quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alimentação balanceada é a chave para obter sucesso na atividade física

Não basta ir à academia e levantar peso, um corpo sarado e saudável precisa de cuidados que vão além do treino
Nada melhor do que uma dose extra de ânimo para começarmos na prática de um exercício físico. Mas poucos realmente se preocupam com a alimentação antes, durante e depois das atividades físicas. Principalmente quando o objetivo é perder peso muitas pessoas acham que estão em vantagem ao praticar essas atividades sem alimentação adequada. Atitudes como essa são um grande erro. Essa é a opinião do personal trainer José Antônio Pinheiro, da Bio Personal Training, academia de Rio Preto. Segundo ele, alimentação e hidratação adequadas são essenciais para qualquer prática de atividade física. "O corpo perde água e sais minerais e esses nutrientes precisam ser repostos antes, durante e depois dos exercícios", alerta.

Todos já sabem de cor e salteado os principais benefícios das atividades físicas. Diminuição do estresse, perda ou manutenção do peso, melhora das respostas cardiorrespiratórias, socialização, entre outros, são fatores logo encontrados por aqueles que se aventuram no mundo das academias. Durante os exercícios o metabolismo cresce e com ele o gasto energético também aumenta. "Assim a pessoa consegue queimar calorias, pois seu gasto energético é maior do que o consumo diário", salienta Pinheiro.

A água é o mais perceptível componente que perdemos durante a malhação - já que o suor faz parte do sacrifício da boa forma. Quando o atleta sente sede é sinal de que já está em um processo de desidratação. "Ter uma garrafa de água ao lado é sempre importante. Não devemos deixar para beber água apenas depois dos treinos ou quando sentimos sede", explica o personal. "Ingerir água a cada 15 minutos é o ideal", sugere. Vale salientar que a água só serve para aqueles que fazem exercícios mais leves, como ginástica, caminhada e musculação moderada. Os atletas que praticam atividades mais pesadas devem ingerir também bebidas isotônicas, pois elas trazem em sua composição sais minerais que são importantes para o metabolismo e que escoam junto com a transpiração.

Carro sem gasolina não anda
O iniciante que quer malhar e perder peso faz uma conta simples: "Se eu quero secar as gordurinhas o melhor é ir malhar sem comer nada". Esse pensamento faz com que muitas pessoas saiam de casa de estômago vazio direto para as academias. E isso é um erro. "Se você pratica uma atividade física em jejum significa que sua taxa de açúcar no sangue está baixa. E é o açúcar que dá a energia. Se o corpo está sob esforço ele precisa tirar essa energia de algum lugar. Além do risco de um desmaio a pessoa acaba queimando massa muscular - que é aonde o organismo encontra energia quando em jejum", alerta Pinheiro. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, mas de modo geral não se queima gordura assim que se começa a exercitar-se. "Há pessoas que só começam a queimar gordura depois de 30 minutos de exercício aeróbico, por isso é importante que enquanto elas não atinjam esse tempo tenham se alimentado antes para prover a energia para o corpo", afirma.
Pinheiro explica que uma hora antes do início das atividades devemos ingerir alimentos ricos em carboidratos (são eles que serão transformados em energia), como pão, macarrão, bolachas, cereais, etc. "Assim você terá energia suficiente para terminar os exercícios", completa. Quem quer músculos mais poderosos deve levar em conta a ingestão de alimentos ricos em proteínas após os treinos.

Independente do objetivo dos atletas, uma alimentação balanceada deve ser um costume diário. Cereais, legumes, verduras, proteínas, frutas e carboidratos, sem exageros, são importantes para a construção muscular e a manutenção do equilíbrio. Consultar um nutricionista que pode avaliar o metabolismo individual é uma opção. "Assim cada um conhece seus limites e necessidades e, com um bom profissional, terá melhores resultados com as atividades físicas", finaliza Pinheiro.


8 comentários:

  1. Materia muito boa =)*
    Para um corpo saudavel é preciso tudo estar em equilibrio.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga é vc sim com certeza. C viu? Nunca fui tão disciplinada. bjim

    ResponderExcluir
  3. Novamente obrigada Simone! Estou mesmo necessitando de todo o apoio possível. Espero poder retribuir em breve, quando espero me sentir mais equilibrada emocionalmente.
    Tava lendo seu perfil e fiquei super curiosa. Encontro a sua história de emagrecimento aqui no seu blog? Quero me inspirar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. isso de comer carbohidrato é bem certo e eu sei que sim, que eu de manha bebia so leite e punha-me a correr feita doida e me sentia tãaaaaaaaaaao cansada, depois descobri k n tinha energia. Já corri à noite e senti bem melhor mas sem duvida os carbo hidratos sao precisos.

    e agua... muita agua!

    Sabes simone o k mais me irrita é k 2002 ando nisto das dietas. por duas vezes ja xeguei ao meu peso ideal e depois volto. Muita coisa que leio já sei de cor, de tras para a frente, mas a minha cabeça é tão fraca que ate por novamente em pratica chego ao extremo de excesso de peso. daki a nada tenho imc 30...obesidade! triste mas verdade.

    Obrigado por todo o teu carinho e força sim???

    Beijo ENORME!!!!

    ResponderExcluir
  5. é verdade temos que regular por dentro e por fora , caramba suas reportagens são ótimas me fazem refletir MUITO !
    seu blog é sempre um livro que encina muito !
    obrigado pelas palavras e pelo carinho , voê é uma super amigona !
    um beijasso e uma semana , linda feliz e light pra ti !
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Si adorei esse post aliás adoro todos os seus posts são sempre muito educativo olha aproveitando que vc é Nutri(tá estudando)queria te fazer umas perguntinhas olha eu vou colocar oque a minha nutricionista falou sobre meu cardápio dai vc me dá umas dicas tá
    café da manhã as 8:00h
    3 torradas com requeijão
    01 copo de 200ml de leite com nescau

    Almoço 12:00h
    05 colheres de arroz
    1c. de feijão
    alguma porção de 100g de carne
    e completar o prato com salada e legumes
    alguma fruta

    Jantar 19h
    porção de carne
    salada
    alguma fruta

    e nos intervalos ela falou pra mim comer só gelatina,chá,H20,pepino ou tomate

    Por favor me dá algumas dicas ai a academia eu vou fazer todos os dias das 19:30 as 20;30
    desde já obrigada

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essse post, bem esclarecedor!
    Nossa.. estava lendo alí do lado, vc emagreceu 48kg em 4 meses???? é isso mesmo???
    O que vc fez mulher??? Me conta!!!!
    A história está aqui no blog???
    ( desesperada! rs)
    rsrsrsrs

    Beijos Lola!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua amizade!!