terça-feira, 20 de julho de 2010

Usar a balança pode enganar você durante o emagrecimento

Foto: Thinkstock


Muito comum quando o assunto é emagrecimento, a relação perda de peso e balança é o parâmetro adotado pelas pessoas como guia de sucesso ou fracasso. Todavia, a balança, da farmácia ou do banheiro de casa, mede a quantidade de massa total do organismo (músculo, gordura e água) e não especificamente a perda de gordura branca (gordura ruim – LDL). Sendo assim, se houver perda de músculo ou água o ponteiro da balança também irá cair. E, se ocorrer o aumento de massa magra, o resultado será aumento de peso.
O nutrólogo e ortomolecular Antonio Pacileo, da clínica Health, faz um alerta: “A gordura branca (ruim), dentro da composição corporal, é a que menos pesa, só ocupa espaço. Por exemplo: uma pessoa normal, com gasto calórico normal, consegue perder no máximo 750g de gordura por semana. Por isso, temos de tomar cuidado com a palavra emagrecer. A frase: “Emagreci 10 kg em 1 mês” é muito forte. Provavelmente houve a perda de músculo.”
Hoje, os médicos são unânimes quando o assunto é emagrecimento. Ter saúde, acima de emagrecer, é a importância apontada diariamente pelos profissionais. “É necessário ter um ‘equilíbrio metabólico’. Pode acontecer da pessoa magra não ter saúde por lhe faltar a quantidade de músculo necessária para o seu organismo, uma sarcopenia (do grego: ‘pobreza de carne’, ou seja, perda da força muscular pela ausência de músculo, que gera fragilidade e a redução do equilíbrio)”, afirma o médico.
“E, por isso, o corpo começa, incansavelmente, a trabalhar para compensar o desequilíbrio na produção de energia, resultando em doenças neurodegenerativas (em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, como Parkinson, Alzheimer, entre outras) e relacionadas ao envelhecimento.”
A eliminação da gordura “ruim” do corpo é necessária para prevenir doenças, porém com cuidado. Nem sempre a certeza de que emagreceu devido a calça mais larga, dos elogios dos amigos e a diminuição do número registrado na balança, é bem vista pelos médicos. Será que não está acontecendo perda de água ou, até mesmo, de músculo?
“A melhor forma de conseguir mensurar a real relação entre a massa muscular e a gordura branca é por meio do exame de bioimpedância, que detalha os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Todavia, é mais do que importante um acompanhamento profissional para ler o resultado e indicar um tratamento correto”, reforça o profissional.

18 comentários:

  1. Oiii Si!!!
    Feliz dia do amigo...
    Adoro esses seus textos com dicas, aa só consegui comprar sua revista ontem acredita? aff. Nossa você está linda nas páginas adorei a reportagem e mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Sabemos que quando perdemos peso muito rapidamente, eliminamos não só gordura mas musculo e agua, mas é tão bom ver o peso diminuindo... que no final acabamos nem dando bola pra isso. Devemos avaliar melhor nossa saúde e não só nos preucupar em emagrecer rápido (isso digo na teoria pois na prática, melhor não comentar,rsrsrs). FELIZ DIA DO AMIGO. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    estou adorando o seu blog, pois sempre você posta ótimas dicas!!!!!
    Feliz dia do amigo!!!!!
    Beijocas da amiga Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Parece que hoje é o dia do amigo aí no Brasil, acho que cá não há, de qualquer das formas espero que tenhas um dia muiiiito feliz amiga.
    Obrigada pelas dicas, mas a gente gosto muito quando a balança mostra peso mais baixo.
    Um abraço,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  5. Oiie linda...adorei o post...
    Já havia lido algo parecido mas é sempre bom manter algunas informações atualizadas, para não nos perdermos no caminho em busca do emagrecimento, esquecendo de pequenos detalhes...


    Bjinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Si, estava pensando sobre isso ontem, e mais do que um corpo magro é preciso ter saúde. Essa matéria me deu até um gás pra fazer exercícios e criar uns músculos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Siii, adorei a noticia!
    que loucura isso heein, meu deus..
    se a gnt naum tomar cuidado acaba se prejudicando, aii nem viiu. fiquei com medo kkkkk
    mto bom saber, vou tomar os devidos cuidados agora ;)
    adorei o post
    beijão :*

    ResponderExcluir
  8. GENTE QUE POST OTIMO!!MUITO INTERESSANTE E HOJE NA ACADEMIA O INSTRUTOR ESTAVA ME FALANDO EXATAMENTE ISSO QUE VC DESCREVEU EM SEU POST!!!

    BEIJAO!!!
    FORÇA SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  9. Saudades, amiga! Mas estou de volta!
    Concordo com você, sem falar que ficar se pesando o tempo inteiro deixa a gente meio paranóico, né?
    Mas que outra maneira de ver os resultados?

    Bjaum

    ResponderExcluir
  10. É amiga eu evito ficar me pesando com muita frequencia...
    E hoje é o dia do amigo então feliciades...
    Bjinhos flor

    ResponderExcluir
  11. Oi Si... saudade de vc!!!

    Impressionante como a balança te leva do céu ao inferno de um dia pro outro...tenho me controlado pois todo dia eu me pesava...Que saco, pois qdo o ponteiro desce, é só alegria em compensação qdo sobe...hurgh!!! e como mostra no texto nem sempre emagrecemos mesmo e nem sempre engordamos...enfim... nesse caso antes de se desesperar o que vale é o bom senso!!!

    Feliz dia do amigo amigaaaaa!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga! gostei muito da matéria. Isso é importantíssimo, já marquei exames gerais para ver como anda o meu corpo por dentro porque por fora parece tudo bem. Beijos boa quarta!

    ResponderExcluir
  13. Oi Simone, tudo bem?

    Estou te seguindo, ok?

    Adorei o seu Blog!

    Se der, dá passadinha lá no meu blog tb!

    Beijos e vamos em frente com a RA!

    ResponderExcluir
  14. Bacana Simone
    Não sou escrava de balança.
    Nunca fui..antes era por medo.
    Hoje, porque confio nos médicos e prefiro me pesar lá com eles.
    beijoo

    ResponderExcluir
  15. oi querida todos aqui te achou linda uiii
    nossa não sabia esse detalhe ai em cima afff
    vou prestar atenção ♥♥

    ResponderExcluir
  16. Adorei a revista Si.. linda eu me peso sempre q vejo uma balança, ou vou uma academia.. vicio triste e mtas vezes frustante.. adorei a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  17. oi td bem
    eu tenho 12 anose ñ sei como fazer um regime ideal
    eu só to pulando 20 minutis de corda por dia
    vc pode me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!