quarta-feira, 21 de julho de 2010

PELE SEMPRE JOVEM


Que mulher não quer ter uma pele fresca e com aparência descansada? Com a correria do dia-a-dia ninguém tem muito tempo para longos tratamentos de beleza, mas alguns cuidados diários, cremes e máscaras faciais garantem a boa aparência da pele conservando-a jovem e bonita. Algumas aplicações não tomam mais do que alguns minutos.
Antes de sentir-se seduzia a aplicar qualquer produto no rosto, saiba que a pele, assim como o nosso organismo, passa por fases. Para cada uma delas existe um tipo específico de cuidado e tratamento.
O mais importante e eficaz para quem tem até 25 anos é a prevenção. Lavar o rosto com sabonete líquido e usar filtro solar todos os dias é imprescindível para manter o viço. Mas lembre-se, o fator de proteção deve ser alto, pelo menos 30, para evitar manchas solares. Quem não gosta do cheiro do filtro pode procurar um hidratante facial com proteção, desde que seja para o seu tipo de pele. Na dúvida, consulte um dermatologista para fazer uma avaliação.
A partir dos 35 anos, o colágeno do rosto já não é tão forte e começa a dar sinais de declínio. É nessa época que costumam aparecer aquelas ruguinhas ao redor dos olhos e dos lábios. Para tentar retardar os efeitos do envelhecimento, a aplicação diária de cremes noturnos é importante. Para quem tem tendência à flacidez, existem cremes à base de DMAE, que, comprovadamente melhoram o problema em peles claras e finas.
Mulheres acima dos 40 anos precisam se cuidar mais. Nessa fase, a produção de colágeno é menor ainda. A contração dos músculos fica mais fraca e as rugas começam a ficar evidentes. Para disfarçar os feitos, preenchimentos de sulcos e vincos com toxina botulínica (botox) podem ser feitos em consultório médico. Consulte um dermatologista para que ele determine o melhor para sua pele.
Máscaras: poderosas aliadas
Dentro de cada uma dessas fases, alguns cuidados diários prolongam a saúde da pele. Se ela for oleosa, aplique semanalmente uma máscara adstringente. Se for seca, uma máscara hidratante.
Se ainda há alguém que duvide do poder das máscaras, preste atenção. Elas são carregadas com altas doses de componentes hidratantes, rejuvenescedores e antibacterianos. O efeito de uma máscara no rosto é eficaz por dois motivos: a alta concentração de princípios ativos é maior que a dos cremes comuns e o modo de aplicação.
A máscara cobre o rosto de maneira uniforme e forma uma espécie de barreira entre a pele e o meio externo. Assim, provoca um leve aquecimento e uma suave vasodilatação, que juntos, promovem uma ação mais intensa do produto.
Mas atenção, as máscaras apenas complementam o ritual diário de limpeza, tonificação e hidratação. Elas não substituem e nem fazem milagres sozinhas. Os benefícios são temporários, já que elas não têm a função de eliminar problemas na pele. Esteja sempre em dia com esses cuidados, sem esquecer da aplicação do filtro solar.
Saúde todos os dias
Como mencionadas anteriormente, limpeza, tonificação e hidratação são passos fundamentais para a pele. Esse cuidado diário deixa o rosto limpo e preparado para receber os cremes necessários. Imagine aplicar o creme com a pele suja ou oleosa? Ele não conseguiria penetrar corretamente e sua função seria prejudicada. Conclusão, dinheiro e tempo jogados fora.
Ao acordar lave bem o rosto com um sabonete neutro, de preferência líquido. Quem tem pele seca a normal pode usar um com glicerina na fórmula. Quem possui a pela oleosa deve usar algo com poder de limpeza e controle da oleosidade, como o ácido salicílico. Na dúvida, peça orientação a um dermatologista.
Depois, aplique um tônico ou um adstringente, conforme o seu tipo de pele. Deixe secar bem, e só então aplique o hidratante com filtro solar. Mulheres com a pele oleosa podem usar um filtro gel, fator 30, no lugar do hidratante. O filtro deve ser reaplicado ao longo do dia.
Para cada problema um tipo de produto
Se a pele está com aspecto opaco, pesado, oleosa e com tendência a formar espinhas, procure produtos com propriedades esfoliantes, adstringentes, purificantes e secativas. Ingredientes como argila, alecrim, hamamélis e enxofre são indicados.
A pele opaca, ressecada e com descamações perto do nariz e do lábio precisa de hidratação. Produtos à base de glicerina, soja, uréia, uva e óleo de amêndoas são excelentes para devolver a elasticidade, a maciez e o viço.
Se o problema é firmeza, as vitaminas C e E, além do extrato de trigo e de substâncias firmadoras como o DMAE, são boas opções. Os cremes anti-sinais reacomodam a pele do rosto, suavizando as marcas, deixando-a firme e vigorosa.
Conselhos para todas as idades
- Não fume. Além de provocar vários tipos de câncer, o cigarro aumenta em quatro vezes a tendência a formar rugas precoces. O tabaco é um perigo dentro e fora do organismo.
- Beba muita água. Quem se hidrata bem tem uma pele mais viçosa e brilhante.
- Não durma de maquiagem. É à noite que a pele vai expulsar tudo de ruim que se acumulou durante o dia. A maquiagem pode obstruir os poros impedindo-a de respirar. Esse é um perigo dobrado para quem tem pele oleosa.
- Faça exercícios regularmente.

13 comentários:

  1. não costumo usar maquiagem mas confesso que quando uso acabo por muitas vezes ter preguiça de limpar e durmo mesmo assim... Felizmente não são muitas vezes!!! :) beijocas*

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, flor
    Beijinhos!!!
    (te seguindo)
    Passa lá no Viver Maraa!!!
    http://vivermaraa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, comprei a tua revista e simplesmente adorei...Bjo

    ResponderExcluir
  4. E que gordinha mais lindas lá em cima do blog!!!
    Muito fofas *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. nossa que aula heim!!

    parabens pelo post!!!

    bjus

    http://oblogdakamilla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sei q suas dicas são sempre ótimas.
    Comentei agora vou ler.....kkkkkk
    bjbj

    ResponderExcluir
  7. Otimo pOST Si!!

    Vai ajudar muitas meninas ^^



    Beijokasss




    !!'゚☆゚★ Nanda★゚゚☆。

    http://vaidosapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindaaa.. aMeeeei esse post.. mtoo bom Meeesmmoooooooooooooooooo
    bjao

    ResponderExcluir
  9. oi Sí, to passando pra desejar um excelente dia.
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, adorei o post. Eu tenho 28 anos e desde os 25 que uso produtos para combater problemas na pele, eu tenho a pele oleosa, ou seja, com tendência à cravos e espinhas, os que uso atualmente são da Vichy Normaderm, é mesmo específico para controlar a oleosidade da pele e prevenir imperfeições (que eu tenho). Já usei alguns produtos Garnier também, que são mais baratos e são excelentes, era um kit com 3 produtos, que rende bastante e melhorou muito a minha pele. Eu uso o protetor solar da Minesol Roc, não é o Oil Free mas, deveria por causa da minha pele oleosa mas, protege bem e tem fator 30 de proteção. E para a noite uso, Nivea Q 10, creme anti-rugas para a noite. Foi a primeira vez que usei algo anti-rugas e passo antes de dormir é muito bom, hidrata bem, é para pessoas acima dos 25 anos e menos de 30 e também não custa caro. Pela manhã lavo o rosto e a pele está ótima, a gente tem que se cuidar não é? até porque eu nunca fui de me cuidar muito mas, com o tempo a gente vai tomando consciência das coisas. Bjs amiga! e bom fim de tarde.

    ResponderExcluir
  11. Si! Tenho um selinho pra vc, pega lá no meu blog! Um ótimo fim de semana pra vc. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!