj ja perdi 500g
    aliiiviioooo
    beijãoooo ;**

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas são realmente verdadeiras, no dia a dia esquecemos de algumas coisinhas é sempre bom relembrar...obrigada....bjs Rô

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!