terça-feira, 16 de março de 2010

Por dentro do metabolismo

É preciso mais do que boca fechada para perder aqueles quilos extras. Esclareça, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre como funciona e o que afeta o ritmo do organismo. E pare de sofrer na hora de subir na balança



Já se pegou tentando compreender por que você come um bolo de chocolate inteiro e não engorda, enquanto sua amiga belisca meia fatia e o ponteiro da balança vai lá longe? Sabe dizer o que é esse tal de metabolismo e se ele varia de uma pessoa para outra? Ou qual a importância da ginástica para mantê-lo em dia? Consultamos um trio de experts em endocrinologia para ajudá-la a decifrar esses e outros mistérios sobre o que dita o bom funcionamento do corpo. Confira as respostas a seguir.
O que é o metabolismo?Imagine a situação: você percebe que não pára de beber água a tarde toda e, ao procurar o motivo da sede, lembra que o peixe do almoço estava muito salgado. Eis uma operação metabólica. O sal da comida elevou sua pressão sanguínea e, a fim de estabilizá-la, o corpo respondeu pedindo líquido, para que você eliminasse o excesso de sal por meio do xixi. "Metabolismo é esse sistema de trocas químicas responsáveis pelo equilíbrio orgânico", resume o endocrinologista Tércio Rocha (RJ), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. "Cada órgão tem seu funcionamento específico, embora todos estejam interligados. Quando comemos, o corpo absorve os nutrientes e elimina o que é desnecessário. Nesse caso, o modo como transforma calorias em energia é o que chamamos de metabolismo."
Por que algumas pessoas comem feito passarinho e engordam como elefante, e outras não?Quem tem o metabolismo em dia geralmente não mostra problemas para manter o peso, desde que obedecendo à equação dieta saudável + atividade física. Por outro lado, pessoas que engordam facilmente costumam ter metabolismo lento. Porém, tudo isso é decisão da genética. "Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente", diz o endocrinologista Luiz Alberto Susin (SC), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Os outros 20% dependem da composição corporal (músculos, gordura, ossos, índice de água no organismo), do sexo (o metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres), da idade (a partir dos 30 anos começa a ficar mais lento) e da temperatura ambiente (em países frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido).
O que torna o metabolismo lento?O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, como explica Tércio. "Imagine o corpo digerindo a proteína e a gordura do almoço quando... pimba!, você manda um pedaço de torta de chocolate. Resultado: ele pára o que está fazendo para absorver o açúcar do doce, que é assimilado mais facilmente, retardando a digestão dos outros alimentos." Ele revela ainda que a farinha refinada de pães, bolos e massas faz um mal danado, pois estressa o fígado e 'envelhece' o metabolismo, tornando-o mais vagaroso. Por último, é a ingestão insuficiente de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas.
Como é possível acelerá-lo?Reduzindo a taxa de gordura no organismo e aumentando a de massa muscular, já que quanto mais músculos, maior e mais veloz é o gasto calórico. Para conseguir isso, um caminho certo é praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação. "Além disso, a malhação ajuda a transformar glicose e gordura em energia sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que engorda muito", avisa Marisa Helena César Coral (SC), presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ela ensina que o ideal é fazer do treino um hábito, para acostumar o físico e desencadear uma ação metabólica contínua. "Caso contrário, ocorre o mesmo que com os atletas que se aposentam: em pouco tempo eles acabam perdendo músculos e ganhando gordura."

Dietas restritivas retraem o metabolismo?A privação calórica obriga o organismo a trabalhar mais devagar e a gastar menos energia para garantir a sobrevivência. O metabolismo de quem come menos gordura do que o necessário (15 g diárias) também corre o risco de se tornar mais lento, o que é negativo. "Qualquer pessoa precisa desse nutriente para realizar o processo metabólico", alerta Marisa. Mas é preciso saber distinguir entre as gorduras boas, como as do azeite de oliva e das castanhas, e as de origem animal, que são um convite ao colesterol.
Comer várias vezes ao dia queima mais calorias?Sem dúvida. É como se o organismo percebesse que não vai ficar muito tempo sem alimento e passasse a funcionar sem se preocupar em estocar energia. E, como o processo da digestão consome calorias, quanto mais vezes você obriga o corpo a repeti-lo, maior é o volume de calorias queimadas. "Cinco ou seis digestões ao dia são o ideal para acelerar o metabolismo", revela Tércio Rocha. O truque funciona também para você se acostumar a diminuir as porções ingeridas a cada refeição.
Quem não tem tendência para engordar pode comer de tudo, sem medo?Ganhar peso não é a pior conseqüência dos hábitos alimentares ruins. "Se você abusar de açúcar, gordura e alimentos condimentados, por exemplo, pode desenvolver o diabetes, o pior dos males relacionados ao metabolismo do açúcar", explica Tércio. Sem falar no aumento do mau colesterol, no entupimento dos vasos sanguíneos e no risco de problemas cardíacos. A palavra de ordem é bom senso. Afinal, de que adianta ser magra e ter a saúde precária?
O resultado de um metabolismo desregulado é o ganho de peso?Nem sempre, uma vez que esse desequilíbrio pode provocar o efeito oposto também. Disfunções da glândula tireóide são as causas mais freqüentes do mau funcionamento do metabolismo. O hipertireoidismo, doença que ocorre quando há uma liberação exagerada de hormônios pela tireóide, provoca um emagrecimento rápido e anormal, sem que a pessoa mude nada nos hábitos alimentares. Já o hipotireoidismo (que, ao contrário, inibe ou até anula a produção hormonal) torna o ritmo do organismo excessivamente vagaroso. O resultado é o ganho de peso e a sensação de que o corpo todo está funcionando mais lentamente - daí o cansaço e a falta de disposição. "Os dois tipos são perigosos e demandam tratamento adequado, que pode ser à base de medicamentos ou pela reposição hormonal", comenta a médica Marisa.
FIQUE DE OLHO
Quando o ritmo do corpo anda alterado, o aumento ou a perda de peso aparecem rapidinho. Se você nunca parou para pensar se está tudo em ordem com o seu metabolismo, mas vem notando algum dos sintomas abaixo, trate de buscar ajuda.
• Queda de cabelo
• Suor na palma das mãos
• Taquicardia
• Prisão de ventre
• Dores nas articulações
• Fadiga
• Cabelo e pele ressecados
• Alteração na qualidade do sono
• Dificuldade de concentração
• Irregularidade no ciclo menstrual

Um comentário:

  1. Mto bom esse post.vo até salvar aki p "passar adiante" hehe
    Bomdia p vc
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!