terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alimentos podem interferir no humor, diz especialista

Banana é um dos alimentos que ajuda no humor - Foto: Thinkstock

A falta de algumas substâncias e o excesso de outras podem atuar diretamente sobre nosso humor, segundo a nutricionista Flávia Cesar Raduam, da Clínica New Quality. “Alguns alimentos são capazes de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso estado emocional”, diz.
Segundo Flávia, os nutrientes dos alimentos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, substâncias que são enviadas ao Sistema Nervoso Central, responsável pelo estado de humor. Os neurotransmissores são responsáveis pela comunicação entre as células do nosso cérebro e, para executarem um bom papel, devem estar em níveis adequados.
Os três principais neurotransmissores envolvidos com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante, enquanto a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.
A produção de serotonina depende da ingestão de alimentos fontes de carboidratos e de triptofano, como o leite e a banana. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação e encontrado em carnes magras, ovos, leguminosas, nozes, entre outros. Mas as vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor. Por isso, aposte ainda em peixes e cereais integrais.
A ingestão adequada desses nutrientes garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor. “Não existe uma fórmula milagrosa para ser feliz e ter sempre bom humor, mas com algumas escolhas alimentares saudáveis podemos contribuir para o funcionamento adequado do organismo e proporcionar a ele substâncias necessárias para a formação dos neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar”, diz a nutricionista.


7 comentários:

  1. É realmente incrível como alimentação é tudo e como pode influenciar em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Si!

    Saudades!!!
    Sou da opinião que somos aquilo que comemos!
    Não dá pra negar!
    Adorei o post!
    Bjuxx e shalom

    ResponderExcluir
  3. É verdade que somos o que comemos :)
    Beijos e boa quarta :)

    ResponderExcluir
  4. a comida reflete demais nas nossas vidas
    então devemos aprender a comer enquanto é tempo
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  5. Eu sinto muito isso na pele. Tem dia que me sinto muito mal e posso apostar que foi de algo que comi no dia ou até mesmo do dia anterior.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. oiee
    legal essa materia!
    ainda hj eu comi uma banana no meu lanche, e nem sabia q ela produzia seretonina, ki legal
    hehee
    otimo dia
    bjusss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!