Muito comum quando o assunto é emagrecimento, a relação perda de peso e balança é o parâmetro adotado pelas pessoas como guia de sucesso ou fracasso. Todavia, a balança, da farmácia ou do banheiro de casa, mede a quantidade de massa total do organismo (músculo, gordura e água) e não especificamente a perda de gordura branca (gordura ruim – LDL). Sendo assim, se houver perda de músculo ou água o ponteiro da balança também irá cair. E, se ocorrer o aumento de massa magra, o resultado será aumento de peso.
O nutrólogo e ortomolecular Antonio Pacileo, da clínica Health, faz um alerta: “A gordura branca (ruim), dentro da composição corporal, é a que menos pesa, só ocupa espaço. Por exemplo: uma pessoa normal, com gasto calórico normal, consegue perder no máximo 750g de gordura por semana. Por isso, temos de tomar cuidado com a palavra emagrecer. A frase: “Emagreci 10 kg em 1 mês” é muito forte. Provavelmente houve a perda de músculo.”
Hoje, os médicos são unânimes quando o assunto é emagrecimento. Ter saúde, acima de emagrecer, é a importância apontada diariamente pelos profissionais. “É necessário ter um ‘equilíbrio metabólico’. Pode acontecer da pessoa magra não ter saúde por lhe faltar a quantidade de músculo necessária para o seu organismo, uma sarcopenia (do grego: ‘pobreza de carne’, ou seja, perda da força muscular pela ausência de músculo, que gera fragilidade e a redução do equilíbrio)”, afirma o médico.
“E, por isso, o corpo começa, incansavelmente, a trabalhar para compensar o desequilíbrio na produção de energia, resultando em doenças neurodegenerativas (em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, como Parkinson, Alzheimer, entre outras) e relacionadas ao envelhecimento.”
A eliminação da gordura “ruim” do corpo é necessária para prevenir doenças, porém com cuidado. Nem sempre a certeza de que emagreceu devido a calça mais larga, dos elogios dos amigos e a diminuição do número registrado na balança, é bem vista pelos médicos. Será que não está acontecendo perda de água ou, até mesmo, de músculo?
“A melhor forma de conseguir mensurar a real relação entre a massa muscular e a gordura branca é por meio do exame de bioimpedância, que detalha os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Todavia, é mais do que importante um acompanhamento profissional para ler o resultado e indicar um tratamento correto”, reforça o profissional.
Oiii Si!!!
ResponderExcluirFeliz dia do amigo...
Adoro esses seus textos com dicas, aa só consegui comprar sua revista ontem acredita? aff. Nossa você está linda nas páginas adorei a reportagem e mais uma vez Parabéns!
Oi. Sabemos que quando perdemos peso muito rapidamente, eliminamos não só gordura mas musculo e agua, mas é tão bom ver o peso diminuindo... que no final acabamos nem dando bola pra isso. Devemos avaliar melhor nossa saúde e não só nos preucupar em emagrecer rápido (isso digo na teoria pois na prática, melhor não comentar,rsrsrs). FELIZ DIA DO AMIGO. Bjkas
ResponderExcluirAmiga,
ResponderExcluirestou adorando o seu blog, pois sempre você posta ótimas dicas!!!!!
Feliz dia do amigo!!!!!
Beijocas da amiga Ana Paula
Parece que hoje é o dia do amigo aí no Brasil, acho que cá não há, de qualquer das formas espero que tenhas um dia muiiiito feliz amiga.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, mas a gente gosto muito quando a balança mostra peso mais baixo.
Um abraço,
Alexandra
Oiie linda...adorei o post...
ResponderExcluirJá havia lido algo parecido mas é sempre bom manter algunas informações atualizadas, para não nos perdermos no caminho em busca do emagrecimento, esquecendo de pequenos detalhes...
Bjinhosssssssssss
Oi Si, estava pensando sobre isso ontem, e mais do que um corpo magro é preciso ter saúde. Essa matéria me deu até um gás pra fazer exercícios e criar uns músculos.
ResponderExcluirBjs
Siii, adorei a noticia!
ResponderExcluirque loucura isso heein, meu deus..
se a gnt naum tomar cuidado acaba se prejudicando, aii nem viiu. fiquei com medo kkkkk
mto bom saber, vou tomar os devidos cuidados agora ;)
adorei o post
beijão :*
GENTE QUE POST OTIMO!!MUITO INTERESSANTE E HOJE NA ACADEMIA O INSTRUTOR ESTAVA ME FALANDO EXATAMENTE ISSO QUE VC DESCREVEU EM SEU POST!!!
ResponderExcluirBEIJAO!!!
FORÇA SEMPRE!!
Saudades, amiga! Mas estou de volta!
ResponderExcluirConcordo com você, sem falar que ficar se pesando o tempo inteiro deixa a gente meio paranóico, né?
Mas que outra maneira de ver os resultados?
Bjaum
É amiga eu evito ficar me pesando com muita frequencia...
ResponderExcluirE hoje é o dia do amigo então feliciades...
Bjinhos flor
Oi Si... saudade de vc!!!
ResponderExcluirImpressionante como a balança te leva do céu ao inferno de um dia pro outro...tenho me controlado pois todo dia eu me pesava...Que saco, pois qdo o ponteiro desce, é só alegria em compensação qdo sobe...hurgh!!! e como mostra no texto nem sempre emagrecemos mesmo e nem sempre engordamos...enfim... nesse caso antes de se desesperar o que vale é o bom senso!!!
Feliz dia do amigo amigaaaaa!!!
Bjo
Oi amiga! gostei muito da matéria. Isso é importantíssimo, já marquei exames gerais para ver como anda o meu corpo por dentro porque por fora parece tudo bem. Beijos boa quarta!
ResponderExcluirhum...eh vdd
ResponderExcluirOi Simone, tudo bem?
ResponderExcluirEstou te seguindo, ok?
Adorei o seu Blog!
Se der, dá passadinha lá no meu blog tb!
Beijos e vamos em frente com a RA!
Bacana Simone
ResponderExcluirNão sou escrava de balança.
Nunca fui..antes era por medo.
Hoje, porque confio nos médicos e prefiro me pesar lá com eles.
beijoo
oi querida todos aqui te achou linda uiii
ResponderExcluirnossa não sabia esse detalhe ai em cima afff
vou prestar atenção ♥♥
Adorei a revista Si.. linda eu me peso sempre q vejo uma balança, ou vou uma academia.. vicio triste e mtas vezes frustante.. adorei a dica
ResponderExcluirbeijos
oi td bem
ResponderExcluireu tenho 12 anose ñ sei como fazer um regime ideal
eu só to pulando 20 minutis de corda por dia
vc pode me ajudar por favor ?