segunda-feira, 22 de março de 2010

TÁ DE DIETA? APRENDA A MANTÊ-LA FIRME E FORTE


A promessa de fazer dieta é constante. Toda segunda-feira a gente passa por isso . Ai, quanta promessa furada! “Nunca mais vou comer doces, frituras...” é o pensamento de quem está com uns quilinhos a mais e quer virar o jogo de um dia para o outro. Mas as promessas, por mais bem intencionadas, costumam ser quebradas rapidamente. Na verdade, logo na primeira ou na segunda refeição.
Claro, nenhuma de nós é heroína que agüenta passar pelas delícias da mesa sem provar nada. Mas o jeito é entender que quem quer se manter firme no propósito de perder peso deve escolher dietas equilibradas e sem radicalismos. Nada de fome, nada de “nunca mais”, nada de metas impossíveis.

“A melhor dica é embarcar em uma dieta com o nosso perfil. Quando a dieta é absurdamente restritiva ou muito diferente do nosso perfil, será mesmo impossível mantê-la. Uma dieta não deve ser monótona, como aquela que suspende os carboidratos, não pode abolir tudo que gostamos e nem nos obrigar a comer o que não gostamos. Deve ser versátil e compatível com o convívio social e com a vida. A dieta ideal deve ser balanceada, com várias refeições ao dia e respeitando os horários em que temos mais fome”, diz Ellen Simone Paiva, endocrinologista e nutróloga do CITEN - Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Não vale à pena cair no erro da restrição calórica drástica de uma hora para outra – ninguém consegue parar de comer. “Uma dieta impraticável torna a felicidade impossível. Sim, porque comer faz parte de uma vida feliz”, diz. A dieta também não dá certo quando o objetivo é ficar magro além da conta, com “peso de modelo”. “Muitas pessoas sonham com pesos muito aquém daqueles ideais para sua constituição física e genética. Finalmente, é errada a proposta de dieta apenas com finalidades estéticas, em detrimento da saúde. Quando almejamos boa saúde, conseqüentemente alcançaremos peso ideal, ao passo que o contrário nem sempre é verdadeiro, ou seja, com o objetivo primeiro sendo o estético, nem sempre conseguimos saúde, e muito menos manteremos o peso alcançado”, diz.
A pressa também é inimiga da dieta perfeita. A reeducação alimentar é gradual e não engana a balança ao perder água e massa magra. “Também não podemos perder peso muito lentamente para não desanimar. Além disso, há também a variável relacionada à quantidade de peso a ser perdida. Uma pessoa que necessite perder 20-30kg não pode perder menos de 4-6kg no primeiro mês, isso significa 1-1,5kg semana”, diz.
Quem quiser incrementar a perda de peso para manter a promessa de passar um 2010 mais magro pode contar com as atividades físicas. Elas aumentam o gasto de calorias e ajudam o corpo a se manter saudável.

7 comentários:

  1. é isso mesmo Si; ter pressa, ficar anciosa, querer ser radical de mais acaba que dentro de pouco tempo vai tudo por água abaixo...o negocio é fazer de acordo com as necessidades pessoais; eu tô me programando e tô indo bem, sónão pode perder o gás!
    mas eu tô no objetivo de -6kg nesse primeiro mês!!!vamos que vamos!rs

    Boa semana p vc....
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. oi Si muito obrigada pela visita, e a manteiga a vilã, sempre ótimas as dicas.
    boa segunda
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa dicas valeram pra mim...sou muito ansiosa e minha vontade eh perder muito peso as pressas...mas sei que nao eh nada saudavel

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bem, comecei a dieta em janeiro e de lá pra cá elimeinrei no primeiro mês 6 Kg e do 2o pro 3o mais 2 Kg... acho que tow indo bem, né?

    Sei que poderia estar melhor mas só de ter começado a atividade física já anima bastante...

    Adorei o artigo!!!

    Xêro e valeu pela força!!!

    ResponderExcluir
  5. oi Simone!!
    tudo bom?
    Em primeiro lugar.. obrigada pela visitinha!!! É muito bom, ver que continuo tendo amigas no mundico dos blos, mesmo estando tanto tempo afastada!
    Em segundo lugar... vejo que é uma vencedora... meus parabéns!! Sua determinação e sucesso é uma grande inspiração!!
    E por último... vi seu post sobre seu maridão... fico triste pela batalha que vc vem enfrentando... mas meu palpite é para que não force a barra. Sei que dói.. mas o melhor é vc se calar ao ver o que ele faz.. afinal, vc vai se tornar a chata, megera e etc, e essas briguinhas podem minar seu casamento. Então.. deixe ele tomar a decisão de realmente querer emagrecer aí sim vc oferece toda a ajuda possível! que tal?

    beijos
    e uma excelente semana para vc!!

    ResponderExcluir
  6. AI é mesmo dificil mantes o "primeiro amor" até o fim da dieta neh... Eu ainda estou na guerra e com tudo, mas estou só no segundo mês... Espero que eu consiga me manter firme até o fim e depois mais ainda, assim como vc! Bjusssssss

    ResponderExcluir
  7. Bah eu em 3 semanas perdi 2 kg, quase 2 kg, ta a ser muuuuuuuito dificil... ando um pco desmotivada... nao devo estar a fazer alguma coisa certa...

    beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!